Pontes recebem manutenção

A Prefeitura está realizando manutenções nas principais pontes da cidade, que envolvem pequenos reparos nas grades de proteção, passarelas e pintura. O trabalho teve início pela ponte sobre a Av. Ismael Alonso y Alonso, da Avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, de ligação da cidade com os bairros Parque Francal e o Poliesportivo.

As equipes da Secretaria de Meio Ambiente estão empenhadas nesse trabalho, cujo objetivo é evitar que os pequenos estragos ganhem proporções maiores e acabem colocando em risco à segurança das pessoas. Além dessa ponte, as demais estão passando por vistorias e receberão intervenções preventivas.

Meio Ambiente retira caçambas da Av. Paulo VI

A Prefeitura de Franca decidiu retirar as caçambas que estavam mantidas em pontos da Av. Paulo VI e ruas adjacentes, utilizadas até então para a destinação de resíduos de origens diversas. A medida atende a solicitações de moradores da região do Parque Progresso, Residencial Paraíso e Vila Marta e tem o intuito de eliminar os problemas com insetos e mau cheiro que vinham ocasionando.

Essas caçambas atendiam tanto os estabelecimentos comerciais instalados naquela região, residências e também de outras áreas da cidade, onde em razão da falta de um controle, materiais impróprios acabavam sendo depositados por desconhecidos. Isso vinha atraindo ratos, baratas e insetos em geral, gerando mau cheiro e aborrecimentos para as pessoas residentes nas proximidades.

Antes de tomar a decisão de retirar as caçambas, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente fez um trabalho de campo, visitando praticamente todos os domicílios e estabelecimentos comerciais, expondo as razões dessa decisão, entre elas a falta de uma regulamentação própria. De modo geral, a aceitação foi bem recebida, sendo orientados a providenciarem uma lixeira em frente suas casas (ou comércios), fazer a separação prévia dos resíduos comuns, que são recicláveis e deixar nos horários habituais para o recolhimento.

Má utilização

A presença dessas caçambas, da forma como se encontravam, estava gerando  problemas sérios, devido ao mau cheiro, atraindo insetos por conta da destinação de materiais impróprios por pessoas estranhas. O certo, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, é que cada morador ou estabelecimento procure armazenar em local seguro, o lixo que gera e fazer a destinação correta em lixeiras, nos dias e horários habituais da coleta.

A destinação incorreta de resíduos é caracterizada como crime ambiental, sujeito a punições. Os casos devem ser comunicados na Guarda Civil Municipal (3724-1033). E na medida do possível, com anotação do número de placas de veículos para que sejam identificados e notificados. Na ação de campo, as equipes de Meio Ambiente distribuíram folhetos de casa em casa nas ruas Frei Ângelo Criado e seu entorno, Frei Ângelo Criado, Padre Donizete Tavares de Lima, Alonso Ferreira Carvalho, ruas do Sol e Bem Querer, totalizando 95 residências e estabelecimentos visitados.