Estão em andamento e estágio avançado as obras do novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial). A unidade conta com um projeto moderno e funcional composto por 8 mil metros de área construída em quatro blocos, localizada no cruzamento da avenida Magnólia Pereira Alves com a rua Ginez Garcia Garcia, no Jardim Botânico, na Região Sul.
Um dos blocos, que vai abrigar a Farmácia, está com a estrutura de alvenaria concluída e já coberto. Profissionais trabalham nos serviços de acabamento, instalação do forro, esquadrias de alumínio e vidros.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, que faz o acompanhamento dos serviços, o bloco 4 destinado ao Ambulatório e outros serviços está coberto, com o revestimento e contrapiso em etapa final. A parte de esquadrias também está adiantada. As paredes das extremidades e internas foram concluídas e vigamento está em fase de respaldo. Os outros dois blocos, um e dois, também estão sendo respaldados para que, na sequência, comecem a receber o acabamento.
Espaços amplos e funcionais
O novo NGA contará com dois reservatórios metálicos elevados, cada um com capacidade para 40 mil litros de água potável, já instalados.
As obras também envolvem a instalação de redes subterrâneas, como galerias pluviais para a captação de águas da chuva e estruturas de energia elétrica, água e esgoto.
A evolução das obras é visível. Nos blocos restantes, a alvenaria já está em fase avançada e os espaços começaram a receber portas, janelas e demais esquadrias, bem como o piso.
Quando concluído, o NGA ampliará o acolhimento de milhares de pessoas que, hoje, utilizam a unidade situada no bairro Santa Eugênia.
Outro ponto importante é que a nova construção está seguindo todas as normas de acessibilidade, incluindo rampas e áreas cobertas. Além disso, o projeto contempla espaços amplos, com iluminação e ventilação natural.
Serviços e Investimentos
O novo NGA será um Centro de Atendimento Médico Especializado, com diversas áreas de assistência. Entre os serviços previstos estão: Farmácia, Ambulatório, Geriatria, Saúde Auditiva, Diagnóstico por Imagem (CDI), Saúde Mental e outros.
O prédio terá 48 salas e 35 consultórios, atendendo a um número maior de pacientes em diversas especialidades.
O investimento total das obras é de aproximadamente R$ 40 milhões, provenientes do orçamento municipal, somados a emendas impositivas da Câmara Municipal.
Com esta nova estrutura, somada a outras três Unidades Básicas de Saúde já entregues nos bairros Jardins Paraty, Paineiras/São Domingos e City Petrópolis, reformas e ampliações das UBSs, a cidade estende a capacidade de atendimento, oferecendo serviços essenciais e de qualidade para os moradores.
Na última semana, a Prefeitura autorizou o início de obras para a construção das UBSs do Jardim Palma e Parque das Esmeraldas/ Peres Elias, após a conclusão dos processos licitatórios.