Email  

Saúde

Saúde orienta população sobre vacina contra a dengue

vacina dengue original
 
        A Secretaria de Saúde tem feito diversas ações de combate à dengue em Franca. Dentre elas, está a campanha contínua de vacinação do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.
      A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 19 horas, nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, Luíza, São Sebastião, City Petrópolis, Paineiras/São Domingos e Paraty, e das 10 às 12 horas e 13 às 16 horas nos ESFs (Programa Estratégia Saúde da Família) do Palma e do Esmeralda.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orienta que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes nesta idade para receberem o imunizante, apresentando um documento de identidade e a carteira de vacinação. Quem já tomou a primeira, poderá ter a segunda após 90 dias. “A imunização contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a imunização. Contamos com a colaboração dos pais ou responsáveis para termos mais jovens vacinados”, disse.
      Ainda de acordo com a secretária de Saúde, caso a pessoa tenha contraído a doença, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal. Se a infecção ocorreu após o início da vacinação, não há alteração no intervalo entre a primeira e a segunda dose.
      Até o dia 15 de janeiro, Franca registrou 17 casos positivos de dengue.
 
Ações
      Além da imunização, diariamente, agentes percorrem os bairros da cidade e visitam casas e estabelecimentos comerciais para verificar os espaços e orientar a população.
      Neste sábado, 18, as secretarias de Saúde e Meio Ambiente realizam o primeiro 'Arrastão da Dengue' do ano. Cerca de 20 agentes percorrerão as ruas da Vila São Sebastião, a partir das 8 horas, para orientação e recolha de materiais inservíveis como móveis velhos, papelão entre outros objetos que possam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Prefeitura realiza primeiro 'Arrastão da Dengue' do ano

Arrastao da Dengue original
 
      Neste sábado, 18, as secretarias de Saúde e Meio Ambiente realizam o primeiro 'Arrastão da Dengue'. Cerca de 20 agentes percorrerão as ruas da Vila São Sebastião, a partir das 8 horas para orientar os moradores sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti e também recolher materiais inservíveis como móveis velhos, papelão entre outros objetos que possam se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que estas ações serão intensificadas, principalmente, neste período de chuva e calor. “Este será o primeiro arrastão de 2025, uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Meio Ambiente para combater os focos do mosquito da dengue. Os servidores estarão devidamente uniformizados e estarão de porta a porta, fazendo orientação à população para eliminar os focos do mosquito”, disse.
      De acordo com a secretária, no momento da orientação, caso os agentes identifiquem qualquer material inservível que possa servir de criadouro será recolhido. “Nós contamos com a colaboração de toda a população, porque estamos num período chuvoso e quente, que é um clima propício para a proliferação do mosquito. A ajuda de todos é fundamental”, finalizou.
 

 
 

Mutirão: 80 cirurgias de catarata acontecem nesta quinta-feira

atendimento UAC Saude original
 
      A Secretaria de Saúde realizou, no último sábado, a primeira etapa dos exames pré-operatórios para as cirurgias de catarata. As 80 primeiras acontecerão nesta quinta-feira, 16, em Monte Azul Paulista.
      De acordo com a Secretaria de Saúde, 119 pacientes compareceram no sábado e 12 se ausentaram. Nesta segunda-feira, 34 pessoas agendadas foram a Ituverava para fazer a avaliação pré-operatória. Além disso, nos próximos dias 20 e 28 de janeiro, 300 novos pacientes serão avaliados, sendo 150 em cada segunda-feira.
      Estão previstos, para este ano, outros procedimentos em variadas especialidades médicas além da catarata, como cirurgia geral, ginecológica e otorrinolaringologia, através de emendas estaduais e federais.
      Além de Monte Azul Paulista e Ituverava, Ipuã fará as cirurgias eletivas e a Prefeitura de Franca segue em busca de mais parcerias para realização dos procedimentos, cujos valores com o transporte, tanto do paciente quanto do acompanhante, são custeados pelo município.
      A Secretaria de Saúde orienta que o cadastro dos pacientes deve estar atualizado no sistema, já que as convocações para o pré-operatório são por WhatsApp, para que os usuários do serviço busquem o agendamento na UAC (Unidade de Avaliação e Controle), das 7h30 às 13h30, localizada na avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador.

Saúde anuncia mutirão de cirurgias de diversas especialidades

atendimento UAC Saude original
 
      A Secretaria de Saúde divulgou, nesta semana, que realizará o primeiro mutirão de cirurgias eletivas de 2025. Serão procedimentos em variadas especialidades médicas, como catarata, cirurgia geral, ginecológica e otorrinolaringologia, através de emendas estaduais e federais.
      Para a realização dos procedimentos, neste sábado, 11, estão sendo convocados os primeiros 120 pacientes para o pré-operatório de cirurgia de catarata em Monte Azul. De acordo com o prefeito Alexandre Ferreira, hospitais de Ituverava e Ipuã também farão as cirurgias eletivas que o município de Franca encaminhará, e o transporte tanto do paciente quanto do acompanhante será custeado por Franca.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orienta que as cirurgias seguirão a criticidade do caso e ordem cronológica e que os pacientes devem estar atentos. "É importante o cadastro estar atualizado, pois a convocação para o pré-operatório será por WhatsApp, para que eles busquem o agendamento na UAC (Unidade de Avaliação e Controle), das 7h30 às 13h30", disse.
      A UAC fica na avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (16) 3711-9400.

Saúde inicia Avaliação de Densidade Larvária

agente de saude dengue original
 
      Equipes da Secretaria de Saúde, vinculadas à Vigilância Ambiental, começaram nesta quarta-feira, 8, um trabalho que consiste no levantamento de informações sobre ambientes propícios ao surgimento de larvas do mosquito da Dengue, em diferentes regiões da cidade. Trata-se da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), uma medida preventiva que é realizada anualmente e permite a programação de ações nos locais de maior incidência de larvas do Aedes aegypti.
      Um dos objetivos da ação é orientar, prevenir, identificar e combater os criadouros do mosquito. Em 2024, Franca fechou com 9.717 casos positivos. Este trabalho visa também um planejamento a ser desenvolvido, com o mapeamento dos locais com maior incidência de ambientes facilitadores ao surgimento e proliferação das larvas do mosquito.
      A exemplo dos anos anteriores, o perímetro urbano foi dividido em sete áreas, com 364 setores censitários, compreendendo determinados quarteirões, envolvendo bairros das quatro regiões, tendo como base os Jardins Aeroporto I (Sul); Vilas São Sebastião/Rezende (Oeste); Parque Vicente Leporace (Norte) e Brasilândia (Leste).
      Nesta semana, foram programadas visitas de casa a casa pelos agentes, nas Regiões Sul (Jardins Aeroporto, Primavera, Morada do Verde e adjacências) e na área central, arredores da rua Couto Magalhães e proximidades. O cronograma prevê o acompanhamento a mais de 4,2 mil domicílios, onde serão feitas coletas de materiais para exames em laboratório.
      Cada morador deve manter suas caixas de água limpas e fechadas, calhas e vasilhas limpas, evitando todo tipo de água parada nos quintais, mesmo no interior das moradias, especialmente, nos vasos com plantas.   Esta operação de densidade larvária deve prosseguir até o final deste mês, quando então todas as informações levantadas serão processadas, mapeadas para que sejam iniciadas as visitas e providências para a eliminação dos focos do mosquito.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais