Atletas de Franca participam do Circuito de Vôlei de Praia

 

volei praia duplas Medium

     A dupla feminina de vôlei de praia Lívia Souza e Raffaela Richinho e a dupla masculina Adauto Reis e Gabriel França, que defendem as cores de Franca com apoio da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), participam neste final de semana (26 a 28 de maio) da primeira etapa do Circuito Paulista de Vôlei de Praia, competição organizada pela Federação Paulista de Voleibol, que acontece na cidade de Guaíra/SP.

     A dupla masculina venceu a partida do Torneio de Qualificação, que aconteceu na sexta-feira 26, às 13h, e estava programada para voltar à areia, no mesmo dia, para jogar a partida decisiva classificatória, necessitando de vitória para conquistar vaga na 1ª Fase do Torneio da FPV.

     No feminino, não há o torneio de qualificação e as duplas iniciam a disputa direto na primeira fase da competição com o primeiro jogo marcado para as 10h da manhã do sábado, 27.  

     Os dois atletas da equipe masculina participam pela primeira vez de um torneio da Federação de Vôlei de Praia, embora participem dos torneios da Liga APV (Associação Pró Voleibol). No feminino, a atleta Lívia Souza já teve duas participações, mas sua parceira Raffaela é também iniciante em competições da FPV.

     Segundo Américo Alves Rossato, técnico das equipes masculina e feminina, o vôlei de praia difere muito do vôlei de quadra, em vários aspectos, inclusive em regras. “No vôlei de praia, com o piso mais pesado e jogos ao ar livre, muitas vezes com sol forte e vento, a preparação física e força muscular são fundamentais” diz o treinador. “A parte técnica necessita de bastante treinamento, visando evolução constante, uma vez que, na quadra, são 6 atletas dividindo funções e responsabilidades, enquanto no vôlei de praia, com apenas 2 jogadores, é necessário ser bom em todos os fundamentos”.

     Ainda conforme Américo, educador físico da rede municipal de ensino e com mestrado em Promoção da Saúde, os treinamentos estão sendo intensos, pois, além do Circuito Paulista, as equipes estão em preparação para a 61ª edição dos Jogos Regionais 2017, que terá início em 5 de julho próximo, envolvendo mais de 30 mil atletas e cerca de 300 cidades paulistas.  

Prefeitura publica edital para parcerias em projetos de Arte e Cultura

     A Prefeitura de Franca publicou no Diário Oficial da quinta-feira 25, Edital de Chamamento Público (21.006/17) para entidades sem fins lucrativos, com sede regular na cidade e que estejam com a documentação em dia, para se inscreverem e se habilitarem com o objetivo de estabelecimento de parcerias com a Administração Pública, através da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura). Os interessados em apresentar projetos, deverão entregar a documentação até as 16h do dia 26 de junho, na sede da Fundação, na Avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, 4º andar, Parque Francal.

    O edital e seus anexos, com informações detalhadas, podem ser consultados no site da FEAC www.feacfranca.sp.gov.br. Os projetos são para a área cultural, compreendendo teatro, música, dança, artes visuais, literatura, cultura popular folclórica, entre outros, na modalidade de Termo de Colaboração.

    Mais informações no telefone 3711-9354. 

“Tangos Brasileiros” anima o Teatro Municipal no domingo

 

tango no municipal

      A Prefeitura de Franca, através da Divisão de Cultura da FEAC, apresenta no domingo 28, sessão especial do projeto “Tangos Brasileiros”, espetáculo contemplado pelo PROAC (Projeto de Apoio à Cultura), dentro do “Concurso de Apoio a Projetos de Artes Integradas I” do Estado de São Paulo. A apresentação terá início às 19h, com entrada gratuita.

     O projeto “Tangos Brasileiros” é uma criação transdisciplinar (que se abre ao conhecimento do outro) dos artistas Sofia Tsirakis (dança), André Balboni (música) e Alessandra Duarte (artes visuais). Os artistas resgatam, através de uma pesquisa inédita, o tango brasileiro esquecido de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, seguindo ao encontro do tango argentino tradicional e moderno de Astor Piazzolla, daí a transdiciplinaridade. 

     Resultado deste encontro e pesquisa, “Tangos Brasileiros” traz um ritual cênico que recupera as raízes poéticas latino-americanas do povo do Sul, presentes nesta musicalidade caracterizada, conforme diz o material de divulgação, pela intensidade, ruptura e paixão na dança entre o colérico e o melancólico.

     Outras informações na Casa da Cultura e do Artista Francano, pelo telefone 3721-8692.

Teatro Infantil de graça no Municipal

 

teatro infantil Medium

     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura de Franca), através da sua Divisão de Cultura, oferece na tarde da quarta-feira 24, em sessão especial que terá início às 14h, no Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’, o espetáculo infantil “A Ver Estrelas”, montagem da Cia. Azul Celeste de São José do Rio Preto/SP.

     A programação, gratuita, é parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, através do PROAC (Programa de Apoio à Cultura), voltada para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos.

     “A Ver Estrelas” relata a história de Jonas, um rapaz quieto e pacato que vive na tranquila Vila da Solidão. Num determinado momento, sozinho em seu quarto, ele se perde em pensamentos observando as estrelas. Num misto de sonho e realidade, Jonas se vê cercado pelos seres encantados que moram em sua imaginação. Sem perceber, vai parar num lugar onde tudo pode acontecer, o País do Navegar. Essa trajetória mostra a Jonas a oportunidade de sair de sua monotonia – o Reino a Ver Estrelas – e se permitir descobrir como aproveitar melhor os seus dias, experimentando os conflitos que são estranhos ao seu universo”.

     Enriquecendo e otimizando sua passagem por Franca, a Cia Azul Celeste irá oferecer no mesmo dia, porém na parte da manhã, uma oficina de jogos teatrais que tem o intuito de popularizar a arte de encenar junto ao público infanto-juvenil. O evento terá início às 9h no Teatro de Bolso ‘Orlando Dompieri’, situado na rua Nabi Haber, ao lado aos fundos do Teatro Municipal, no bairro São José.

XII Semana de Museus traz informação e entretenimento ao público

 

museu historico Medium

     O Salão Superior do Museu Histórico ‘José Chiachiri’, no centro da cidade, recebeu grande número de pessoas que ultrapassou a capacidade do recinto reservado para solenidades especiais. Com os assentos lotados, os presentes se acomodaram em cadeiras improvisadas, cantos e degraus da escada de acesso para assistirem a abertura da XII Semana de Museus de Franca, que segue até a próxima sexta-feira 19. O evento contou com concorrida palestra proferida pelo historiador Wanderlei Donizete Pereira que, didaticamente, ilustrou sua apresentação com imagens dos métodos e formas de higienização e restauração de livros (iniciativa colocada em prática no Arquivo Municipal).  

     Durante sua exposição, Wanderlei Pereira, que é servidor público e pós-graduado em história pela Unesp/Franca, detalhou a importância do resgate de documentos e livros, mostrando como aplicar métodos simples, utilizando materiais de fácil acesso para restaurações.

     Além da importante transferência de conhecimento de Wanderley, a abertura contou com apresentação de gala do Coro Experimental de Franca, da Unesp, que encantou o público formado por mais de 80 pessoas.

     A XII Semana de Museus é uma realização da Prefeitura Municipal de Franca, através da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), e também do próprio Museu Histórico, em parceria com a Associação Paulo Duarte. Na terça-feira 16, a temática da palestra foi “Folclore, Patrimônio Histórico e Cultura em Tempos de Transformações”, com a professora Monique Mendes Silva Batista, também da Unesp.

     Para essa quarta-feira, 17, com início às 20h, estão previstas duas palestras. A primeira, com o mestre Alex Rogério Silva, mestrando em História e Cultura Social pela Unesp, discorre sobre “Histórias Escondidas nas Construções de Franca - Capela do Colégio Nossa Senhora de Lourdes” e, a segunda, tendo como convidada a professora Mildred Regina Gonçalves, versará sobre “O Papel dos Museus na Sociedade”.

     A programação segue na quinta-feira, 18 (data em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus), com palestras de Clarissa de Pádua, violonista e produtora cultural, e de Célio Bertelli, tratando do tema “A Importância dos Museus nas Memórias dos Bens Culturais, Materiais e Imateriais”.

     Fechando a programação na sexta-feira, 19 de maio, haverá apresentação especial do “Coral Sol Maior”, com regência de Hosana Janaína de Oliveira, seguido da palestra com a professora Higina Teixeira Marques, explorando o tema “Sob os flashes da memória: Franca no acervo fotográfico do Museu da Imagem do Som”.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais