Desenvolvimento
Desenvolvimento promove Workshops de Empreendedorismo, Empregabilidade e Elaboração de Currículo
Antiga Mogiana
Administração Municipal>Secretaria de Desenvolvimento>Antiga Mogiana
HISTORICO DA LINHA: A Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886, e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi. Em 15/02/1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980, passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados. Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
A ESTAÇÃO: A estação de Franca foi inaugurada em 1887, sendo esta, na época, um dos objetivos mais importantes a ser atingido pela ferrovia. Depois da chegada da linha a Casa Branca, em 1878, é que a Mogiana passou a avaliar a alternativa de seguir em linha reta para o norte, chegando a essa cidade, mas, graças à expansão muito rápida da nova região de Ribeirão Preto, a companhia decidiu-se por mover a linha para oeste, e somente depois de cruzar o rio Pardo, aí sim, voltar para nordeste para atingir a velha Franca do Imperador.
Em Franca cita-se o dia 5 de não o 11 de abril como a inauguração da estação. Pode ter sido uma antecipação dos serviços, que teriam, então, começado 6 dias mais tarde. Em 5 de abril, uma locomotiva a vapor com um carro de passageiros e alguns vagões de lastro inaugurou o prédio e a linha. À sua volta, duas casas apenas, num enorme deserto: a de Antonio Nicácio e a de Simão Caleiro. O bairro da Estação foi-se desenvolvendo a partir daí: a estação era sempre um centro de recepção de personalidades.939, a estação ganhou um prédio novo, mais moderno, estilo "art-noveau". Com o tempo, entretanto, a linha do Rio Grande foi perdendo a sua importância, reduzindo muito seu movimento. Ainda assim, em 01/06/1969, as oficinas da estação receberam boa parte do que estava sediado na estação de Ribeirão Preto-velha, recém-desativada. Em 01/08/70, porém, pouco mais de um ano depois, o destacamento de tração de Franca foi definitivamente suprimido, com seu pessoal sendo deslocado para outras unidades da ferrovia (*RM-1970). Foi este o golpe de morte. Nesse mesmo ano, a linha do rio Grande tornou-se o ramal de Franca, seguindo somente até Pedregulho, e, poucos anos depois, chegando mesmo somente até Franca. Em 15 de fevereiro de 1977, o último trem de passageiros, aliás, um trem misto, com um carro apenas e cinco vagões cargueiros, partiu de Franca, conduzido pelo maquinista Augusto Ferreira Mendes, ao meio-dia de uma terça-feira, com o chefe do trem Olivio Marques avisando aos passageiros da notícia. Já os de carga sobreviveram somente até 1980. A estação fechou oficialmente em 1983, quando seu último chefe, José Antônio Bosco, entregou suas chaves.
Emprega Franca tem cerca de 200 vagas para diversas áreas
O Emprega Franca, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e PEI (Programa Meu Emprego Inclusivo) estão com 197 vagas em variados segmentos de atuação. São opções para todos os níveis de instrução, com ou sem experiência.
Dentre as 151 vagas do Emprega Franca, estão as opções de assistente administrativo PCD, gestor de tráfego, recepcionista, vendedores, babá, gerente, atendente de fast food, cozinheiro, analista, açougueiro e representante comercial. Também há oportunidades para quem precisa de horas de estágio nas áreas de recepção, direito, administração, departamento pessoal e comunicação.
Para acessar as vagas disponíveis, os interessados deverão verificar a relação no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/pat/documentos/vagas-03052023.pdf. Preencher o formulário, com os dados e o código da vaga pretendida, anexando também o currículo, através do link https://forms.gle/beA48mN6k5tfLGJt8.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, de janeiro até abril, quase 7 mil currículos foram encaminhados para vagas de emprego cadastradas no site da Prefeitura e mais de 250 pessoas foram contratadas, por meio do projeto.
A maioria das oportunidades tem relação com as áreas de produção e administração. Os setores de serviços e comércio também têm vagas. Dados da secretaria ainda apontam que, de janeiro a abril, as empresas procuraram o Emprega Franca e registraram uma média de 144 vagas mensais.
Além do Emprega Franca, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) está com 46 vagas abertas, com destaques para técnico em ótica e optometria, farmacêutico e estágio para farmácia.
A Prefeitura de Franca também conta com os Programas 'Caminho para o Emprego', com cursos de qualificação profissional e o 'Venda Legal', que auxilia quem deseja ter seu próprio negócio.
Curso com empreendedores terá foco nas vendas ao Poder Público