Email  

Notícias

Festival ‘Águas de Março’ começa nesta sexta-feira

Aguas 19 original original 

      Dança, música, teatro, literatura e hip-hop fazem parte da programação do 32º Festival Águas de Março, que tem início nesta sexta-feira. O evento será realizado de 24 a 26 de março, sendo retomado no dia 30 até o dia 2 de abril, no Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”. 
     O ‘Águas de Março’ começa sempre às 19 horas e a entrada é gratuita. A abertura acontece na sexta, 24 e às 19h15, o festival começa com a Orquestra Experimental do Colégio Pessoa. Em seguida, o escritor Gabriel Alvim se apresenta com a poesia “Musa do Meu Amar”. Às 20h15 é a vez de Vinicius Ruston, que declamará “Um Simples Poema”. O primeiro dia de festival se encerra às 21 horas, com a cantora Evelyn Salviano.
     No sábado, às 19 horas, Yasmin Schesling abre os trabalhos com apresentações de dança, seguida por uma apresentação teatral do grupo Stop and Drama. Fabiana Rodrigues sobe ao palco às 19h45, com dança do ventre. Às 20h30 é a vez do espetáculo de teatro “Mais Um”, que aborda temas do cotidiano, como encontros e desencontros. O festival termina seu segundo dia com mais dança do ventre, estrelada por Elis Regina Giolo, Tânia do Couto Rosa e Silvana Borges.
    O domingo, 26, começa com literatura. Serão duas apresentações, às 19h e 19h30, de Ana Carolina Silva Borges e Norberto Felipe de Oliveira. Depois, às 19h45, Norberto volta aos palcos para um show de música. A dupla Velvet Rock, de Ana Paula Paulute e Fernanda Sanaioti, encerra a primeira semana. 
    O ´Águas de Março’ volta na quinta-feira, 30, com o talento de Paulo Gimenes na música. Às 19h30, a Companhia Juvenil La Dive encena o espetáculo ‘Matilda’. Tem mais teatro às 20h e às 20h50, com apresentações da Companhia Cinco de Teatro e Luís Eduardo Santos Faleiros com a peça “A Vida é um Fio”.
    Sexta-feira, 31, será o dia da dança no festival. Haverá apresentações do Studio Daniela Tosi, artista Lurian Merie, da escola Vem Dançar e Raquel e Camila Ballet. 
    Já o sábado mesclará artes. Às 19 horas tem “Camerata”, do projeto Brincando com a Música. A peça infantil “Onde começa o começo?” se inicia às 19h30 e os horários finais terão “A Terapia”, apresentação teatral baseada em livro de mesmo título, e show do rapper Molusco.
    O último dia do ‘Águas de Março’ começa às 19 horas, com entrega de certificados de participação, destaque e mérito. Já às 19h30, o festival será encerrado com apresentação especial do Ensemble Vocal da Orquestra Sinfônica de Franca e do Coral Infantil da Rede Municipal de Ensino.
    O Teatro Municipal fica na avenida Sete de Setembro, 455, no Residencial Baldassari.

Ciênciamóvel leva a história da energia elétrica às escolas

 ciencia original

     Transmissão de conhecimento, teoria e experimentos são alguns dos elementos, que fazem parte do Ciênciamóvel, projeto da Prefeitura de Franca, que vai até as escolas da cidade.
     Na manhã desta segunda-feira, 20, por exemplo, o caminhão do Ciênciamóvel estacionou na porta da EMEB 'Valéria Tereza Spessoto'. Os alunos ouviram dos professores, explicações e a história da energia elétrica. O objetivo é levar ciência para a comunidade e as escolas, às segundas e terças-feiras. "Esse projeto, que funciona de forma itinerante, é ofertado para as escolas municipais e estaduais, abrangendo todas as faixas etárias", disse.
     O projeto, que existe desde 2012, atende uma média de 13 mil estudantes por ano e faz parte do Espaço de Difusão Científica, da Secretaria de Educação, que funciona no Colégio Champagnat. 
 
Ciência ao alcance de todos
    O Espaço de Difusão Científica tem 20 anos de existência e, além do Ciênciamóvel, conta ainda com o Observatório de Astronomia, Centro de Inclusão Digital e Museu Interativo de Ciências. Onze professores fazem parte destes projetos, que recebem desde alunos da Fase I até a comunidade em geral. 
    Na última sexta-feira, um grupo de educadores e 48 estudantes da Escola Estadual ‘Prof. José Pinheiro de Lacerda’ tiveram acesso aos diversos experimentos, com explicações detalhadas feitas pelas equipes técnicas da própria unidade, que recebe essas visitas monitoradas.
    Para o estudante Vitor Hugo Coelho de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, os experimentos são interessantes. Ele citou uma demonstração feita pelo monitor com alguns produtos químicos e os diferentes efeitos produzidos. 
   Sua colega de escola, Maria Clara Lourenço, do 1º ano, também comentou a importância do acesso a tantos aparelhos com funções diversas, ajudando no aprendizado em sala de aula. Relatou ter gostado das informações recebidas na recepção, como estrutura, papel histórico e o que funciona no edifício Champagnat.
 
Museu de Ciência
    Quem quiser conhecer o Museu pode visitá-lo sempre na última sexta-feira do mês, à noite. É recomendado que as pessoas agendem a visita para que haja um melhor aproveitamento, sendo acompanhados pelos monitores com as explicações e funções de cada experimento. 
    O agendamento pode ser feito pelo telefone (16) 3711-9320.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 covid21 03 original

     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta terça-feira, 21 de março, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (60 ANOS OU MAIS) E IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) - Serão atendidos os idosos, com 60 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores, imunossuprimidos, com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes, que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (6 MESES OU MAIS) / PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer para pessoas, com idade a partir de 6 meses ou mais estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano,  Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e um documento de identidade.
 
Pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac, poderão tomar a 2ª dose da vacina Pfizer, correspondente a sua idade. 
 
4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) – PFIZER - A quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Paulista, Ângela Rosa, Estação, Paulistano, Santa Clara, São Sebastião, Santa Terezinha e Aeroporto 3, das 8 às 19 horas. Pessoas que completaram o esquema vacinal com a dose única de Janssen, antes da gestação ou puerpério, podem realizar a 1ª dose adicional com 28 dias, após a dose única; a 2ª dose adicional, com 4 meses, após a 1ª dose adicional e a 3ª dose adicional, com 4 meses após a 2ª.

Vacinas de Rotina

 rotina21 03 original

     A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta terça-feira, 21, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
      A vacina Tríplice Viral será aplicada no período de 21 a 24 de março, atendendo ao seguinte cronograma:
 
21/03 - UBS Estação e UBS Ângela Rosa
22/03 - UBS Paulistano e UBS Santa Clara
23/03 - UBS Aeroporto 3 e UBS Luíza
24/03 - UBS Brasilândia e UBS Estação
 
INFLUENZA
       A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 6 meses, nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas.

Ação Social inaugura Cozinhalimento e Banco de Alimentos

IMG 0846 original 

      Foram inauguradas na tarde desta sexta-feira, 17, a Cozinhalimento e o Banco de Alimentos, projetos da Secretaria de Ação Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, no Parque dos Trabalhadores, que visam garantir a segurança alimentar da população.

      O evento contou com a participação da secretária da pasta, Gislaine Liporoni Peres, Sizele Rodrigues, nutricionista representante do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, membros do Conselho de Segurança Alimentar municipal e estadual, secretários municipais e vereador.

     A Cozinhalimento é um espaço equipado com orientações e cursos para o preparo de alimentos, com foco na alimentação saudável e nutritiva. Com isso, a Prefeitura de Franca poderá incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutrição sustentáveis.

      Já o Banco de Alimentos tem a finalidade de adquirir e fornecer alimentos para a população, em situação de insegurança alimentar, incluindo verduras, frutas e legumes.

      Gislaine Liporoni destacou o trabalho feito para viabilizar os projetos e a parceria com o Governo do Estado, desde a criação do Conselho de Segurança Alimentar até a montagem dos equipamentos e espaço. “Quando assumimos a pasta, tínhamos 12 mil famílias aguardando alimentos e em insegurança alimentar. A ideia foi trabalharmos nisso para resolver a questão da fome e insuficiência de alimentos saudáveis. Agora, temos uma política de segurança alimentar, saltando do emergencial para a política continuada”, disse.

      Sizele Rodrigues elogiou a iniciativa do município em se consolidar para realizar os projetos.  “Temos 306 cozinhas pelo estado e a gente considera um importante equipamento de segurança alimentar para a população.”

      Além da Cozinhalimento e o Banco de Alimentos, a Ação Social também está com uma horta comunitária na Vila Gosuen, que já está garantindo alimentos à comunidade. Gislaine também anunciou e agradeceu ao FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade) pela doação de 900 cestas básicas e as 11 toneladas de alimentos doadas por uma rede de supermercados. Tudo será destinado ao Banco de Alimentos.

Prefeitura publica licitação para a Central de Monitoramento

 monitora original original

      Após autorização do prefeito Alexandre Ferreira, foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 17, o edital de abertura de licitação para a reativação da Central de Monitoramento, que funcionava no Terminal de Ônibus “Ayrton Senna”, no Centro de Franca.  As empresas interessadas em participar do processo terão prazo até às 15h, do dia 30, deste mês, para a apresentação das propostas, que serão abertas para disputas, meia hora depois.

      O serviço de monitoramento estava desativado desde o início de 2.017 e será retomado a partir da conclusão desse processo, com a colocação de mais equipamentos em pontos estratégicos. Ressalte-se que antes eram 40 câmeras e o novo projeto prevê, além da recuperação dos equipamentos possíveis, a instalação de 56 dispositivos de segurança em vias e locais públicos, funcionando 24 horas.

    O monitoramento vai funcionar integrado com o sistema da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento na cidade. Segundo o prefeito, esse do monitoramento eletrônico das ruas é mais uma medida, que está sendo tomada precedida de muito diálogo e ajuda das forças de segurança da cidade e dos vereadores.

     O secretário de Segurança, Marcus Araújo, também destacou que o vídeo monitoramento é uma ferramenta tecnológica com múltiplas funções, que chega para ajudar na prevenção de crimes.

Locais de instalação

    O serviço de monitoramento deverá ser prestado em regime de comodato, de solução de videomonitoramento urbano e monitoramento de alarme 24h, com comunicação através de rádio frequência, compreendendo a instalação, manutenção corretiva, preventiva e suporte técnico, de monitoramento em caso acionamento, com disponibilização de todos os materiais para execução do serviço, para atender as necessidades de segurança.

    Os novos equipamentos serão instalados em cruzamentos de vias públicas como avenidas Brasil, Major Nicácio, Presidente Vargas, Hélio Palermo, Dr Ismael Alonso y Alonso, Dom Pedro, Orlando Dompieri, Chico Júlio, Moacir Vieira Coelho, Abrahão Brickmann, José da Silva, Integração, Adhemar Pereira de Barros, Wilson Sábio de Mello, Antônio Barbosa Filho; e as ruas Libero Badaró, Francisco Marques, Simpliciano Pombo, Campos Salles, General Osório, Campos Salles, Major Claudiano, Monsenhor Rosa, Saldanha Marinho, General Telles. O Viaduto Dona Quita, o Ginásio Poliesportivo 'Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão) e o Terminal de Ônibus da Estação entre outros serão monitorados.

‘Música em Todos os Cantos’ tem apresentações no Poliesportivo, feira livre, Rodoviária e praça

Tunico Magno original 

   As pessoas que gostam de música poderão apreciar várias apresentações neste final de semana. O projeto ‘Música em Todos os Cantos’, realizado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), em parceria com a Sociedade Esportiva Franca, terá atrações no sábado e domingo.

      As apresentações são gratuitas e têm duas horas de duração. No sábado, 18, dois locais terão os shows: a praça Carlos Pacheco, em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano, que contará com a participação de Joaquim Netão, das 10 às 12 horas. O Duo Vox se apresenta das 9 às 11 horas, na feira livre da Estação, que acontece todos os sábados na avenida Frei Germano.

      No domingo, 19, o Poliesportivo recebe das 9h30 às 11h30, Tunico Magno. O ‘Música em Todos os Cantos’ voltará na próxima sexta-feira, 24, no Terminal Rodoviário, das 17 às 19 horas, novamente com o músico.

     O objetivo dessa parceria cultural entre FEAC e Sociedade Esportiva é levar música de qualidade, lazer e entretenimento para as pessoas, garantindo também que artistas da cidade possam mostrar seus talentos. O repertório é variado para todos os gostos, desde MPB, sertanejo, rock, pagode, samba e outros estilos musicais.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais