Prefeitura reuniu os representantes de instituições de saúde municipais e particulares para oficializar a montagem do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus
Prefeitura reuniu os representantes de instituições de saúde municipais e particulares para oficializar a montagem do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus
Inscrições para o 36º Salão de Abril Nacional de Artes de Franca começam nesta quarta-feira
Equipes da Prefeitura seguem trabalhando na manutenção dos espaços públicos por toda a cidade
As Escolas Municipais e Creches vão paralisar suas atividades a partir da próxima segunda-feira, 23, preventivamente, atendendo as recomendações dos órgãos de saúde, como forma de prevenir e evitar contaminações com o Coronavírus. Durante essa semana a deliberação tomada pela Secretaria da Educação, é de funcionamento em ritmo normal, porém facultando aos pais levarem ou não suas crianças, enquanto devem se organizar nesse período para que a partir do dia 23 passem a deixá-las em locais que recebam os cuidados necessários, com orientações de evitarem frequentar ambientes com muitas fechados e com aglomerações.
No âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, a atualização mais recente nesse começo de tarde através da Vigilância Epidemiológica, era de que haviam 12 casos do Corona notificados na cidade, dos quais 4 tiveram o resultado do exame negativo e outros 8 no aguardo. Uma reunião envolvendo técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, Educação e dos representantes da rede hospitalar particular deve formatar a forma de atuação a partir dessa quarta-feira, 18, do Comitê de Prevenção e Enfrentamento, que poderá resultado em medidas complementares que estarão sendo passadas a opinião pública.
Nesses primeiros dias da semana, com a não obrigatoriedade de comparecimento nas escolas e por conta da divulgação em massa dos impactos do Covid -19, a frequência nas Escolas e Creches caiu em torno de 50%.
Em comunicados que estão sendo publicados nesta quarta-feira, 18, pelo menos 3 Conselhos Municipais estão informando que atendendo as recomendações dos órgãos nacional, estadual e municipal de Saúde, estão suspendendo temporariamente suas reuniões de trabalho. Um deles é o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, cuja presidente Sandra Cristina Calandria Pedigone, enumera das razões de prevenção e proteção da saúde pública e que as deliberações que dependerem de reuniões, serão feitas nesse período mediante contatos por meio eletrônico.
Os outros dois Conselhos que seguiram na mesma linha e adotaram a mesma medida preventiva, são o Comdecon (participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra), através de comunicado assinado por seu presidente, Carlos Eduardo da Silva e o Comupi (Conselho Municipal de Pessoa Idoso), através da sua presidente Ligia Leal Adrian. As reuniões e decisões deliberativas durante esse período emergencial serão feitas através de e-mails e outras formas eletrônicas.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, a partir das recomendações das autoridades da saúde achou por bem suspender toda a programação restante da Semana do Meio Ambiente, que começou na segunda-feira, 16. Nessa terça-feira, 17, uma palestra sobre a importância das abelhas e sua conexão com as águas, a importância das nascentes, chegou a ser realizada pela manhã, com alunos da Escola Municipal “Hélio Paulino”, no bairro Ana Dorotheia, mas no período da tarde a programação foi suspensa.
As atividades da Semana estavam previstas até o dia 22, envolvendo visitas monitoradas a equipamentos públicos e de tratamento de água e esgoto, como as Estações da Sabesp e também ao Jardim Zoobotânico. Em razão dessa situação de risco iminente com o Coronavírus se espalhando pelo Estado e o País, a decisão foi transferir os eventos que estavam previstos para outra ocasião a ser definida.
Todos os parceiros e colaboradores envolvidos com a iniciativa receberam comunicação prévia a respeito da decisão tomada.
A Prefeitura realizou no último sábado, 14, o Arrastão da Limpeza nas regiões do centro e da Cidade Nova, abrangendo 34 bairros. Foram recolhidos cerca de 16,7 toneladas de inservíveis. O trabalho teve a coordenação da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente com participação de agentes da Vigilância Sanitária.
O limite de ação englobou os setores entre avenidas Hélio Palermo, Ismael Alonso y Alonso e Adhemar de Barros, a partir do Jardim Consolação. Cerca de 40 homens foram distribuídos para trabalhar em oito caminhões, e recolheram os inservíveis, móveis velhos, eletrodomésticos, cadeiras e outros materiais que podem ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Com esse trabalho a Prefeitura procura deixar a cidade mais limpa e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue e contou com o apoio de equipes da Vigilância Sanitária, visitando domicílios e realizando o trabalho preventivo de orientação. O serviço foi complementado nessa segunda-feira, 16, quando um caminhão voltou a percorrer a região para apanhar o que ficou para trás.
É recomendável que os munícipes sigam algumas medidas para afastar o risco da proliferação do mosquito nas residências, orienta a Vigilância Sanitária.
Confira a dicas:
Pratos de vasos: retirar ou virar ao contrário. Pode colocar areia grossa ou fazer um furo para que a água escorra.
Garrafas, baldes e vasos vazios: cobrir e colocar em local protegido da chuva.
Bebedouro de animais domésticos: lavar com esponja e sabão pelo menos duas vezes por semana. Guardar se for viajar.
Ralos: devem permanecer sempre desentupidos e sem pontos de acúmulo de água.
Calhas: desentupir e limpar para a água correr livremente.
Piscinas: clorar a água e manter coberta quando não estiver em uso.
Entulhos de obras: cobrir e colocar em local coberto ou colocar no lixo reciclável detritos e inservíveis