Email  

Saúde

Ambulatório de Criança de Alto Risco completa 23 anos

DSC 0820 
     Criado em 1.998, o Ambulatório de Criança de Alto Risco (ACAR), unidade vinculada à Secretaria de Saúde, está completando 23 anos de atividades ininterruptas e lembrou nesta quarta-feira, 17, o Dia Mundial da Prematuridade, que faz parte da Campanha ‘Novembro Roxo’.  
     Na manhã desta quarta-feira, foi realizado um encontro entre pacientes e os profissionais, que atuam no atendimento, com troca de informações, homenagens e a importância do serviço disponibilizado pela Prefeitura, em área anexa a UBS Estação,  na avenida Santos Dumont.
     A Secretaria de Saúde informa que, a prematuridade é a principal causa de mortalidade entre as crianças, menores de cinco anos de idade, em todo o mundo. 
     Para alertar sobre a questão, as causas e consequências do parto prematuro é que foi criada a Campanha Mundial "Novembro Roxo".  A cor foi escolhida por simbolizar a sensibilidade e a individualidade, características que são peculiares dos bebês prematuros. Além disso, o roxo também significa transmutação e mudança, assim como no desenvolvimento de um bebê prematuro.
     Os dados da ONG Prematuridade.com revelam que o Brasil é o 10º país no ranking global de partos prematuros, os quais ocasionam 10 vezes mais óbitos de crianças do que o câncer . No Brasil, 340 mil famílias estão passando pela experiência da prematuridade, o que representa 12% do total de nascimentos.                                                                                                  
     Conforme especialistas, o parto é considerado prematuro quando acontece antes de 37 semanas de gestação. São várias as causas de prematuridade, mas o principal passo é a prevenção, por isso, realizar o Pré-Natal é fundamental para uma gestação saudável.      
 
 
Histórico do ACAR                                                                                                                                   
        O ACAR (Ambulatório de Criança de Alto Risco) está em funcionamento desde setembro de 1.998 e, este ano, completou 23 anos de existência, cuja missão tem sido a de garantir um atendimento de excelência à criança de alto risco. A unidade recebe, em média, 7 casos por mês, onde a maioria são prematuros extremos e são atendidos até os 3 anos de idade, contando, atualmente, com uma média de 260 crianças em acompanhamento. 
        A equipe hoje é composta pelas pediatras Carmen Salloum e Rita de Cássia F. Bertelli Fontes (médica voluntária), recepcionistas, fonoaudióloga, psicólogo, equipe de enfermagem, dentista, assistente social e atendimento de cardio Infantil, este em parceria com a Universidade de Franca e o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF). 
        Durante o encontro promovido no início do expediente, de forma a não comprometer os atendimentos de rotina, foram prestadas homenagens a toda equipe, em especial  aos profissionais da linha de frente que, após todos esses anos de trabalho, nunca mediram esforços para oferecer o melhor à essas crianças.
        O reconhecimento não poderia faltar nesses momentos. Gilliane Ferreira Spinieli, mãe de Amábile Vitório Spinieli Redondo, hoje, com 20 anos e de outra menina, Beatriz, de 13 anos, disse que foi gratificante ver a acolhida que a primeira filha recebeu desde o nascimento, com 30 semanas de gestação, na Santa Casa local.  O acompanhamento e cuidados recebidos fizeram toda a diferença e graças a dedicação dos profissionais do ACAR, hoje tem uma vida normal e sem sequelas. 
        Amábile também falou que foi emocionante a surpresa que recebeu, afirmando estar muito grata por toda a atenção recebida, quando bebê e nos anos seguintes, para o seu desenvolvimento. A jovem de 20 anos iniciou como aprendiz e trabalha no setor comercial, em uma rede de supermercados.

Franca supera marca de 80% da cobertura vacinal contra Covid-19

DSC 6616 
     Franca superou nesta semana, a marca de 80% da população acima de 12 anos, com o ciclo completo da vacina contra a Covid-19 . A informação foi compartilhada pelo prefeito Alexandre Ferreira, em pronunciamento feito na tarde desta quarta-feira, através das redes sociais. De acordo com as informações, na população em geral, a cidade já atingiu 70% de vacinação. Ao todo, já foram aplicadas mais de 543 mil doses das vacinas contra a Covid. 
     O resultado desta ampla vacinação, envolvendo uma diversificada equipe de colaboradores, atuando nas Unidades Básicas de Saúde, segundo o prefeito, já sinaliza com os menores índices de novos casos e a internação desde o início da pandemia. A recomendação do prefeito Alexandre Ferreira, neste momento, em que as atividades estão retomando o ritmo normal, é para que não deixem de completar o ciclo vacinal e de tomar a dose de reforço, além de manter os cuidados recomendados, como o uso de máscara.
     Áqueles que, por uma razão ou outra, em torno de 15% da população, não foram se vacinar, devem aproveitar a estrutura diária de atendimento, nas UBS e fazê-lo de imediato. 
Ferreira disse que graças a esse engajamento da imensa maioria das pessoas, a cidade está vencendo os desafios da saúde e retomando a economia, com mais de 10 mil postos de trabalho, com o saldo positivo este ano. 
     Do total das 543.749 doses aplicadas até a última terça-feira, com a primeira dose foram vacinadas 289.143 pessoas, com a segunda aplicação, 231.908, além de 22.698 referentes a terceira dose.
 
Novas orientações 
     Quanto a liberação da vacinação da terceira dose para todos os públicos, conforme anunciado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira, oficialmente, a Secretaria de Saúde não havia recebido nenhuma orientação até o início da tarde. Portanto, para essa quinta-feira segue mantido o calendário sem alterações, da terceira dose para as pessoas acima de 60 anos e que tenham recebido a segunda dose há seis meses. Pelo novo protocolo, esse intervalo para a terceira dose será reduzido para 5 meses e a vacinação estará disponível sem restrições para todos os públicos.

Saúde entrega mais de 1.400 próteses auditivas em 8 meses

DSC 6345 
     Um levantamento da Secretaria de Saúde divulgado nesta terça-feira, 16, apontou que até o final de outubro, foram entregues 1.407 aparelhos auditivos, por meio do Programa "Alegria em Ouvir", beneficiando 709 pacientes. 
     O programa, que estava parado há, pelo menos, um ano, foi retomado pela Prefeitura, em março deste ano e até dezembro, deverá entregar mais 426 próteses unilaterais ou bilaterais, totalizando 1.833 aparelhos, contemplando 934 pessoas que aguardam pelo equipamento.
     Segundo a Secretaria de Saúde, os investimentos para a aquisição das próteses é de R$ 1,068 milhão.
     São beneficiados pelo programa, os pacientes que passam por atendimento na rede municipal de saúde e são encaminhados para um especialista, que avalia e indica a necessidade ou não do uso do aparelho e qual prótese auditiva mais se adapta às necessidades do paciente.  Após receber o aparelho, os beneficiados recebem acompanhamento pela equipe do Setor de Saúde Auditiva (NGA), com a regulagem periódica das próteses, que têm garantia de dois anos, orientações sobre a utilização, armazenamento e cuidados.
     O projeto apresenta um impacto social muito grande, uma vez que os pacientes estão ganhando mais qualidade de vida. 

Saúde prossegue com aplicação da primeira, segunda e terceira doses das vacinas contra a Covid-19

Vacinacao
     As pessoas, na faixa etária de 12 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão comparecer nesta quarta-feira, 17, para serem imunizadas, no horário das 07h30 às 16h, nas UBSs Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3 e São Sebastião. 
     A Secretaria de Saúde orienta que os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
     Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. Também é importante que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses.
 
 
1ª Dose - Gestantes e Puérperas, 12 anos ou mais
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 12 anos ou mais, a aplicação da primeira dose continuará nesta quarta-feira, nas UBSs Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3 e São Sebastião, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Pfizer
     As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta quarta-feira, nas UBSs Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3 e São Sebastião, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Horto, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, nas UBSs Planalto.
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossuprimidos acima de 18 anos
     A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta quarta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
     O atendimento será prestado nas UBSs Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3 e São Sebastião, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
     As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
     São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
     A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose há 6 meses, está prevista para as UBS Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Paulistano, Santa Terezinha, Aeroporto 3 e São Sebastião, das 07h30 às 16h. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses.
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina de Rotina 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para esta quarta-feira, 17, estarão disponíveis as UBS Aeroporto 1, Leporace, Paulista, Santa Clara, Guanabara e Progresso, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais