Suporte Respiratório agora no CEREST

A partir dessa semana o Programa de Suporte Respiratório domiciliar é um serviço gratuito, disponibilizado pela secretaria de Saúde e que funciona desde 2004, atendendo em média mais de mil pacientes. É composto por uma equipe de pneumologista, fisioterapeuta e técnica de enfermagem, que até a semana passada estava com sua estrutura instalada num prédio na Vila Imperador, mas agora está em novo endereço, na sede do Cerest, na rua Marechal Deodoro, 2097, centro, próximo a Escola Homero Alves.

Ele consiste no fornecimento de três tipos de aparelhos respiratórios: o concentrador de oxigênio para os pacientes que apresentam hipoxemia; CPAP para os pacientes portadores de Apneia Obstrutiva do Sono e o Bipap, para as pessoas portadoras de disfunções musculares do sistema respiratório, assim como o acompanhamento técnico e troca dos consumíveis.

Há todo um cuidado especial no manuseio e cessão desses equipamentos aos usuários e seus familiares. Ao receberem os aparelhos o paciente e cuidadores recebem uma aula do técnico responsável pela entrega, assim como conta com uma central de atendimento que funciona 24 h para dar assistência. A secretaria de Saúde mantém uma equipe que realiza visitas domiciliares e oferece consultas de acompanhamento para melhor assistir aos usuários.

De acordo com os números mais recentes, o serviço de Suporte Respiratório Domiciliar conta com 525 pacientes assistidos pelo CPAP, 410 pacientes em uso do oxigênio domiciliar e 44 em uso de BIPAP.

O funcionamento está disponível diariamente, de segunda a sexta-feira das 7 h às 16 h, no endereço já mencionado. Outras informações nos tels: 3721-9648 ou 3727-5922.

Franca continua com inscrições para Residência Médica

Estão abertas na Prefeitura de Franca as inscrições para o processo de seleção Residência Médica 2018, com 3 vagas oferecida. A iniciativa conta com parceria com a Universidade de Franca (Unifran) e o prazo termina dia 14 próximo. É voltado para Médicos Residentes no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/ MEC.

O ingresso será regido pela legislação em vigor e Resoluções complementares pertinentes, da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM. O candidato ao inscrever-se, deve declarar sob as penas da lei que, após seleção no processo e no ato da matrícula, irá atender os pré-requisitos e satisfazer as condições exigidas para cursar o referido Programa de Residência Médica.

A inscrição deve ser efetuada, através do link disponível no site Prefeitura de Franca (www.franca.sp.gov.br/concursos). Basta preencher os campos solicitados, e posteriormente imprimir o protocolo de inscrição, no período compreendido, até o dia 14.A prova está marcada para o dia 22 deste mês.

Saúde inicia ações preventivas do Carnaval

preservativos Small

Para curtir a festa em sua plenitude e de forma mais segura o Centro de Referência e Aconselhamento DST/AIDS está, com o auxílio de voluntários fazendo um corpo a corpo e entregando preservativos e materiais de orientação nas ruas e locais de grande fluxo de veículos