A Prefeitura iniciou nessa segunda-feira, 2, uma programação especial do Setembro Amarelo
A Prefeitura iniciou nessa segunda-feira, 2, uma programação especial do Setembro Amarelo
Neste sábado, dia 31, a Prefeitura fecha o mês de agosto com muita animação. Isso porque acontece na Concha Acústica o Agita Galera, uma manhã de atividades físicas e orientações para a saúde e bem-estar. A partir das 9 horas, professores de dança ministrarão aulas como zumba e mix dance para toda a população, enquanto profissionais da saúde estarão à disposição para informar sobre boas práticas e um estilo de vida ativa.
Essa é uma iniciativa do Governo do Estado, que lançou há mais de 20 anos, o programa Agita São Paulo. O objetivo principal desde então, é estimular as pessoas para que se exercitem em qualquer hora e em qualquer lugar. Ao menos 30 minutos ao dia já são válidos para este programa, que já envolve mais de 400 instituições em busca do mesmo intuito.
O evento será das 9 às 12 horas na Praça Nossa Senhora da Conceição com concentração da Concha Acústica. A participação é gratuita.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, programou para a próxima semana, dias 5 e 6 de setembro, a entrega de 63 cadeiras de roda e de banho para pacientes da rede municipal de saúde e da Apae. Os contemplados, pelo programa Bem Cuidar, já estão definidos após uma seleção feita conforme a necessidade de cada um. A cerimônia de entrega das cadeiras está marcada para as 15 horas nas dependências da Secretaria de Saúde.
Serão contempladas 38 mulheres e 25 homens com idades variadas. Serão entregues 39 cadeiras de roda, sendo 7 motorizadas. As demais são para serem usadas durante o banho garante mais segurança e conforto para os pacientes. São cadeiras sob medida. O investimento é de mais de R$ 150 mil, com recurso do governo federal.
No mês de maio, a Prefeitura entregou 47 cadeiras de rodas e também de banho. O investimento foi de R$ 144 mil. Desde o início do mandato, o prefeito Gilson de Souza já entregou mais de 530 cadeiras. O programa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos cadeirantes do município.
A Vigilância Epidemiológica do município, unidade vinculada a Secretaria de Saúde, confirmou nesta quinta-feira, 29, a constatação na cidade de três óbitos em razão da gripe H1N1 (Influenza). A constatação foi feita através de exames que estavam pendentes de resultados no Instituto Adolfo Lutz e são autóctones, ou seja, envolvendo pessoas da própria cidade, sendo duas mulheres e um homem.
No ano passado, Franca registrou sete óbitos, informou o secretário da pasta, José Conrado Netto, alertando que alguns cuidados são essenciais como prevenção. Entre eles o de lavar as mãos sempre com água e sabão após o espirro, tosse, uso de sanitários, ao tocar os olhos, nariz e boca. Ao tossir e espirrar, procurar sempre proteger a boca com lenço descartável, além de se evitar ambientes fechados e tumultuados e ingerir muito líquido.
O secretário também informou que a campanha contra a gripe Influenza já se encerrou este ano, pois ela acontece sazionalmente para grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A próxima campanha ocorrerá somente no ano que vem. Os registros do ano passado foram de casos quatro autóctones e três importados.
O prazo para a entrega final dos trabalhos do VII Concurso Cultural, promovido pela Vigilância Sanitária foi prorrogado para o dia 13 de setembro. Com o slogan “parceiros da saúde no combate ao Aedes aegypti”, o objetivo do concurso é conscientizar cada vez mais a população para adoção de condutas e práticas para o enfrentamento do mosquito da dengue, eliminando qualquer tipo de criadouro.
Em parceria com a Secretaria de Educação, o concurso sempre envolve em suas edições, milhares de alunos. Em 2018 foram mais de 7.300 participantes e a expectativa deste ano é que esse número seja superado.
Entre as modalidades estão a produção de frase, desenho e texto por aluno e vídeo por escola. No julgamento, será avaliado se o cumprimento do objetivo foi realizado, que foca no combate mosquito Aedes aegypti, a expressão de ideias, a originalidade e a criatividade.
A divulgação dos resultados será a partir do dia 7 de outubro e os ganhadores serão contemplados no dia 12 de novembro, com kits, tablets, e outros prêmios. O edital completo pode ser conferido no link: https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=6002:regulamento-concurso-cultural-combate-aedes-aegypti-2019&Itemid=1640