Email  

Desenvolvimento

Provas equestres, exposições e parte técnica da Expoagro começam no dia 20

 13143442 original

        A Secretaria de Desenvolvimento divulgou a programação prevista para a parte técnica da 52ª Expoagro Franca, que será realizada no período de 18 a 28 de maio, no Parque de Exposições 'Fernando Costa'.
      A partir do dia 20 de maio, haverá provas equestres ‘Team Penning’ e ‘Quarto de Milha’. No dia 21, será ‘Ranch Sorting’ e dia 27 ‘Três Tambores’. A pesagem será no dia 24. O julgamento de pista do Núcleo Marchador da Alta Mogiana e Nelore Paulista acontecerá de 25 a 27 de maio. Esses também serão os dias do Torneio Leiteiro GIR. 
       As exposições acontecem no período das 8 às 17h, com entrada gratuita ao público. Para encerrar a parte técnica, no dia 28 de maiodomingo, a partir das 9 horas, acontecerá a tradicional Expocães, que terá premiações. 
      Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, falou da importância da parte técnica da Expoagro para o setor pecuarista. “Esperamos que cada criador possa gerar bons negócios através das premiações dos seus animais e assim, fortalecer a economia local. A população poderá visitar as baías com toda segurança e prestigiar os julgamentos das raças”, disse.
 
Shows
      Durante esse período de organização para receber e acomodar os animais, o Parque ‘Fernando Costa’ estará fechado para o público. A reabertura acontece no dia 17. Já a parte artística terá shows de artistas de renome nacional de 18 a 28 de maio
     A empresa vencedora da licitação, Britto Produções divulgou que o primeiro show será na sexta-feira, 19, com show da dupla Zé Neto e Cristiano. No sábado, 20, Bruno e Marrone sobem ao palco. Em seguida, vem a dupla George Henrique e Rodrigo. O show também terá a participação dos DJs Locos. No domingo, 21, haverá show gospel com entrada gratuita.
    Na quinta-feira, 25, o show será da dupla Clayton e Romário. No dia seguinte, será a vez das irmãs Maiara e Maraisa e do DJ Pedro Sampaio. Sábado, 27, o Parque “Fernando Costa” receberá a dupla Jorge e Mateus. O encerramento acontecerá no domingo, 28, com shows de diversos artistas.

'Caminho para o Emprego’ tem vagas para curso de montador de móveis

Montador de moveis santo andre

 

     O Programa ‘Caminho para o Emprego’, que visa à capacitação profissional, está com vagas abertas para duas turmas do curso de Montador de Móveis, em parceria com o SENAI. A duração é de três meses, com carga de 160 horas. 
     Os pré-requisitos são ter concluído o 6º Ano do Ensino Fundamental e ter, no mínimo, 16 anos. A primeira turma terá aulas as segundas, terças e quartas-feiras, das 19 às 22 horas e a outra, aos sábados, das 8 às 17 horas. No curso, os alunos aprenderão a montagem de móveis convencionais, planejados e corporativos, utilizando com segurança as ferramentas manuais e máquinas elétricas portáteis. 
     Há duas formas de se inscrever: presencialmente, no Parque Fernando Costa, que fica na avenida Dr. Flávio Rocha, 500, ou pela internet, através do link https://forms.office.com/r/0W3tV84LWX
 
FUSSOL
    Além do ‘Caminho para o Emprego’, o Fundo Social de Solidariedade (FUSSOL) abriu nesta sexta-feira, 28, as inscrições para duas turmas, com 10 alunos em cada, do curso de Auxiliar de Cabeleireiro Feminino, com carga horária de 80 horas. 
    O curso terá aulas as segundas e quartas, de 8 de maio a 12 de julho, das 13 às 17 horas. A outra turma realizará as aulas no período de 9 de maio a 18 de julho, das 18 às 22 horas, as terças e quintas-feiras. 
    Os pré-requisitos são ter 18 anos completos e noção de leitura. O material é por conta do aluno e as aulas serão ministradas na sede do FUSSOL, que fica na avenida Champagnat, 1.808, Centro, no Colégio Champagnat. 
 
Capacitação
     O FUSSOL está com os seguintes cursos em andamento: Crochê para Iniciantes, Bordado Livre, Tear de Pedal, Confecção de Bolsas de Couro, Temperos e Condimentos, Plantas Medicinais, Maquiagem profissional, Tranças, Auxiliar de Cabeleireiro, Designer de Sobrancelhas, Depilação, Depilação Egípcia, Manicure e Pedicure, Iniciante de Modelagem, Corte e Costura, Modelagem Corte e Costura Infantil, Iniciação e Manuseio de máquina Industrial, Moulage e Modelagem e Costura Avançada.

Prefeitura/Sebrae oferecem capacitação a empreendedores

 

      A Prefeitura, em parceria com o Sebrae/Franca, prepara para a próxima semana, no dia 5, uma capacitação gratuita para empreendedores nas diversas áreas de atuação, no formato on-line. 
      A iniciativa tem a frente à Secretaria de Desenvolvimento e faz parte da política de formação e qualificação dos profissionais, que desejam se atualizar e aprimorar suas práticas de gestão, vendas e relações com o público consumidor.
    O curso será realizado na próxima sexta-feira, das 10h às 11h, onde os participantes terão acesso a um conteúdo diferenciado, que poderá agregar conhecimentos a serem adotados nas suas atividades cotidianas. A plataforma permite a participação simultânea de até 100 participantes, com prazo limite de inscrições até o dia 4. 
     As inscrições estão abertas e devem ser feitas, através do cadastro e preenchimento dos dados pessoais no link: https://bit.ly/PalestraFornecendoParaoPoderPublico

Emprega Franca encaminha mais de 6.700 currículos para o mercado de trabalho em apenas 4 meses

emprega franca original 

     O Emprega Franca, programa da Secretaria de Desenvolvimento, que encaminha pessoas para o mercado de trabalho, tem registrado números positivos em suas ações. De janeiro até a semana passada, 6.788 currículos foram encaminhados para vagas de emprego cadastradas no site da Prefeitura e mais de 250 pessoas foram contratadas, por meio do projeto. 
     Dos 6.788 currículos cadastrados, 2.395 são para área de produção, enquanto 2.325 foram para o segmento administrativo. Os 2.068 restantes são para os outros setores, sendo comérico, serviços, dentre outros. Dados da Secretaria de Desenvolvimento apontam que, de janeiro a abril, as empresas procuraram o Emprega Franca e registraram uma média de 144 vagas mensais. 
     A respeito das oportunidades mais procuradas, as vagas que mais despertaram interesse, em abril, foram para recepcionista, vendedores, auxiliar de serviços gerais e vagas relacionadas à contabilidade. Em contrapartida, auxiliar de cozinha, faxineiro e doméstica tiveram menor procura. 
    O Emprega Franca funciona em prédio anexo ao Terminal Rodoviário de Franca, no Residencial Baldassari. Lá, também estão localizados o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o PEI (Programa Meu Emprego Inclusivo), voltado para pessoas com deficiência. Este projeto, feito em conjunto pela Prefeitura de Franca e o Governo do Estado de São Paulo, já realizou 40 atendimentos de janeiro até agora. Desses, seis pessoas foram indicadas às vagas disponíveis e, destas, quatro foram inseridas no mercado de trabalho. 
 
Cursos
     A Secretaria de Desenvolvimento também oferece cursos gratuitos de capacitação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou mudar de área. O 'Caminho para o Emprego' capacitou 1.195 pessoas de janeiro a abril. A maior parte do público é feminino, com faixa etária entre 26 e 35 anos.
Interessados em fazer os cursos do 'Caminho para o Emprego' podem conferir a lista e fazer inscrições, através do link https://franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/.

Núcleo de Estudos das Cidades apresenta Franca como um dos melhores municípios do Estado

 nucleo original

      Franca é destaque, mais uma vez, entre os municípios do Estado de São Paulo, com mais de 200 mil habitantes. A cidade sagrou-se referência em Educação, Saúde, Segurança e ficou em 7° lugar geral na apresentação de estudo, em evento realizado em São Carlos, na manhã desta quarta-feira, 26.
     O NEC (Núcleo de Estudos das Cidades) é composto por professores da USP, UFSCAR e FATEC de São Carlos e Jaú e apresenta dados comparativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios paulistas, considerando Economia, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Segurança, Mobilidade e Finanças Públicas. 
     O evento contou com a participação de vários municípios do Estado. Franca foi representada pela secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, que falou sobre a importância do estudo e recebeu o certificado pelos índices. “Ver    Franca entre as 20 melhores cidades desenvolvidas do Estado, principalmente, com a melhoria da qualidade  de vida dos munícipes nos últimos anos, mostra que as políticas públicas implementadas pelo governo estão sendo eficazes e atendendo o propósito. Franca é uma cidade promissora e com grandes oportunidades  para se desenvolver cada vez mais”, disse. 
    Coca Ferraz, professor da USP de São Carlos e coordenador do projeto, explicou as diretrizes utilizadas e elogiou Franca, por seus números positivos. “Os indicadores de Educação, Saúde e Segurança são de nível da Bélgica, um dos países mais desenvolvidos do mundo e Franca tem conseguido fazer muitas coisas mesmo com baixa arrecadação”, afirmou. 
 
Saúde
Franca é a cidade com menor taxa de mortalidade infantil de municípios com mais de 200 mil habitantes, recebendo nota 10 do NEC. Os índices também foram positivos na classificação geral: 4° lugar, considerando taxa de mortalidade infantil, pontuação do parâmetro longevidade do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e taxa de mortalidade por COVID-19.
 
Educação
Considerando as notas do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade do aprendizado no Ensino Fundamental e pontuação de Escolaridade do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), Franca está na 4ª colocação, atrás somente de Indaiatuba, Jundiaí e São Carlos, com média 6,22. 
 
Segurança
Com nota 10, Franca é a 3ª cidade mais segura para se viver em municípios, com mais de 200 mil habitantes. O NEC usou o Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) do Instituto Sou da Paz, que considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio, refletindo o nível de segurança, expresso em ocorrências por 100 mil habitantes.
 
Meio Ambiente
A pontuação de Franca no Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, com 82,85 e os programas ambientais garantiram boa posição no ranking, com média de 8,40, o que mostra que Franca tem índices positivos em esgoto tratado, água, gestão de resíduos sólidos, biodiversidade, arborização, educação ambiental, estrutura e qualidade do ar. 
 
Mobilidade
A taxa de mortalidade no trânsito, transporte coletivo e motorização (número de veículos a cada 100 mil habitantes) garantiram uma nota normalizada de 7,60 para Franca.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais