FEAC convoca interessados para composição do Conselho Municipal de Política Cultural

 FEAC png
     A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) publicou na edição desta terça-feira, 12, do Diário Oficial do Município, o edital de convocação da assembleia para a eleição dos membros da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para o biênio 2022/2024.
     A assembleia dos representantes da sociedade civil elegerá  representantes titulares e suplentes para cada segmento sendo, 7 titulares e 7 suplentes, nas seguintes áreas de arquitetura, urbanismo e museologia; artes cênicas (teatro, circo e dança); artes visuais, audiovisuais e literatura; música; culturas de matrizes identitárias (afro-brasileira, indígena, LGBT e outras); culturas populares, artesanatos e hip-hop; Imprensa. 
   Somente poderão participar da assembleia, os interessados que efetuarem o cadastramento prévio no período de 13 a 28, deste mês, exclusivamente, através do formulário eletrônico on-line, no Google Forms, que poderá ser acessado pelo link: https://forms.gle/2gqJ323TpSWH27o78. A assembleia será realizada no dia 7 de maio, a partir das 13h, na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”.
     Para se candidatar à função de conselheiro membro do segmento, o interessado deverá assinalar esta opção no formulário eletrônico e preencher os seguintes requisitos: maior de 18 anos, domiciliado em Franca há, pelo menos, dois anos com comprovada atividade artística e cultural no segmento escolhido, como usuário ou agente cultural. Para se credenciar à participação somente como eleitor, o interessado deverá ser domiciliado no município, maior de 16 anos e participante ativo, como usuário ou agente cultural das atividades artísticas e culturais. 
     Os interessados somente poderão participar, votar e ser votado, em um único segmento, que deverá ser obrigatoriamente selecionado no preenchimento do formulário eletrônico. 
    Após o período de credenciamento, a FEAC publicará através do site oficial, a lista de interessados inscritos, eleitores e candidatos. Para a participação na assembleia, os interessados credenciados deverão apresentar documento oficial com foto. 
     Mais informações e o edital completo poderão ser consultadas pelo site da FEAC, através do link http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos
 
 

Concurso “A Mais Bela Voz- Adulto” recebe inscrições até sexta-feira

 Nazir
 
      A Orquestra Sinfônica de Franca, em parceria com a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), está promovendo com apoio da ACIF, o concurso “A Mais Bela Voz”, desta vez, a versão adultos. 
     As inscrições estarão sendo recebidas até sexta-feira, 15, onde os interessados deverão ter a partir de 16 anos e enviar um vídeo de 1 minuto pelo Whatsapp, interpretando uma canção brasileira à capela ou com acompanhamento instrumental para o telefone (16) 97404-6641. A música escolhida na apresentação do processo seletivo deverá ser a mesma da apresentação final.  
     O evento acontecerá no dia 24, deste mês, no Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”. Dividido em duas categorias, o concurso será para iniciantes e para os ex-participantes, que já se apresentaram na versão infantil, em anos atrás. 
     Além deste concurso, o maestro Nazir Bittar convida as pessoas, com idade entre 10 a 22 anos, que tenham habilidades com algum instrumento de orquestra, como violino, violoncelo, flauta ou clarinete, que desejam participar da Orquestra Jovem de Franca, a enviar um vídeo pelo Whatsapp, com uma peça de nível intermediário, no mesmo telefone. 
     Para os que gostam de cantar, a regente de coro do Jovens Cantores de Franca, Daniela Nunes, convida os que desejam fazer parte do coral a enviar o seu vídeo, cantando uma música à capela para o telefone (16) 99281-2180. Segundo ela, há muitas apresentações para este ano, com um concerto que está sendo organizado para encantar, com a participação de cantores, solistas e balé.

Prefeitura entrega materiais esportivos a atletas do Handebol

 IMG 6407
     O prefeito Alexandre Ferreira entregou na noite da última quarta-feira, no ginásio de Esportes ‘Recão’, no Tiro de Guerra, materiais esportivos para o Centro de Formação Esportiva, na modalidade de Handebol. Esse local é o espaço reservado para a preparação das equipes de representação da cidade e os equipamentos distribuídos contam com parceria da Secretaria Estadual de Esportes. 
     Durante a visita, o prefeito destacou a importância de investir na melhoria da estrutura de preparação dos atletas e o trabalho, que é feito pelas equipes de professores de Educação Física da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), no ato, representada pelo presidente, Mateus Caetano. O Centro de Formação Esportiva de Handebol é composto na cidade por quatro equipes, sendo duas masculinas e duas femininas, nas categorias sub-16 e sub-17.
     Entre os materiais entregues na oportunidade, constaram 90 peças de agasalhos, 90 bermudas Tactel, 68 coletes, 450 camisetas de treino, 90 camisas tipo polo e 180 pares de tênis. 
 
Representação e equipes de base
     A modalidade de Handebol tem em Franca, mais duas equipes de rendimento, que representam a cidade nas competições oficiais, nas categorias sub-21 (masculina) e Adulto (feminino). Somando-se a estes alunos do Centro de Formação, a modalidade de Handebol é oferecida em diversos núcleos do município, com oportunidades para quem deseja fazer sua iniciação.
     A Prefeitura atende, atualmente, cerca de 298 crianças e adolescentes em quatro núcleos, sendo um deles no Tiro de Guerra, Escola Sueli Machado (Brasilândia), Escola Carmem Munhoz (Vila Izabel) e Escola João Marciano, (Cidade Nova). Está em tratativa pela equipe da FEAC, a abertura de mais três núcleos (Escola Sudário Ferreira, no Parque Vicente Leporace, Escola Ângelo Scarabucci, no bairro do mesmo nome e Escola Carmen Nogueira, no Jardim Paulista), podendo chegar a 500 jovens atendidos.
 
 
Mais ações no esporte
 
     A Prefeitura mantém 40 núcleos de esportes espalhados pela cidade, em centros de esportes, instituições e clubes parceiros. Retomou também, o projeto 'Bolsa Atleta', contendo cerca de 500 competidores que representam a cidade.  Realizou no ano passado, o 1º E-Games Franca e está com uma nova edição sendo preparada. Iniciou na Região Norte, entre as Vilas Gosuen e Santa Terezinha, a implantação da rede CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer), já inaugurado e em pleno funcionamento e tem projetos para instalar outras cinco unidades.  
     Também está em funcionamento, o Centro de Xadrez e Damas, além da Sala de Avaliação Física e Fisiologia. Implantou o evento semanal Passeio Ciclístico Noturno, construiu e inaugurou a Areninha Esportiva, no Residencial Zaneti e está em fase final com uma segunda unidade, no Palermo City, além da construção, em fase de licitação, da pista de Skate no Recanto Elimar, obras essas em parceria com o Governo do Estado. Também foi construída e já entregue a comunidade, uma pista de caminhada, com quase dois quilômetros entre os bairros Palermo City e Novo Mundo, na região Oeste.

FEAC confirma corrida de rua gratuita no dia 1º de maio

 corrida
     No dia 1º de maio, Franca receberá a segunda etapa da edição 2.022 do Circuito São Paulo é + Esporte, uma corrida de rua, gratuita, com distâncias de 5 e 10 Km, a serem disputadas nas imediações do Conjunto Poliesportivo “Dr. Hélio Palermo”. O evento tem o apoio da Prefeitura e da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura).
     A gratuidade nas inscrições se deve ao Edital de Chamamento Público da Secretaria Estadual de Esportes, instrumento de incentivo e fomento ao esporte do Estado de São Paulo e as inscrições já começaram a ser recebidas, desde a última quarta-feira, pelo site www.tkx.com.br e poderão ser feitas até o dia 24, deste mês ou assim que as 2 mil vagas forem preenchidas. 
     Todos os corredores receberão um kit de participação, composto por uma gymbag, camiseta, número de peito, chip descartável e barra de cereal. A entrega do material acontecerá, exclusivamente, no sábado (30/04), das 10 às 16h, no Poliesportivo. 
     No ato da entrega, todos deverão apresentar documento com foto e o comprovante de inscrição. Durante a retirada de kits, a organização do evento, solicita a doação de um litro de leite a ser destinado para as instituições assistenciais da cidade.
     A arena estará aberta a partir das 7h e a programação oficial começa às 7h30, com uma sessão de alongamento e aquecimento comandada por uma professora de Educação Física.
     A largada está prevista para às 8h, em frente ao Conjunto Poliesportivo “Dr. Hélio Palermo” (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 1.200, Parque Francal) e os percursos de 5 e 10 km serão disputados em terreno 100% asfaltado e com baixo grau de dificuldade.
 
 
Premiação
 
     Os três primeiros colocados entre os homens e as mulheres receberão troféus de premiação e todos os corredores, que completarem a prova, receberão uma medalha de participação. A etapa Franca do Circuito São Paulo é + Esporte é uma realização do Clube NG de Futsal e Futebol de Araras e da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Franca.
 
Serviço:
Circuito São Paulo é + Esporte etapa Franca
Data: 01/05/2022 - a partir das 8h
Distâncias: 5 e 10 km
Local: Conjunto Poliesportivo “Dr. Hélio Palermo” (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 1.200, Pq Francal).
Entrega de kits: 31/04, das 10 às 16h, no Conjunto Poliesportivo “Dr. Hélio Palermo”.
 
     Informações e inscrições: www.tkx.com.br
 

Franca sedia capacitação em esportes paralímpicos

Esportes Paralimpicos 
     A Prefeitura de Franca, pensando em ampliar as oportunidades de participação das pessoas com deficiência física em atividades esportivas, estimulando a sua inclusão, conseguiu mediante parceria com o Governo do Estado, uma capacitação de 4 dias sobre 8 modalidades de esportes paralímpicos. Essa ação integrada tem a frente FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), a Secretaria de Esportes do Estado, em colaboração com a Universidade de Franca, que está cedendo suas instalações.
     As atividades tiveram início na manhã dessa terça-feira, 4, e terão continuidade até sexta-feira, com aulas diárias, teóricas e práticas em período integral, envolvendo as modalidades: Natação e Bocha, Badminton e Ciclismo, Basquetebol para cadeirantes, Tênis de Mesa e Atletismo e Goalball. Fazem parte do “Programa de Desenvolvimento Paralímpico”, tendo como objetivo o desenvolvimento pessoal e a inclusão de todos os cidadãos.
     Por meio da capacitação técnica o programa proporciona a oportunidade de desenvolver aptidões teóricas e práticas a professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes do Estado de São Paulo com o intuito de fomentar o esporte Paralímpico. As aulas práticas, além da aplicação dos conceitos e técnicas, buscam desenvolver os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades esportivas individuais e coletivas.
     O mote dessa capacitação, informou o professor de educação física Inaldo Wirtz, membro da equipe da FEAC, é oferecer subsídios aos mais de 160 participantes inscritos, profissionais que trabalham com pessoas com deficiência.  Algumas atividades que possam ser desenvolvidas em pequenos espaços, aproveitando as instalações que tenham a disposição. Franca desenvolve por meio da FEAC, um trabalho consistente  entre os atletas com deficiência e esse curso possibilitará melhorar a qualificação dos profissionais das diversas áreas em suas instituições, que trabalham com essas pessoas, sejam atletas ou não.
     Gratuitos, os cursos seguem até a próxima sexta-feira, com oportunidades ainda para quem não se inscreveu previamente. Basta que se dirijam a Unifran e entrem em contato com os organizadores.
 
Agregando conhecimentos 
     Mayra Barbosa, coordenadora de Paradesporto, da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, disse que o curso foi pensado, baseado nas demandas recebidas pela Secretaria, onde percebeu-se que muitos professores não tinham o conhecimento básico sobre a modalidade paralímpica e muitos somente representavam a escola, levando a criança. “O intuito é que a gente agregue conhecimentos para que o professor possa trabalhar não só com crianças que tenham deficiência, mas as sem deficiência também. Que as modalidades sejam de conhecimento global, para que todos saibam que todos podem praticar. As adaptações são para todos, não só para quem tem deficiência”, destacou Mayra. Os participantes terão ao longo desta semana, a oportunidade de vivenciar quatro modalidades a escolha deles, dentro das oito que compõem a grade, dentre elas, atletismo, natação, bocha, goalball, tênis de mesa, badminton e ciclismo. 
      O curso iniciado nesta terça-feira tem duração de 32 horas, com oito horas diárias, sendo quatro teóricas e as demais práticas, com professores que atuam nas seleções brasileiras paralímpicas, com atletas da base ao alto rendimento, dentro do Comitê Paralímpico, além do curso on-line do Comitê Paralímpico "Fundamentos Básicos do Movimento Paralímpico". Ao todo, serão mais de 48 horas de experiência de curso. 
     Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, Secretário Estadual de Esportes, ressaltou que Franca é uma cidade referência na região, no esporte paralímpico e foi selecionada por abranger muitas associações, que já trabalham com o paradesporto ou com a pessoa com deficiência. Segundo ele, cada etapa de cursos atende, em média, 170 participantes e ao todo, serão 18 etapas a serem realizadas em todo o Estado, com a expectativa de capacitar cerca de 3 mil professores, com o paradesporto, atendendo os professores das escolas, os que trabalham com associações e educadores físicos no último ano de formação, para que tenhamos uma quantidade maior de pessoas trabalhando com esse público. 
     Mateus Caetano, presidente da FEAC, comentou que por ser uma cidade que já investe no esporte paralímpico, é muito importante essa capacitação, possibilitando que Franca seja elevada a outro nível no Estado. “Já que estamos investindo nos nossos professores, vamos abrir um leque a mais de modalidades paralímpicas na cidade, como badminton, paraciclismo, a bocha e as modalidades que estão em atividade, como a natação, atletismo, o goalball, em parceria com a Sociedade dos Cegos e o futsal para as pessoas com Síndrome de Down, em parceria com APAE e APADA possam ser fomentadas, completou ele, destacando o atendimento de 20 pessoas autistas, na natação, em parceria com a Associação de Pais  e Amigos dos Autistas de Franca (APAAF). 
     Saiba mais em: www.paralimpico.com.br
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais