Desenvolvimento
'Emprega Franca' e PAT disponibilizam quase 320 oportunidades
Final de semana tem atrações pecuárias e shows na 53ª Expoagro
A 53ª edição da Expoagro, tradicional exposição agropecuária de Franca, tem diversas atrações neste final de semana e no próximo. Além dos shows, o evento, que começou no dia 16, está com exposições e competições de cerca de 200 animais de cidades como Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Passos e Sacramento, entre outras cidades, além de trazer as tendências do setor.
Os portões abrem às 8 horas deste sábado, 18, com exposição de gado das raças Gir Leiteiro e Nelori. Depois, será a vez da prova dos Três Tambores com a raça Quarto de Milha.
Tem início, no sábado, a “fazendinha”, que é um espaço kids com pôneis e mini animais. A atração ficará até 26 de maio, dia do encerramento da Expoagro. Há, ainda, nos dias 18, 19, 25 e 26 de maio, uma exposição de abelhas.
Quem gosta de mulas pode conferir o 14º Encontro de Muladeiros no domingo, 19, a partir das 8 horas, com prova diagonal, marcha picada e morfologia com mulas e burros. Na segunda, 20, tem início a Exposição Mangalarga Marchador, e no sábado, 25, e domingo, 26, Team Penning e Ranch Sorting.
A Expoagro terminará com a 27ª edição da Expocães, com desfile de cachorros e premiações a partir das 9 horas. As inscrições podem ser feitas de forma on-line, através do site www.universopet.net.br/expocaes/. A entrada é gratuita, sendo opcional levar um quilo de ração. O alimento arrecadado será destinado para grupos que cuidam de animais da cidade.
Parte artística
Na noite desta sexta-feira, 17, os irmãos Zezé Di Camargo & Luciano sobem ao palco. No sábado, 18, será a vez de Victor & Léo, além do DJ Pedro Sampaio. Já no domingo, acontece o show de Durval e Aladin, cuja entrada é gratuita.
A segunda semana terá, no dia 23 de maio, show ecumênico com o Trio Januário. Na sexta-feira, a apresentação fica por conta do grupo Raça Negra e da dupla Emílio e Eduardo. A cantora Simone Mendes e a dupla Rionegro & Solimões subirão ao palco no dia 25 de maio. As atrações artísticas se encerrarão às 17 horas de domingo, 26, com show infantil e entrada gratuita.
Prefeitura apresenta Projeto 'Rotas Turísticas' ao COMDEMA
O prefeito Alexandre Ferreira visitou o COMDEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico de Franca) nesta semana para apresentar o Projeto "Rotas Turísticas", cuja criação tem objetivo é fortalecer o turismo na região, apontando seu potencial econômico.
De acordo com o prefeito, as rotas turísticas incluem pontos conhecidos de cidades da região como Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Rifaina e Jeriquara com as trilhas Morro dos Macacos, Point do Atleta, Angolinha, Angolona, entre outras. “Temos mais de 70 trilhas catalogadas no site da Prefeitura de Franca, com planos de expansão em breve”, disse Alexandre.
O próximo passo do projeto é catalogar pontos religiosos, comerciais, de aventura, patrimônios culturais, gastronômico, de cervejas artesanais e cafés em Franca e arredores. Quem tiver interesse em explorar as rotas turísticas disponíveis pode entrar no site da Prefeitura através do link https://franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/desenvolvimento-adm/rotas-turisticas.
Kaique Souza Pedaes, presidente do COMDEMA, afirmou que a participação do Prefeito na reunião do conselho mostra a importância que a Prefeitura dá aos conselhos municipais e ao potencial turístico da região. “Ao visitar os conselhos municipais, o prefeito promove uma aproximação do Poder Público com a sociedade, afinal, o COMDEMA conta também com representantes de diversos segmentos da sociedade civil, como, por exemplo, entidades ambientalistas, clubes de serviços e movimentos sociais e populares”, enfatizou.
O presidente do conselho ressaltou que o projeto teve a preocupação de cadastrar não só aquelas trilhas que têm um nível de dificuldade maior, como a Trilha da Grande Volta, que começa no Posto Paineirão e passa por sete cidades da região, como também aquelas que atendem aos iniciantes em esportes de aventura, a exemplo da Trilha da Angolinha, que pode ser percorrida até mesmo de moto e buggy. “É importante destacar, ainda, que muitas dessas rotas passam por áreas naturais e belas paisagens, de forma que atrair visitantes para estes locais. Além de promover o turismo, ajuda a aumentar a conscientização sobre a importância da preservação da natureza”, finalizou.
Desenvolvimento promove 3º Encontro de RHs nesta sexta-feira