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Notícias

Secretaria recupera galerias na Av. Ângelo Pedro

 galerias da avenida Angelo Pedro
     Equipes da Prefeitura realizaram nesta terça-feira, 25, a substituição de oito tubos de concreto das galerias pluviais da avenida Ângelo Pedro, na Vila Industrial. As fortes chuvas dos últimos dias levaram ao rompimento da tubulação e por, consequência, o afundamento do pavimento asfáltico.
     A Secretaria de Infraestrutura registrou problemas semelhantes em outras áreas da cidade, providenciando com celeridade os reparos necessários. Nas últimas semanas, receberam manutenção as galerias na avenida Gini Teixeira Rocha, nos fundos do Jardim Integração, no cruzamento da rua José Gianesella e avenida São Francisco, no bairro City Petrópolis, na rua Voluntários da Franca, na Estação, entre outros locais.
     Pela manhã, o local foi aberto para dar início aos reparos, utilizando uma máquina retroescavadeira. Para realizar os trabalhos foi necessário manter o tráfego em meia pista.
     As causas do rompimento são o desgaste natural da rede, aliado à presença de objetos atirados indevidamente, causando obstruções e impedindo o fluxo da água. De acordo com a programação, a próxima intervenção será no Jardim Panorama, região leste da cidade.
 

Meio Ambiente retoma castração de animais

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     A Secretaria de Meio Ambiente retomou o serviço de castração de animais. A clínica credenciada e responsável pelo serviço providenciou as adequações exigidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. A estimativa é que sejam realizadas, durante o ano, mais de 3,6 mil procedimentos. A castração é a maneira mais prática e eficaz para o controle de animais abandonados, além de prevenir diversas doenças em cães e gatos. 
     Para este ano, o investimento no serviço será de R$ 300 mil, obtidos por meio de convênio com o Governo Estadual. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares dos deputados Delegada Graciela e Bruno Lima, com a destinação para a implementação do Programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos.
     A cirurgia é realizada em animais a partir dos seis meses de idade, que além de cadastrados, recebem um chip ou são tatuados. Isso já permite a localização do proprietário/responsável.
     Para ter acesso ao serviço de castração, as pessoas devem procurar o Canil Municipal e realizar o agendamento do serviço, fornecendo dados pessoais, endereço e indicar o tipo de animal que possui e deseja castrar, declarando ser o seu responsável. 
     O Canil Municipal está localizado na rua José Gianesella, 415, City Petrópolis, e o telefone para atendimento é 3703-9389.
 
 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta quarta-feira, 26, contempla nove postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.
 
1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS)
     Acontecerá nesta quarta-feira, 26, a imunização de crianças PCD (Pessoas com deficiência) e crianças com comorbidades que tenham idade de 5 a 11 anos. A vacinação acontecerá na UBS Leporace, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência, além de apresentar o Termo de Assentimento devidamente preenchido com assinatura do responsável legal, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     Já crianças nessa mesma faixa etária com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (10 A 11 ANOS GERAL) - CORONAVAC
     Nesta quarta-feira, 26, a imunização de crianças de 10 e 11 anos será realizada nas UBS's São Sebastião, Aeroporto 3 e Horto, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência, além de apresentar o Termo de Assentimento devidamente preenchido com assinatura do responsável legal, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
 
 
1ª DOSE (DE 12 A 17 ANOS) / 2ª E 3ª DOSES / 4ª DOSE (IMUNOSSUPRIMIDOS) - PFIZER
     Para as pessoas maiores de 12 anos, gestantes e puérperas, da mesma faixa etária, que ainda não receberam a primeira dose, além da aplicação da segunda e terceira doses e quarta dose para imunossuprimidos da vacina Pfizer, a vacinação acontece nesta quarta-feira, 26, nas UBS's Estação, Paulista, Aeroporto 1 e Ângela Rosa, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 28 dias. Já o intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira e segunda doses para gestantes e puérperas.
     A teceira dose para pessoas com 18 anos ou mais, podem receber o imunizante após 4 meses da segunda dose. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 18 anos, com intervalo de 28 dias após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
1ª E 2ª DOSE (ACIMA DE 12 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira e segunda doses da vacina Coronavac para pessoas acima dos 12 anos, será nas UBS's São Sebastião, Aeroporto 3 e Horto, nesta quarta-feira, 26, das 7h30 às 16h. Para a segunda dose, deverão apresentar comprovante de aplicação da primeira dose, com intervalo de 28 dias da primeira aplicação.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
 
 
2ª DOSE - JANSSEN
     Nesta quarta-feira, 26, será aplicada na UBS Planalto, das 7h30 às 16h, a dose adicional para as pessoas que tomaram a vacina Janssen, com o intervalo de pelo menos dois meses, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e o comprovante da primeira aplicação. Segundo o Documento Técnico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a dose adicional poderá ser, preferencialmente, da vacina Pfizer ou qualquer imunobiológico disponível. 
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para esta quarta-feira, 26, estarão disponíveis as UBS's Progresso, Paulistano, Santa Terezinha e Guanabara,  funcionando das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
    Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma vírus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Prefeito autoriza compra emergencial de 1,4 mi de doses medicamentos

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     Nesta semana, o prefeito Alexandre Ferreira autorizou a compra emergencial de mais de 1,4 milhões de doses  de medicamentos. Com o aumento do atendimento a pacientes com sintomas de Síndromes Gripais na rede municipal de saúde, a Prefeitura registrou um crescimento na distribuição de medicamentos usados para o tratamento desses sintomas. Dentre os remédios adquiridos pela Prefeitura estão amoxicilina, azitromicina, dexametasona, dipirona, loratadina, paracetamol, salbutamol, entre outros. 
     A Secretaria de Saúde faz o monitoramento diário dos estoques e realiza compras com antecedência para que não haja desabastecimento da Farmácia Central do município. Até o momento, não há falta de remédios na rede municipal de saúde, garantiu o prefeito. Mas existe essa preocupação, tendo em vista o atraso na entrega de alguns pedidos realizados no final do ano passado. Diante desse cenário, a Prefeitura já providenciou as medidas cabíveis junto aos fornecedores para garantir a manutenção do estoque.
     De acordo com o levantamento realizado pela Farmácia Central, em alguns casos, o aumento do consumo chegou à 361% se comparado com a média do último quadrimestre de 2021. Esse é o caso do medicamento salbutamol, cuja média era de 266 frascos ao mês. Em apenas 20 dias, o consumo subiu 361%, chegando a 958 frascos. Seguindo essa proporção, a previsão é que esse medicamento chegue a 541% de aumento até o final do mês.
     O segundo medicamento com maior prescrição foi a prednisona, chegando a 209.500 doses somente este mês, registrando um aumento de 276%. Em dezembro do ano passado, foram 75.400 comprimidos distribuídos.
 

Matrículas para o EJA terminam no próximo dia 31

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     A Secretaria de Educação informa que as matrículas para o EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade presencial, se encerram no próximo dia 31. Os interessados em concluir os estudos, nos ensinos Fundamental e Médio, devem ter idade acima de 15 e 18, respectivamente.
     As inscrições são feitas presencialmente e estão disponíveis em quatro escolas distribuídas entre os bairros Jardim América, Aeroporto 3, Integração e Redentor, de segunda à sexta-feira, das 14h às 20h. 
     É necessária a apresentação dos seguintes documentos, sendo cópia e original do CPF, RG, certificado de reservista e título de eleitor, comprovante de endereço, com CEP, certidão de nascimento ou casamento, certidão de nascimento dos filhos, declaração de trabalho, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4. 
     Para este ano, será mantida a mesma estrutura atual, permitindo um aproveitamento de aprendizado, em tempo mais rápido, possibilitando a conclusão do ciclo no período de um ano e meio ou dois, com aulas noturnas, das 19h às 23h. Durante o ano passado, o EJA atendeu cerca de 2.430 alunos.
 
     Confira a lista das escolas que estão recebendo as matrículas: 
 
1) Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli 
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929 - Jd. América
 
2) Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971 – Jd. Aeroporto III
 
3) Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa 
Rua João Francisco Murzi, 5210 – Jd. Redentor
 
4) Escola Municipal Prof.ª Nair Martins Rocha
Rua Padre Conrado, 1900 – Vila Santos Dumont
 
Modalidade Semipresencial
     A Secretaria de Educação oferece também a opção semi-presencial, onde o aluno leva o material para estudar em casa e pode tirar suas dúvidas com os professores do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal). As inscrições para essa modalidade acontecem durante todo o ano. A unidade fica localizada no Colégio Champagnat, na avenida Champagnat, 1.808, no Centro. 
 

FEAC reabre prazo para inscrições no espaço "Franca Feito à Mão"

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     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) abre novo prazo de inscrições para o cadastramento e concessão de Licença de Funcionamento do espaço "Franca Feito à Mão". Para esse novo processo seletivo, são oferecidos 10 pontos de comércio. Pode participar todo e qualquer cidadão, seja artista, artesão, culinário e costureiro de artesanato criativo, que tenha idade mínima de 18 anos.
     Os candidatos deverão atender aos requisitos do Edital, publicado no último sábado, 22, e do Regulamento estabelecido pela Resolução FEAC nº 003/2021. O edital pode ser consultado no site da Prefeitura ( http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos/1412-edital-de-chamamento-publico-para-projeto-franca-feita-a-mao ). 
     Essas vagas são remanescentes de um chamamento anterior, para o qual foram acolhidas e classificadas 20 propostas. As inscrições estarão abertas entre os dias 26 deste mês e 25 de fevereiro, cujo atendimento será realizado na sede da Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento", localizada na rua Oscar Brasilino, 1531, centro, das 8h às 16h.
 
O Projeto "Franca Feito a Mão"
     O projeto "Franca Feito à Mão" tem o objetivo de fomentar e divulgar culturalmente o artesanato, a arte, a culinária, a costura criativa e suas técnicas, ampliando as oportunidades de renda a esses profissionais. Sempre buscando valorizar a originalidade, regionalidade e o fator de desenvolvimento humano, expressões artísticas, preservação da tradição cultural, geração de renda ao artesão e artista francano.
     O local reservado para montagem das tendas padronizadas, cedidas pela Prefeitura, é a Praça Carlos Pacheco, em frente à Casa da Cultura, próximo ao Cemitério da Saudade. O funcionamento varia de acordo com a disponibilidade de cada pessoa credenciada, durante a semana e aos sábados, sempre a partir das 9h.
 

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