Email  

Notícias

Meio Ambiente inicia a semana com equipes de limpeza nas ruas

 meio ambiente original

     A Secretaria de Meio Ambiente segue com suas equipes distribuídas em regiões diferentes da cidade, promovendo a limpeza dos espaços públicos e ao mesmo tempo recolhendo materiais.
    Nesta segunda-feira, 6, equipes estiveram com roçadeiras e tratores com equipamento mecanizado do City Petrópolis ao Residencial Zanetti, nas regiões Norte e Sul da cidade, abrangendo praças, ruas e avenidas desses bairros.  Também foram programados serviços na Avenida Severino Tostes Meirelles, no Distrito Industrial; na área de proteção ambiental do bairro João Liporoni; no entorno do Poliesportivo; na Avenida Santos Dumont e na Avenida Dom Pedro I, entre o Jardim Planalto e Residencial Moema.
     Aliado a esse esforço diário de poda de gramados e roçada da vegetação mais alta em praças e canteiros de avenidas, é indispensável que a população também colabore nesse processo e faça a sua parte. 
    A Secretaria de Meio Ambiente orienta que a cidade conta com a coleta regular dos resíduos domiciliares em todas as regiões, com dias e horários previamente anunciados. Todo material é recolhido em caminhões e destinados ao aterro.
 
Entulhos 
     Com o foco em manter a cidade limpa e bonita, a Prefeitura mantém ainda uma frota de 4 caminhões e respectivas máquinas do tipo pá-carregadeiras, para uma tarefa que tem se tornado cada vez mais repetitiva: a recolha de entulhos de todo tipo, de sacos de lixo a restos de construções, que são atirados indevidamente em áreas livres nos diferentes pontos da cidade. Essa é uma prática que caracteriza crime ambiental e que sujeita os infratores as penalidades previstas no Código de Posturas e multa. Para denúncias de descarte irregular, ligue 153 (Guarda Civil).

Saúde abre cadastro para gestantes e puérperas da sobra técnica da Bivalente

Covid 07Mar original 

      A Secretaria de Saúde abriu nesta segunda-feira, 6, o cadastramento de gestantes e puérperas, para a aplicação das sobras técnicas da vacina Bivalente contra a Covid-19, desde que tenham recebido, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose. 
     A partir desta segunda-feira, a vacinação já está sendo destinada, para pessoas, com idade de 60 anos ou mais, idosos que residem em instituições de longa permanência, abrigados e os trabalhadores dessas instituições, além de imunocomprometidos com 12 anos ou mais.
    De acordo com a Secretaria de Saúde, os frascos multidoses da vacina Bivalente da Pfizer, quando não utilizado o imunobiológico existente em sua totalidade, em função de não haver pessoas do público-alvo vigente na data da campanha, as sobras técnicas, devem ser imediatamente utilizadas em pessoas do próximo grupo a ser contemplado.
    As gestantes e puérperas deverão efetuar um cadastro no site da Prefeitura, através do link https://www.franca.sp.gov.br/portal-transparencia/paginas/publica/sobra_vacinas_covid/cadastro.xhtml, contendo as informações pessoais, endereço, telefone e e-mail para contatos. 
      A convocação será feita pela Vigilância Epidemiológica, por telefone, a partir dos dados informados no sistema de cadastramento, seguindo a ordem de inscrição efetuada. 
     Ao ser chamada, a pessoa deverá comparecer na Unidade de Saúde estipulada, dentro do prazo de 45 minutos (desde que em tempo hábil para a aplicação dentro da validade da vacina, após a abertura do frasco), apresentando um documento com foto, CPF e Cartão de Vacina. 
     Segundo a Secretaria de Saúde, desde o início da aplicação da Bivalente, no dia 27 de fevereiro, foram imunizados 986 idosos e 87 profissionais de saúde na cidade. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 Covid 07Mar original

     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta terça-feira, 7 de março, no horário das 8 às 19 horas.

VACINA BIVALENTE - (60 ANOS OU MAIS) E IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - Serão atendidos os idosos, com 60 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores e imunossuprimidos, com 12 anos ou mais, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes, que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento. 

1ª, 2ª e 3ª DOSES (6 MESES A 1 ANO, 11 MESES E 29 DIAS) / PFIZER BABY - A primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano,  Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e um documento de identidade. 
As crianças de 3 e 4 anos, que receberam a primeira dose da Coronavac poderão tomar a segunda dose de Pfizer Baby. 
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRICA - Estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), no horário das 8 às 19h, nas UBS Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano,  Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião. 
 
1ª, 2ª, 3ª DOSES (12 A 29 ANOS - GESTANTES / 4ª DOSE (30 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) – PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses para 12 a 29 anos, gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 30 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Paulista, Ângela Rosa, Estação, Paulistano, Santa Clara, São Sebastião, Santa Terezinha e Aeroporto 3, das 8 às 19 horas. Pessoas que completaram o esquema vacinal com a dose única de Janssen, antes da gestação ou puerpério, podem realizar a 1ª dose adicional com 28 dias, após a dose única; a 2ª dose adicional, com 4 meses, após a 1ª dose adicional e a 3ª dose adicional, com 4 meses após a 2ª.

Vacinas de Rotina

 Vacinacao 07Mar original

      A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta terça-feira, 7, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
      A vacina Tríplice Viral será aplicada no período de 7 a 10 de março, seguindo o cronograma:  
07/03 - UBS Santa Clara
08/03- UBS Paulista
09/03- UBS Ângela Rosa
10/03 - UBS Santa Terezinha
 
INFLUENZA
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 6 meses, nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas.

Prefeitura abre chamamento para gestão do Parque dos Trabalhadores

paruqe original 

     A Prefeitura de Franca está concluindo um conjunto de melhorias no Parque dos Trabalhadores ‘Papa João Paulo II' e pretende buscar com as Organizações da Sociedade Civil, parcerias para a manutenção e exploração do espaço. Nesse sentido, foi publicado nesta sexta-feira, 3, no Diário Oficial, edital de Chamamento Público, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), com o objetivo de realizar a seleção de organizações do terceiro setor, interessadas em firmar um Termo de Colaboração com o Município, para a realização de projetos e gestão do local.
     O prefeito Alexandre Ferreira observa que esse é primeiro passo de uma ação, que objetiva melhorar as condições de utilização dos diversos outros locais de lazer e recreação mantidos pela cidade. 
Segundo o prefeito, a ideia é oferecer as famílias, ambientes aconchegantes para momentos de descanso e recreação, as pessoas adultas e as crianças.  Também lembrou de outras benfeitorias iniciadas pelo Poliesportivo, com a troca de iluminação, reforço na segurança e demais cuidados de conservação, a partir da contratação de uma empresa para cuidar adequadamente dos espaços externos.
    As instituições da sociedade civil, interessadas em participar, devem apresentar suas propostas a partir desta sexta-feira até o dia 3 de abril, contendo a Proposta e o Plano de Trabalho, em envelope lacrado, na sede da FEAC (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, 4º andar, no Parque Francal).  Uma Comissão de Seleção  e Análises de Projetos fará a abertura no dia seguinte ao do encerramento do prazo, com prazo de 10 dias para divulgar o resultado. Conhecidas as instituições classificadas, terão outro prazo para apresentação da documentação e propostas, seguindo os trâmites finais até a homologação e assinatura do contrato.
     O Parque dos Trabalhadores conta com área ampla, dotado de áreas de lazer, pista de caminhada e corrida, campos de futebol, quadras de areia, sanitários, quiosques, trilhas de bike e trekking, além de uma represa com nascente e reserva ecológica anexa ‘Dr. João Roberto Corrêa’. Fica localizado entre o Parque dos Pinhais e Jardim Milena, na Região Norte. Faz fundos com o Parque de Exposições ‘Fernando Costa’ e sedia a Secretaria de Segurança, com endereço de acesso pela Alameda Vicente Leporace, 4675. 
 
Prazo e investimentos
     Uma vez aprovado e assinado o Termo de Colaboração, com prazo de 12 meses, prorrogável por igual período (até o limite de 60 meses), a instituição parceira terá o compromisso de manter o Parque dos Trabalhadores conservado, cuidando da manutenção permanente e aberto de segunda a sexta-feira, das 6h às 21 e aos sábados, domingos e feriados das 6h às 20h. Com dotação prevista de R$ 1,1 milhão, do Programa de Apoio as Atividades de Desporto e Lazer, os repasses serão feitos, obedecendo ao cronograma de trabalho apresentado, por etapas, referentes as despesas com manutenção geral, organização de eventos, sempre com prévia aprovação da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura.
    Dado as peculiaridades do Parque dos Trabalhadores, caberá a instituição contemplada, disponibilizar serviços permanentes de limpeza, jardinagem, segurança e encarregado administrativo todos os dias da semana.  A execução dessas atividades e dos serviços obedecerá às especificações constantes do Termo de Colaboração. 
      A integra do edital pode ser consultada pelo site da FEAC, no link: http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos

Três escolas municipais começam a ter aulas em tempo integral

escola original 

      A partir de segunda-feira, 6, três escolas municipais de Franca passam a funcionar em período integral, no horário das 7 às 16 horas, através do Programa 'Tempo Todo'. São elas: EMEI Izaura Cunha Nunes (Leporace), EMEB José Mário Faleiros (Jardim Aeroporto 3) e EMEB Fausto Alexandre (Jardim Santa Bárbara)
     A iniciativa contempla alunos das Fases 1 e 2 da Educação Infantil e contou com investimentos da Secretaria de Educação para adequações e fornecimento de oficinas curriculares, além das diretrizes já existentes. A expectativa é que, a partir de abril, outras quatro escolas passem a contar com o Programa 'Tempo Todo', sendo a EMEI Maria de Lourdes Lima Pelizaro (Jardim Aeroporto 2), EMEB Paulo Freire (Jardim Aviação), EMEB Nair Martins Rocha (Vila Santos Dumont) e EMEI Izanild Paludetto (Centro), o que beneficiará, no total, 431 alunos.
    De acordo com Márcia Gatti, secretária de Educação, a última semana foi voltada para o planejamento dos professores, que atenderão os estudantes. Eles terão acompanhamento pedagógico e diferentes atividades, que serão realizadas nas Oficinas Curriculares para garantir o desenvolvimento motor, social e cognitivo.
     Além das aulas regulares, os alunos terão oficinas curriculares de teatro e dança, cultura do movimento e atividades culturais, tecnologia e inovação, leitura, jogos de raciocínio, experiências científicas, projetos didáticos, brinquedos e brincadeiras, aulas de inglês e de música.

Aberta licitação para Creche Escola do Copacabana

creche licitacao original 

    A Prefeitura publicou um novo edital de licitação para a contratação de empresa, que será responsável pela construção de uma Creche Escola, no Residencial Copacabana, na Região Oeste da cidade. Essa será a segunda tentativa, pois a primeira licitação, ocorrida em dezembro foi considerada deserta. O investimento previsto é de R$ 6 milhões.
    O prefeito Alexandre Ferreira ressalta que, ao todo, serão 5 novas construções que estão sendo autorizadas, onde a prioridade é aumentar a oferta de vagas, facilitando a vida das famílias que trabalham e não têm onde deixar as crianças. Somando-se a essa unidade do Copacabana, existe uma Creche já licitada, cujas obras foram iniciadas neste começo de ano, no Jardim Nossa Senhora das Graças (Pacaembu), uma ampliação para novas salas no Jardim São Jerônimo, duas novas com data de abertura das propostas na próxima semana e uma quinta em preparação para lançamento do edital, no Jardim Piratininga.
     Os investimentos projetados para essas 6 construções, chegarão a mais de R$ 22,7 milhões. Com relação, a unidade do Residencial Copacabana, o edital foi publicado no Diário Oficial na última semana. As empresas interessadas devem procurar a Comissão de Licitações, que funciona junto à Secretaria de Finanças (sala 3, na rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova), até às 9h, do dia 4 de abril. A creche será erguida em uma área institucional, reservada pela Prefeitura na rua Valdir Garcia.
 
Outras construções
      As licitações para duas creches serão abertas no próximo dia 10 e  estão projetadas para o Residencial Zanetti e Jardim Vera Cruz, Regiões Sul e Norte, respectivamente. Os investimentos superam os R$ 10 milhões.
      A creche do Residencial Zanetti terá investimento de R$ 5.095.006,76,  na rua Manoelita Pontes Castaldi, na esquina com a rua Maria Alice Taveira Coelho. A documentação e a proposta de preço devem ser entregues até o dia 10, às 9 horas, na Sala de Licitações da Secretaria de Finanças, que fica na rua Frederico Moura, 1517, no térreo. Os envelopes serão abertos às 9h30, no mesmo dia e local.
     Já a creche do Jardim Vera Cruz será construída no cruzamento das avenidas Nelson Japaulo e João Gonçalves. Serão investidos R$ 5.772.841,27 e as empresas interessadas na obra, deverão entregar a documentação e a proposta de preço também no dia 10, no mesmo endereço, às 14 horas. Os envelopes serão abertos às 14h30. 
      Atualmente, a rede municipal de creches é composta por 84 unidades, atendendo mais de 12 mil crianças, todas elas recebendo recursos municipais, com a gestão de instituições parceiras, através de chamamento público. Está programada para breve, o lançamento do edital para a Creche no Jardim Piratininga. 
 
Investimentos
       Para este ano, os investimentos em creches estão sendo ampliados, incluindo o pagamento da diferença da remuneração do professor para o auxiliar de sala, passando dos atuais 7,62% para 11,09%. Ao todo, serão destinados para as creches da cidade, R$ 86.276.876,20, além da alimentação escolar, equipamentos, materiais didáticos e outros itens.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais