Desenvolvimento
Desenvolvimento capacita 40 alunas em Empreendedorismo Criativo
Emprega Franca fecha a semana com 121 vagas de trabalho disponíveis
Emprega Franca é destaque na Empregabilidade Inclusiva
O núcleo do Emprega Franca, instalado pela Prefeitura, em área anexa ao Terminal Rodoviário, no Residencial Baldassari, onde também está o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), vem se destacando com as novas oportunidades criadas com o PEI (Programa Meu Emprego Inclusivo). Unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, oferecem mediante ações permanentes, encontros com instituições e uma equipe qualificada para acolher e atender as pessoas com deficiência do município, com atividades de formação, obtendo assim resultados positivos.
Desde janeiro deste ano até o momento, pelo menos, 30 pessoas foram atendidas pelo PEI. Muitos vieram por conta própria ou direcionados por alguma instituição educativa ou de garantia de direitos, que trabalham com pessoas com deficiência. Desse número de pessoas atendidas, 4 já foram encaminhadas para processo seletivo em fevereiro, sendo aprovadas e desde o dia 1º de março estão empregadas no setores de alimentação e atendimento ao público.
25 mil pessoas com deficiência
O censo 2021 estimou que existem cerca de 25 mil pessoas com deficiência na cidade e desse número, 12 mil pessoas estão em idade produtiva (16 a 59 anos). Um dos objetivos do Programa Meu Emprego Inclusivo é a valorização das pessoas com deficiência, a garantia e acesso ao direito de trabalho. Novos horizontes estão se abrindo a cada momento, não só para cada novo atendido e incluído pelo Programa, mas também para seus familiares, a rede de apoio e também estimulando outras pessoas com deficiência, que fazem parte das associações e serviços que atendem essa população na cidade de Franca e região, a buscarem seus sonhos, reconhecerem suas capacidades e potenciais.
O Emprega Franca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, contando além da ala administrativa, com duas salas, uma de reuniões e cursos e outra digital, onde são ministradas capacitações para quem deseja se iniciar no mundo da informática.
Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3723-5444 (whatsapp) e 3723-5317. Contato PEI (16) 98181-6232.
Jovens visitam IMPERA e recebem orientações sobre empreendedorismo
Com o intuito de ajudar estudantes de 16 anos a se prepararem para o mercado de trabalho e ficarem por dentro dos projetos de inovação e tecnologia, a IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca), criada pela Prefeitura de Franca, com apoio do Instituto Cidade do Calçado, recebeu um grupo de jovens nesta quarta-feira para orientações.
Durante a visita, eles receberam dicas e orientações a respeito do mercado de trabalho e suas exigências, noções de empreendedorismo e foram informados sobre os projetos de inovação, que são mantidos pela incubadora, que atualmente atende 16 startups.
A IMPERA, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, através do suporte a projetos e empresas com propósitos inovadores que estão em fase inicial ou de desenvolvimento, e a consolidar seus produtos e serviços no mercado. Os jovens que estiveram na sede puderam compreender mais sobre estrutura física, capacitação e as mentorias realizadas, que contribuem com o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.
Mais ações
Além da visita, a Prefeitura de Franca fechou uma parceria, através da IMPERA com o Instituto de Economia da ACIF (Associação do Comércio e da Indústria de Franca) para mapear o Ecossistema de Inovação da região de Franca.
O objetivo da iniciativa é identificar, nas 23 cidades que integram a região, as startups e seus segmentos e também os diferentes atores que promovem, incentivam e participam de ações voltadas ao fortalecimento do ecossistema empreendedor, especialmente, nas áreas de tecnologia e inovação.
As cidades que participam da pesquisa são Aramina, Batatais, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara e Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, o mapeamento trará o retrato real do perfil dos empreendedores, suas necessidades e potencialidades, auxiliando a administração pública a planejar mecanismos de apoio para estimular o desenvolvimento da região. “Estamos implementando metodologia nacionalmente validada para acompanhar de modo estruturado os incubados. Queremos conhecer as demandas para apoiar no desenvolvimento de novas ideias de negócios, criar conexões que farão estas empresas avançarem”, disse.
Interessados em participar, deverão preencher um formulário através do link https://shre.ink/k7BX. São dois direcionamentos: as startups, seus segmentos, setores que atuam e qual o diferencial de inovação de cada empresa; e os atores ou agentes de inovação e quais grupos pertencem: instituições de ensino superior; serviços tecnológicos para inovação; ambientes de inovação; APLs ou polos de desenvolvimento econômico; governo, sistema S; coworkings; associações e conselhos; iniciativas e grupos; imprensa; organizações estudantis de apoio à inovação e empreendedorismo.