Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Tamanho da letra:

Administração Municipal>Secretaria de Desenvolvimento>Turismo>Calendário de Eventos

Eventos Realizados no Município de Franca

     A Secretaria Municipal de Desenvolvimento trabalha para atrair eventos municipais e regionais a fim de movimentar recursos, gerar renda e empregos. Festividades também trazem grande impacto para a cidade e isso atinge todos os envolvidos desde organizadores, produtores de eventos e até os munícipes, promovendo empresas locais e incentivando lazer e cultura para os francanos e turistas na região

     Abaixo, destacaremos os principais eventos do município de Franca com o objetivo de atualizar o Portal da Prefeitura e informar os munícipes e a quem se interessar sobre as atrações realizadas na cidade.

Eventos Agropecuários

     Anualmente, a cidade celebra a Exposição Agropecuária de Franca, mais conhecida como EXPOAGRO, o maior evento musical e agropecuário da região. Sua primeira edição foi nominada como I Exposição Regional de Animais e Produtos Derivados de Franca e realizada no recém inaugurado Parque Permanente de Exposições ‘Fernando Costa’ em 1953. Após a primeira exposição, o município ganhou destaque em desfile dos melhores animais para corte, reprodução e produção de leite. A cada edição, ganhamos reconhecimento entre os maiores pecuaristas do Brasil que enxergaram uma oportunidade e procuram ganhar premiações para se evidenciarem como os melhores entre as raças bovinas do mercado nacional. Além da feira de animais, o evento também é festejado com atrações musicais de artistas aclamados pelo público.

IMG 0390

     Em agosto, é realizado o evento ‘Cavalhadas de Franca’, tradicional apresentação que teve sua primeira exibição no ano de 1831. O espetáculo é composto por 26 cavaleiros e a Princesa Floripes. A encenação retrata os torneios medievais dos séculos VIII e IX, mais especificamente batalhas entre Mouros e Cristãos. A atração teve suas realizações pausadas devido à pandemia da COVID19, mas foi retomado desde 2022. O teatro ao ar livre é realizado no Parque Permanente de Exposições ‘Fernando Costa’.

IMG 0390

     A Exposição Nacional de Jumentos Pêga e de Mulas Enapêga traz mais de 500 animais de todo o Brasil e ainda oferece apresentações, provas e julgamentos realizados por uma banca composta por juízes convidados. A exposição era realizada em Belo Horizonte, mas criadores, que participaram da Expoagro, elogiaram a organização e o espaço oferecido pela Prefeitura de Franca. Com isso, decidiram realizar a feira no município.

     A Feira da Alta Mogiana de Cafeicultura de Qualidade inicialmente era voltada para o produtor rural, mas as últimas edições foram reformuladas para atrair cafeicultores, profissionais, baristas e os fãs de café da região e todo território nacional. Além da exposição de maquinários e palestras, há também apresentações de baristas premiados, degustação de marcas de café da região, concursos de drinks e cursos de introdução ao mundo do café.

Eventos Religiosos

     Durante a Semana Santa, fiéis organizam eventos tradicionais para celebrar a ressurreição de Cristo. Dentre missas e procissões, evidenciamos a COMADEF (Congresso da Mocidade da Assembleia de Deus em Franca), promovido pela Umadef (União da Mocidade das Assembleias de Deus em Franca) e realizado no Ginásio Poliesportivo “Pedro Morilla Fuentes”, mais conhecido com Pedrocão. O Congresso tem sua entrada gratuita e não há restrição de idade. O evento é amparado pela Lei nº 7.824, de 17 de abril de 2013.

COMADEF PMF original

     Setembro é um mês destacado pelas festividades religiosas. Os católicos realizam dois conhecidos eventos: o Hallel e a Festa do San Gennaro. O Hallel é conhecido como o maior evento católico da América Latina e acontece no Parque Permanente de Exposições ‘Fernando Costa’. O festival reúne fiéis de todo o Brasil e recebe mais de 50 atrações de padres, pregadores, cantores e bandas de música católica.

Hallel PMF original 
     A Festa de San Gennaro ocorre no Espaço de Eventos da APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Franca, e celebra a origem e história do Santo Januário ou San Gennaro, em italiano. A festa oferece uma variedade de pratos da culinária italiana e atrações artísticas para divertir o público da cidade. O evento conta com a ajuda de voluntários e outras atividades para arrecadar recursos para a Associação.

     Outro evento religioso é o FECEF, o Festival da Canção e Arte Espírita. A festividade tem o propósito de disseminar a essência do Espiritismo através da arte. A programação da atração conta com visitas a centros espíritas da cidade, celebrações religiosas e atrações artísticas como dança, poema, música e recreações para crianças.

Eventos Culturais e Sociais

     Entre os meses de março e abril, nossa cidade celebra o Festival ‘Águas de Março’. A festividade tem o intuito de promover cultura através de apresentações de teatro, circo, dança, artes, literatura, cultura popular; hip-hop e música. O evento ocorre no Teatro Municipal "José Cyrino Goulart" e tem parceria entre a Prefeitura Municipal de Franca, a FEAC (Fundação de Esporte, Arte e Cultura) e membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

SALAO 1 original

     Entre abril e maio, Franca promove, em conjunto com a FEAC (Fundação de Esporte, Arte e Cultura), o Salão de Abril de Belas Artes. A mostra tem o propósito de apresentar e divulgar artistas francanos, que podem expor até três obras de sua autoria, podendo ser pinturas, esculturas e desenhos. No final da mostra, é realizada uma premiação de 1º, 2º e 3º lugar com medalhas de ouro, prata e bronze para cada posição, respectivamente. O último evento foi realizado na Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”, que fica no segundo andar da Casa da Cultura e do Artista Francano

SALAO 1 original

     Novembro é o mês de comemoração do aniversário de Franca, celebrado no dia 28. Tradicionalmente, a Prefeitura realiza o corte e distribuição gratuita de um bolo quilométrico à população, com atrações musicais, no Parque de Exposições “Fernando Costa”. Também é feito um concerto da Orquestra Sinfônica de Franca e ações especiais no Centro da cidade e nos espaços culturais.

DSC 9254

     No final de novembro, a Fundação Esporte, Arte e Cultura, FEAC, promove o Salão de Arte Contemporânea com o propósito de apoiar a Pinacoteca de Franca e disseminar atrações artísticas como desenho, escultura, pintura, grafite, fotografia, gravuras, performances e outras artes modernas.

     Ainda em novembro, Franca promove a Feira da Fraternidade, o maior evento para arrecadar fundos para entidades assistenciais de Franca. A atração promove a venda de acessórios, vestuário, calçados, artesanatos e outros produtos para o público em geral. A entrada é gratuita e o espaço também possui praça de alimentação. O evento ocorrerá nos dias 16 a 19 de novembro de 2023

Eventos Esportivos e Gastronômicos

     Tradicionalmente no início de agosto, Rotary Club organiza, no Complexo Poliesportivo, o evento gastronômico Fest Bar. O clube reúne mais de 20 bares e restaurantes francanos para apreciar boa comida e música ao vivo. O festival teve dois anos suspensos por consequência do COVID-19, mas retornou, em 2022, na 15ª edição no mesmo formato dos outros anos, somando novas atividades como ações comunitárias e espaço recreativo para as crianças. Também é realizado o Concurso Gastronômico para avaliar o desempenho e pratos dos participantes do festival. O intuito é divulgar os melhores restaurantes de Franca e trazer novidades para os cidadãos francanos.

     No mês de outubro, o Parque de Exposições ‘Fernando Costa’ recebe Encontro Nacional de motociclistas de Franca. O evento apresenta diversas atrações, entre elas, apresentações musicais e exposição de veículos antigos. O festival é amparado pela lei Nº 6.865, de 21 de junho de 2007.

 

Calendirio Municipal de eventos1024 1 original

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais