Saúde

Começam inscrições para Residência Médica

     A Prefeitura abre nesta segunda-feira, 23, as inscrições para o processo de seleção para Residência Médica 2020. Os interessados, em participar do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, têm até o dia 17 de janeiro para se inscrever somente pela internet no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br/Concursos). O edital com todas as informações foi publicado pela Secretaria de Saúde no Diário Oficial na última quinta-feira, 19.

    Foram abertas duas vagas com validade de dois anos. Para concorrer é preciso ter formação completa em Medicina. Os candidatos serão submetidos ao processo de seleção compreendido pela Prova Escrita com peso 90% + currículo com peso 10%.

    A prova está marcada para o 27 de janeiro de 2020 no Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Prefeitura), à rua Francisco Barbosa, 1.480, Cidade Nova, às 8 horas. A prova será composta por 50 questões objetivas com duração de 4 horas versando sobre os conhecimentos adquiridos no curso de graduação em Medicina, distribuídos igualmente entre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social (Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade).

 

Primeira Residência Terapêutica começa a funcionar

      A primeira Residência Terapêutica começa a funcionar no bairro Cidade Nova. Ela vai receber dez homens que residem no Hospital Allan Kardec, mas estão aptos a deixar a instituição. O programa faz parte de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o governo federal sendo lançado no último mês de setembro. A administração será de responsabilidade da Fundação Judas Iscariotes. A Prefeitura mobiliou toda a residência e também fará um repasse mensal para manutenção do imóvel.

    Ao todo serão inauguradas dez residências com dez moradores cada. A próxima será entregue no próximo dia 30 na Vila Santa Cruz que receberá apenas mulheres. Já no dia 6 de janeiro, a segunda residência masculina começará a funcionar no Residencial Nosso Lar.

    A Fundação Judas Iscariotes formará uma equipe para atender os moradores contando com profissionais como cuidadores e técnicos de enfermagem. Também poderá ser feito um acompanhamento em consultas médicas e até em mercados.

Vigilância divulga orientações sobre os morcegos

      A Vigilância Epidemiológica municipal está empenhada, junto com os demais setores da Secretaria de Saúde, em desenvolver um trabalho de esclarecimento e alerta em relação ao aparecimento de morcegos neste período do ano. Os morcegos são animais passíveis de adquirir e transmitir diversos tipos de doenças, daí a necessidade de alguns cuidados, destacando que entre elas uma das mais graves é a Raiva, viral e que pode ser fatal. A doença é transmitida pela saliva de um animal infectado, através da mordedura. Embora existam mais de 1,2 mil espécies, apenas 3 são hematófagas, sendo que se alimentam de sangue de mamíferos.

     Segundo as informações da Secretaria Municipal de Saúde, com o registro de atendimentos, as reclamações sobre o aparecimento desses animais de hábitos noturnos nos últimos dois meses já começaram a aumentar e a preocupação maior é porque, com os fogos do final de ano, eles saem de seus habitats naturais e procuram abrigo nas casas. Recentemente, duas servidoras da Secretaria de Saúde que atuam nessa área, estiveram participando de uma capacitação que abordou o tema e trouxeram um conjunto de materiais elaborados pelas equipes do Instituto Pasteur.

       A partir desse quadro e buscando prevenir eventuais acidentes, a Vigilância pretende com o material de visual de fácil compreensão, auxiliada pelos demais meios das redes sociais, compartilhar informações em todos os canais possíveis. O objetivo é informar bem a população de maneira a se manter atenta aos perigos e como proceder nos casos do aparecimento dos morcegos. Eles não devem ser eliminados, pois tem papel importante no meio ambiente, atuando na polinização de flores e dispersão de sementes de diversas plantas. Eles também controlam os insetos indesejáveis para o homem e tem a proteção de legislação federal, onde matá-los caracteriza crime ambiental.

    Dentre algumas das recomendações as pessoas ao localizá-los, a partir de observação de ruídos, chiados e odores, devem realizar o desalojamento sem exterminar a colônia, providenciando a vedação do abrigo com esponjas, panos ou espuma. Procurar as entradas e saídas do abrigo, observar ao entardecer o número que saem e após a evasão deles, vedar provisoriamente a saída com os mesmos materiais (jornais, espumas). E no dia seguinte, antes do escurecer liberar a vedação para permitir a saída daqueles que não saíram na noite anterior. E por fim fazer a vedação em definitivo, com o cuidado de não fazê-lo em período de reprodução (primavera e verão), dado o risco de morte dos filhotes.

 

Cuidados

     Outra orientação importante é nunca colocar a mão sobre o animal, pois para se defender ele pode morder. Em caso de mordida a primeira providência é lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediato. Essa mesma situação se aplica em caso de acidente com algum animal de estimação, que precisa ser vacinado para raiva. Para apanhá-los, recomenda-se jogar um pano em cima do morcego e colocar uma caixa ou balde de cabeça para baixo, acionando a Vigilância Ambiental para eu seja feita a captura segura.

Os contatos em Franca podem ser telefones: 3711-9415 ou 9408.

Residência Terapêutica será entregue na segunda-feira

      A Prefeitura de Franca inaugura na próxima segunda-feira, 23, a primeira Residência Terapêutica no bairro Cidade Nova. Essa a primeira de um total de dez residências que serão entregues em Franca a partir do programa lançado em setembro deste ano em parceria com o governo federal. O programa foi implantado com o objetivo de atender pessoas que atualmente residem no Hospital Allan Kardec, mas estão prontas para deixar a instituição, porém, por algum motivo, não podem voltar a morar com seus familiares.

       A administração dos imóveis será de responsabilidade da Fundação Judas Iscariotes que fará todo o acompanhamento dos novos moradores. A primeira residência receberá dez homens. A Prefeitura ficou responsável por mobiliar o imóvel e fará repasses mensais para administração da casa que receberá 10 pessoas.

   Outras residências serão entregues nos próximos dias. No dia 30 de dezembro, será inaugurada a primeira residência feminina e ficará localizada no Santa Cruz. No dia 6 de janeiro, será entregue a segunda masculina no Residencial Nosso Lar.

    Os novos moradores serão acompanhados de perto por uma equipe de cuidadores e técnicos de enfermagem. Os profissionais vão se revezar para que os moradores nunca fiquem sozinhos.“É, com certeza, um grande avanço na área da saúde mental. É um serviço preconizado pela política de saúde que já deveria ter sido implementado. Este serviço proporcionará maior dignidade aos moradores que hoje encontram-se acolhidos no Hospital Allan Kardec”, disse Cloves Plácido, presidente da Fundação Judas Iscariotes.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais