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Franca sedia reunião da Secretaria Estadual de Esportes

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     O Teatro Municipal “José Cyrino Goulart” recebeu na manhã desta quarta-feira, 19, um encontro entre o secretário executivo de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, autoridades, coordenadores, CREF (Conselho Regional de Educação Física) e secretários municipais da região.

    O evento foi organizado pelo Governo do Estado e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), reunindo as Diretorias de Esportes de Franca e Ribeirão Preto, junto com os municípios das respectivas regiões. Foi apresentado o Projeto São Paulo Olímpico, feito em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, que tem como objetivo, promover o esporte nas escolas e investimento de R$ 150 milhões para buscar jovens talentos no atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei.

    Representando a secretária de Esportes, Coronel Helena Reis, o secretário executivo, José Roberto de Oliveira Souza, enfatizou a importância de um alinhamento de ações entre municípios e o Governo de São Paulo. “É fundamental que todos se engajem e as secretarias trabalhem em conjunto. Hoje, estamos aqui, apresentando as ações e o São Paulo Olímpico para que, posteriormente, seja criada resolução e os municípios aqui da região possam se inscrever. Os contemplados assinarão convênios, terão investimentos e capacitação”.

Prefeitura abre propostas para duplicação de duas avenidas

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      A Comissão de Licitações, da Secretaria de Finanças, realizou na manhã desta quarta-feira, 19, a sessão de abertura dos envelopes com as propostas financeiras para as concorrências, visando as obras de duplicação das Avenidas Geralda Rocha Silva, no Jardim Tropical e Euclides Vieira Coelho, no Jardim Aeroporto I.

     Após a análise das documentações apresentadas pelas empresas, um dos critérios estabelecidos nos editais era a apresentação das propostas no menor preço pelas empresas participantes.

    Para a concorrência da duplicação da Av. Geralda Rocha Silva, a empresa vencedora foi a Val Rocha Engenharia, com a proposta de R$ 2.849.500,00. Dentro do que prevê a legislação, o procedimento seguinte estabelece análise pelos membros da Comissão e o julgamento com resultado, com a publicação no Diário Oficial.

    Os serviços previstos para esse local, envolvem além da duplicação da avenida, a demolição da pavimentação existente, alargamento da via e drenagem com reaproveitamento do sistema atual, com fornecimento de material, mão de obra, equipamentos e transporte do material.

    Paralelo ao processo licitatório, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente estão realizando a preparação e adequação do espaço para a execução das obras.

    Já a licitação para as obras da Avenida Euclides Vieira Coelho, no Jardim Aeroporto I, na Região Sul da cidade, com a participação de duas empresas, a menor proposta apresentada foi no valor de R$ 4.271.800,83, pela Val Rocha Engenharia, considerada a vencedora.

    Para esse local, além dos serviços de abertura da via, estão projetadas a duplicação, instalação do sistema de iluminação pública, drenagem e implantação de rotatórias, com material e equipamentos sob a responsabilidade da empresa.

Último dia para inscrições de Conselheiros Tutelares

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     As pessoas interessadas em se candidatar a uma das 10 vagas para os dois Conselhos Tutelares de Franca, têm até esta quinta-feira, 20, para efetuarem a inscrição. Esse é um processo, conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e visa a renovação dos dois colegiados, onde serão eleitos, junto com 5 conselheiros em cada um, os respectivos suplentes.

     O papel principal do Conselheiro Tutelar é zelar pela defesa dos direitos da criança e do adolescente, conforme estabelece o Estatuto da Criança e legislação complementar. Até esta quarta-feira, cerca de 10 candidatos haviam feito a inscrição.

    Os interessados em concorrer às vagas, deverão ter 21 anos ou mais e se apresentar a sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Av. Champagnat, 1750, centro), das 9h às 13h, munidos do requerimento de inscrição, acompanhado se for o caso, do original da procuração, com firma reconhecida e cópia de documento com foto do procurador, cópia, acompanhada do original, do RG ou CNH ou Carteira Expedida por Órgão de Classe ou Carteira de Trabalho);cópia do CPF e do Título de Eleitor; comprovantes de estar em dia com obrigações eleitorais e militares (quando for o caso), declaração de residência em Franca, de no mínimo dois anos ininterruptos, contados até a data da inscrição; atestado de antecedentes criminais; Histórico escolar; 1 foto 3x4 recente, de frente e com fundo branco; comprovação de experiência na defesa e/ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente, por um período mínimo de dois anos.

     Após essa etapa inicial, será feita uma análise da documentação apresentada pelos candidatos, que participarão de uma capacitação e avaliação.

     A escolha se dará pelo voto direito, cujo pleito está marcado para o dia 1º de outubro e a posse prevista para o começo de janeiro de 2.024, para um mandato de 4 anos, com vencimentos mensais na ordem de R$ 5,5 mil.

    O edital, com as orientações completas, pode ser consultado no link: https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=2215:eleicao-conselho-tutelar-2024-2027&Itemid=589

    Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9303

Saúde ministra palestra sobre prevenção de acidentes

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     Com o tema “Ações de Resposta do Setor Saúde”, servidores da Vigilância, CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram e ministraram palestras no curso “Primeiro no Local”, que faz parte da Subcomissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.

     O evento aconteceu nos dias 18 e 19, no auditório do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) e contou com a presença de autoridades em Saúde, Guarda Civil, Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), SAMU, Arteris e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de Franca e região.

    Nesta quarta-feira, os trabalhos foram iniciados com palestras dos servidores dos setores de Vigilância, CEREST e SAMU falando sobre Ações de Resposta do Setor Saúde. Foram abordados temas, como acidentes com produtos químicos; ações que a Vigilância pode adotar, explicações das atribuições, competências de cada setor e importância da prevenção de acidentes, bem como ações iniciais que os órgãos municipais aplicam.

    Simone Mutran, do Cerest e Vigilância, enfatizou a importância do encontro. “O trabalho de primeiro atendimento em locais de riscos é muito importante e, às vezes, o cuidado com a própria saúde, enquanto faz atendimento, passa despercebido pelo próprio trabalhador. Por isso, é fundamental falarmos sobre esses assuntos”, disse.

    As palestras de trabalhadores da Secretaria de Saúde encerraram com a participação do coordenador do SAMU, Vitor de Oliveira Gonçalves. Ele explicou as atribuições do serviço de atendimento e disse que o evento trouxe informações atualizadas sobre acidentes químicos. “Foi importante para entender e conhecer mais a rede, que temos à disposição e o papel definido do SAMU, com atendimento móvel e orientações através do serviço de telemedicina, que tem desde a orientação até a prescrição e atendimento médico.”

   O evento seguiu até o início da tarde, com explicações sobre atendimentos a emergências e exercícios teóricos.

Campeonatos de futebol da FEAC prometem agitar a cidade

 

      A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) divulgou nesta semana, que estão em andamento os preparativos para a realização nos próximos meses, de uma série de campeonatos de futebol, que irão atender a várias faixas etárias, com o objetivo de oferecer oportunidades aos iniciantes e a descoberta de futuros talentos. As inscrições já estão abertas para campeonatos em três categorias, sendo Sub 11, 13 e 15, que devem ser feitas até o dia 28, deste mês.

     Os responsáveis pelas equipes, limitadas ao número de 20 por faixa etária de idade, devem encaminhar oficio, manifestando interesse em participar, citando a categoria, com a relação dos atletas, com as informações pessoais de cada um e contato para receber comunicações posteriores, regulamento, entre outras. A FEAC está instalada no prédio da Secretaria de Educação, 4º andar, da Avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal.

     Com 20 equipes por categoria, a previsão é começar esses campeonatos na segunda quinzena de maio.

Varzeano e série B

    O segundo campeonato de futebol previsto, será o Varzeano da Série B e Veteranos, destinado aos atletas com 40 anos ou mais. Para essas disputas, o número de participantes está limitado a 16 agremiações, já definidas, em processo de recebimento da documentação, aprovação de regulamento e Congresso Técnico. As competições deverão ser iniciados em meados de junho.

Série A

     O outro campeonato, organizado pela FEAC, deverá ser iniciado no começo do segundo semestre, com 20 agremiações que integram a chamada Série A do Varzeano, divididas em dois grupos e respectivas categorias interiores, o Sub-20, constituída pelos atletas mais jovens revelados pelas equipes. Essas disputas acontecerão em 7 praças esportivas gramadas, mantidas pela Prefeitura, com a possibilidade da disputa final ocorrer no ‘Estádio José Lancha Filho - Lanchão’.

    O prefeito Alexandre Ferreira está oferecendo todo o suporte para as atividades esportivas, observa o dirigente da FEAC, citando as inúmeras participações de outros esportes em eventos locais e fora da município. E este ano, mais uma vez, o futebol nas categorias de base, a Prefeitura volta a oferecer espaços com os campeonatos a partir dos 11 anos, cujo propósito, acrescenta o presidente da FEAC, Mateus Caetano, é dar opções de diversão para os jovens e as populações onde ocorrem as disputas.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

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Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta quinta-feira, 20, no horário das 8 às 19 horas.

VACINA BIVALENTE - (60 ANOS OU MAIS) / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidos os idosos, com 60 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes, que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.

1ª, 2ª e 3ª DOSES (6 MESES OU MAIS) / PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer para pessoas, com idade a partir de 6 meses ou mais estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e um documento de identidade.

Pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac, poderão tomar a 2ª dose da vacina Pfizer, correspondente a sua idade.

4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) – PFIZER - A quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Paulista, Ângela Rosa, Estação, Paulistano, Santa Clara, São Sebastião, Santa Terezinha e Aeroporto 3, das 8 às 19 horas. Pessoas que completaram o esquema vacinal com a dose única de Janssen, antes da gestação ou puerpério, podem realizar a 1ª dose adicional com 28 dias, após a dose única; a 2ª dose adicional, com 4 meses, após a 1ª dose adicional e a 3ª dose adicional, com 4 meses após a 2ª.

Campanha Influenza

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      Está em andamento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, destinada a crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (deverão apresentar Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (apresentar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo Doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, Doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados e Portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A vacina contra a Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas dos públicos-alvos deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. É obrigatório o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS's. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

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