Sábado tem Arrastão da Limpeza em 18 bairros

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, realizará neste sábado, 26, mais um Arrastão da Limpeza. A equipe percorrerá 18 bairros, da região norte, a partir das 7h30. A ação tem como objetivo manter a cidade limpa e recolher todo material inservível que esteja sem uso e que possa acumular água, e servir como criadouro do mosquito transmissor da dengue.

Para maior eficiência das equipes, é importante a colaboração dos moradores em deixar separado todo material sem uso para que seja recolhido. Os objetos podem ser depositados na calçada logo nas primeiras horas da manhã do sábado. Serão coletados itens como sofá, colchão, móveis quebrados, brinquedos, pneu e outros.

O Arrastão da Limpeza costuma registrar em todas as suas operações, toneladas de materiais. Esta ação é importante, porque além de desocupar espaço nas residências, realiza o encaminhamento correto dos inservíveis.

Confira os bairros:
01) Residencial Meirelles
02) Jardim Tropical I
03) Jardim Tropical II
04) Parque Vicente Leporace I
05) Parque Vicente Leporace II
06) Parque Vicente Leporace III
07) Jardim Portinari
08) Jardim Pinheiros I
09) Jardim Pinheiros II
10) Jardim Vera Cruz I
11) Jardim Vera Cruz II
12) Jardim Vera Cruz III
13) Residencial Moreira Júnior
14) Jardim Luiza I
15) Jardim Luiza II
16) Recanto Capitão Heliodoro
17) Residencial São Domingos
18) Jardim Paineiras

Franca sedia capacitação sobre programa Verde Azul

A Prefeitura de Franca em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através de sua Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Comitê da Bacia Hidrográfica do Sapucaí Mirim/Grande e CBH Pardo, mais o Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana (Comam), realizam nesta quinta-feira, 24, o módulo II de capacitação do Programa Município Verde Azul. O evento que reunirá comitivas da cidade e da região, será aberta às 8 horas, num dos auditórios do Uni-Facef, na av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José.

A condução dos trabalhos, no período da manhã discutindo com os representantes das cidades aspectos mais técnicos, estará a cargo do coordenador estadual da Secretaria de Infraestrutura e Meio ambiente, José Walter Figueiredo. Representando a Prefeitura de Franca, o secretário de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Rodrigues Tosta confirmou participação, ao lado da equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente, destacando que a cidade está pré-qualificada para as finais desse concurso, cujos resultados serão conhecidos no mês de dezembro.

Importância da participação

É de grande importância a presença dos técnicos e profissionais representando as Prefeituras e instituições ligadas ao meio ambiente, tanto da cidade como dos municípios da região. Isso porque terão acesso a novas ideias de projetos e políticas públicas que já estão em desenvolvimento em outros municípios, trocar experiências com municípios da sua região, fortalecer e possibilitar articulações intermunicipais, e ainda por acréscimo, aperfeiçoar o desenvolvimento das “Ações Verde Azul”, aprimorando assim, suas práticas nas edições futuras.

Essa será a primeira rodada de discussões que terá o andamento o dia todo, consistindo no debate de 16 tarefas identificadas com as boas práticas ambientais contempladas no programa ‘Ações Verde Azul’. Na parte matinal, focado em informes mais técnicos, com demonstração de experiências dos municípios, os trabalhos ocorrerão na sala 111. Na parte da tarde será no auditório ‘Edna Maria Campanhol’, no mesmo local. São aguardadas também as participações dos prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente.

Participantes

Até essa quarta-feira, 23, a Secretaria de Infraestrutura contabiliza 29 municípios inscritos, totalizando 89 participantes. Destes, 34,8% são interlocutores, 16,9% são suplentes e 48,3% são outros agentes dos quadros técnicos municipais interessados na implantação da agenda ambiental municipal por meio do Programa Município Verde Azul. Municípios inscritos: Altair, Altinópolis, Aramina, Barrinha, Batatais, Buritizal, Cristais Paulista, Divinolândia, Franca, Guará, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Mococa, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Restinga

Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, São Simão e Sertãozinho.

A segunda rodada está prevista para o dia 17 de janeiro de 2020, na cidade de Altinópolis.