Email  

Infraestrutura

Prefeitura inicia construção do Centro de Esportes do Cambuí

 

Centroesportescambui07 04

      Aquilo que era um sonho dos moradores do Jardim Cambuí e adjacências está sendo transformado em realidade, conforme pôde ser constatado a partir da última quinta-feira, com o início das obras do futuro Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), uma obra conveniada com o Governo Federal e orçada em quase R$ 4,7 milhões. A empresa vencedora da licitação começou  e segue trabalhando no local, uma área com cerca de 8 mi metros quadrados na rua Durval Teixeira de Castro, promovendo a limpeza e terraplenagem geral.

      A partir dos próximos dias, serão feitos os levantamentos pluvialtimétricos e outros estudos técnicos, considerando as condições topográficas. O importante é que houve a assinatura do contrato, dada a ordem de serviços e os recursos estão reservados, com participações conjuntas da União e da Prefeitura. O prefeito Gilson de Souza recebeu a informação com satisfação, observando que esse era um projeto aguardado a longo tempo e estava na dependência de uma autorização Federal.

      Trata-se  um equipamento versátil, isto é, que poderá ter múltiplas utilizações, podendo atender até 24 modalidades diferentes de esportes olímpicos e paraolimpicos. A Secretaria de Planejamento Urbano está incumbida de fazer o acompanhamento do projeto, que depois de pronto contará com um ginásio coberto multiuso, com dois pavimentos e elevador e outras dependências com acessibilidade, já que a estrutura é voltada também para atender esportistas com deficiência.

      Para os moradores do bairro e imediações, o simples fato das máquinas terem passado dois dias se movimentando e caminhões retirando os entulhos, além de homens demarcando a área, vislumbra uma certeza de que o projeto verdadeiramente está deixando o papel. No decorrer dos meses o empreendimento deve ganhar novos formatos, representando uma grande conquista para toda a região Norte e uma nova opção de prática esportiva para a cidade como um todo.

Plano Local de habitação de Interesse Social

Administração Municipal>Secretaria de Infraestrutura>Programas e Projetos>Plano Local de Habitação

plhis

A criação do Ministério das Cidades em 2003 instaurou uma nova política habitacional no país, instituindo o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS (Lei Federal 11.124/05), que com o objetivo de universalizar o acesso à moradia e promover a cooperação entre os entes institucionais para o desenvolvimento da política habitacional nos três níveis de governo, ampliou e centralizou os recursos destinados à habitação em âmbito federal.

Para planejar as ações de implantação desta política, a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das cidades elaborou o Plano Nacional de Habitação – PLANHAB, que se caracteriza simultaneamente como um plano estratégico e um plano de ação, definido propostas operacionais a serem implantadas a curto, médio e longo prazo para o equacionamento do déficit habitacional no país, tendo como meta central a implantação do SNHIS e a consolidação de um modelo político pautado na descentralização, na participação e controle social e na articulação intergovernamental e intersetorial.

A necessidade dessa articulação resultou na exigência de três requisitos básicos para a adesão de Prefeituras e Governos de Estado ao Sistema Nacional de Habitação e, consequentemente, aos recursos disponíveis para habitação:

- Criação da lei de constituição de um Fundo de Habitação de Interesse Social;

- Criação da lei de constituição de um Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social;

- Elaboração de um Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS

A Prefeitura de Franca contratou, por meio de pregão presencial, a Empresa DEMACAMP Planejamento, Projeto e Consultoria S.S. Ltda. para a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social - PLHIS com o objetivo de estruturar a política habitacional do município de Franca.

O PLHIS tem como objetivo viabilizar a atuação articulada entre as demais esferas do governo pretendida pela nova política, através da consolidação e do planejamento de ações referentes à questão de demanda por habitação no Município.

Após a apresentação das etapas: Proposta Metodológica, Diagnóstico e Estratégias de Ação, o Conselho Municipal de Habitação discutiu amplamente o Plano e o aprovou por unanimidade. Para conhecer a proposta preliminar do PLHIS acesse o link Gestão Habitacional no site www.franca.sp.gov.br

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais