email para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
email para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A Prefeitura acaba de colocar em funcionamento o sistema Onda Verde em duas das principais avenidas da cidade, Presidente Vargas e Major Nicácio, conforme informa a Secretaria de Segurança e Cidadania, através de seu Departamento de Trânsito. É um sistema que está possibilitando uma fluidez mais rápida do tráfego, pois dispõe de recursos que permitem a coordenação semafórica que recebe a indicação luminosa verde numa sequência coordenada de um equipamento para outro a partir do controle em uma determinada rede.
Os testes iniciais foram feitos nesse meio de semana, de forma discreta e estão sendo observados pelos técnicos, mas com funcionamento está a contento, revelou o secretário da Pasta, Márcio Antônio dos Santos, ressaltando que atende a uma determinação dada pelo prefeito Gilson de Souza. Segundo ele após a colocação, ainda em fase experimental, dos dois semáforos com temporizadores, um perto do Parque “Fernando Costa” e outro na Avenida de ligação com o Leporace, o prefeito pediu que fosse abreviado o sistema da Onda Verde.
Com os semáforos sintonizados nessa ‘Onda’, o condutor com a velocidade variando entre 50 a 60 km/h, tanto na Presidente Vargas como na Major Nicácio, encontrará as indicações luminosas no verde de forma concatenadas, eliminando aquelas interrupções. Isso vai minimizar o atraso e o número de paradas das correntes de trânsito. A proposta da Prefeitura é expandir esse sistema gradativamente para outras vias de grande fluxo, lembrando o secretário que nesses locais o tráfego na Avenida tem prioridade.
A Prefeitura de Franca está investindo forte no trabalho de reforço da sinalização viária, refazendo faixas que apresentam desgaste e instalando placas onde não existem.
Com a aproximação da temporada de seca o tema estiagem, queimadas nos matagais, lavouras e a poluição, é um assunto que passa a ser constante e gera preocupações naturais das autoridades. Nesse sentido Franca estará sediando nesta quinta-feira, na unidade II do Centro Universitário Uni-Facef (Av. Dr. Ismael Alonso, 2400, bairro São José), um evento da Operação Estiagem organizado pela Defesa Civil com a presença de autoridades e brigadistas locais e dos municípios da região.
O objetivo do encontro é bem claro, compartilhar informações sobre cuidados com as queimadas e reduzir os riscos de incêndios, inclusive com um espaço para demonstrações e treinamentos práticos no Corpo de Bombeiros no Distrito Industrial. Essa iniciativa está levada a todo o Estado através do Governo de São Paulo, onde na sua essência visa treinar e atualizar os agentes municipais da Defesa Civil por meio da “Operação Estiagem no Estado”.
Estão previstos 14 encontros – aulas pelo interior e litoral. Em Franca, a Defesa Civil tem na sua coordenação geral o professor Orivaldo Donzelli, além de representantes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil, entre outros. A corporação municipal estará presente com um grupo de brigadistas, relatou Adilson Alves, inspetor da corporação. Os orientadores abordam temas e situações de anormalidades, como “Operação Corta-Fogo” e o combate ao Aedes Aegypti, principalmente nas regiões mais comprometidas com a doença, como é o caso de Franca e região. Só na cidade atualmente são mais de 6,1 mil casos suspeitos.
A Defesa Civil alerta as pessoas para não jogarem cigarros ou fósforos às margens das rodovias. Chama a atenção também para o perigo dos balões, que podem causar incêndios florestais e se tornarem um perigo ainda maior para as refinarias e indústrias químicas. É recomendado também a quem avistar fumaça suspeita, comunicar de imediato o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A Operação também vai disponibilizar o “Kit Estiagem”, composto por cinco abafadores para incêndio, cinco pares de luvas de raspa, cinco facões com bainha, cinco cantis, cinco óculos de proteção, dois enxadões, duas bombas costais flexíveis e duas lanternas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711-9501, com Passeti.
A Prefeitura de Franca juntamente com a Secretaria de Segurança e Cidadania e o Detran realizam nesta quinta-feira, 18, um leilão online do lote de 319 veículos. Os automóveis se encontram no Pátio Modelo, no Distrito Industrial. Os interessados em analisar de perto os veículos a serem leiloados poderão fazer uma visita no local das 8 às 10 horas desta quinta-feira, pouco antes do início do leilão.
Do total a ser leiloado, 13 veículos e 16 motos estão aptos a regularizar a documentação para voltar a circular normalmente. Os demais só poderão ser arrematados para fim de sucata. Os interessados em participar do leilão deve efetuar o cadastro no site da empresa credenciada: www.sumareleiloes.com.br . Outras informações poderão ser obtidas diretamente no Pátio Modelo na Avenida Wilson Bego, 411, no Distrito Industrial ou pelo telefone: 3720-1944.
Administração Municipal>Secretaria de Segurança>Defesa Civil
A Secretaria de Segurança foi constituída a partir da Portaria 10 de 05 de janeiro de 2009, em substituição à antiga Secretaria de Governo.
A defesa civil ou proteção civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Dependendo do país e da época, a defesa civil é também referida por termos como "defesa passiva", "segurança civil" ou "gestão de emergências".
Mais Informações:
3711-9514
Administração Municipal>Secretaria de Segurança>Coordenadoria de Trânsito
A Secretaria de Segurança foi constituída a partir da Portaria 10 de 05 de janeiro de 2009, em substituição à antiga Secretaria de Governo.
Órgão interno da Secretaria de Segurança responsável pela análise, estudo e implantação de medidas que visem a segurança e fluidez no trânsito. Controla dados como acidentes, óbitos entre outras dificuldades apresentadas pela mobilidade urbana.
Mais Informações:
3711-9516