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Confira a programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 para esta terça-feira

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta terça-feira, 1º de fevereiro, contempla 9 postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.

 

1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 ANOS – POPULAÇÃO GERAL) / 1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS)
     Para esta terça-feira, 1º, a aplicação da primeira dose para crianças de 5 anos (população geral) e crianças de 5 a 11 anos - PCD (Pessoas com deficiência) com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Estação, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência, além de apresentar o Termo de Assentimento, devidamente preenchido com assinatura do responsável legal, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.



1ª DOSE (6 A 11 ANOS GERAL) - COMORBIDADES E PCD / CORONAVAC
     A imunização de crianças de 6 a 11 anos será realizada nas UBS's Planalto, Aeroporto 1 e Leporace, das 7h30 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência, além de apresentar o Termo de Assentimento devidamente preenchido com assinatura do responsável legal, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.



1ª DOSE (12 A 17 ANOS) 2ª E 3ª DOSES (ACIMA DE 18 ANOS) / 4ª DOSE (IMUNOSSUPRIMIDOS) - PFIZER
     A primeira, segunda e terceira doses para as gestantes e puérperas, além da aplicação da segunda dose para pessoas acima de 18 anos e também a quarta dose para imunossuprimidos da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta terça-feira, 1º, nas UBS's São Sebastião, Paulistano, Progresso e Santa Terezinha, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 28 dias. Já o intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira e segunda doses para gestantes e puérperas.
     As pessoas, com 18 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 18 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do pr.imeiro reforço.



1ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira dose da vacina Coronavac para pessoas  com 12 anos ou mais e a segunda dose para pessoas acima dos 18 anos, serão aplicadas nesta terça-feira, 1º, nas UBS's Planalto, Aeroporto 1 e Leporace, das 7h30 às 16h. Para a segunda aplicação, deverão apresentar comprovante de aplicação da primeira dose, com intervalo de 28 dias.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19



2ª DOSE - JANSSEN
     Para esta terça-feira, será aplicada na UBS Ângela Rosa, das 7h30 às 16h, a dose adicional da vacina Janssen. 
 
 
 
Balanço do Mutirão
     A Secretaria de Saúde informou que, no último sábado, 29, aplicou 2.946 doses entre a primeira, segunda e terceira doses das vacinas contra a Covid-19, em 8 postos de atendimento durante o mutirão realizado. 
     Do total contabilizado, a maior quantidade distribuída foi para a terceira dose, com 1.566 pessoas imunizadas. Na sequência, está a primeira dose, com 1.319 francanos vacinados, sendo 1.308 para a faixa etária de 5 a 11 anos, de 12 a 17 anos, foram aplicadas 9 doses e 2 para pessoas de 18 anos ou mais. 61 pessoas receberam a segunda dose. 
     Segundo a Secretaria de Saúde, até o último sábado, 29, foram aplicadas 677.695 doses, sendo 298.977 para a primeira dose, 267.021 para a segunda aplicação e 111.697 para a dose adicional. 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta terça-feira, 1º, estarão disponíveis as UBS's Aeroporto 3, Paulista, Horto e Guanabara,  funcionando das 7h30 às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Arrastão de Limpeza recolheu 24 toneladas de materiais no último sábado

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     A Secretaria de Meio Ambiente realizou no último sábado, mais uma edição do Arrastão de Limpeza, na região Oeste da cidade. Foram atendidos 36 bairros, por 10 equipes, que efetuaram a recolha dos materiais separados pelos moradores. 
    No geral, foram recolhidos móveis velhos, sofás, mesas e utensílios domésticos, além de lâmpadas fluorescentes, que foram destinados para a reciclagem.  Ao final da atividade, houve em média, uma recolha de 24 toneladas de materiais para descarte.  
     Este trabalho é realizado, mensalmente, atendendo as regiões da cidade, afim de manter a limpeza e organização ambiental dos bairros para prevenir o acúmulo de entulhos e principalmente, a proliferação de doenças. Neste período do ano, com o aumento das chuvas, os materiais descartados incorretamente podem servir para criadouros do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) e aumento de insetos peçonhentos. 
     O próximo Arrastão de Limpeza acontecerá no dia 26 de fevereiro, contemplando 44 bairros da Região Oeste.
     Mais informações poderão se obtidas pelo telefone (16) 3711- 9440

Eleita a primeira diretoria do Conselho de Usuários

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     Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 31, a posse dos novos membros da direção executiva do Conselho Municipal de Usuários dos Serviços Públicos. A cerimônia conduzida pela Prefeitura de Franca, através da Comissão de Seleção e Avaliação da Controladoria Interna e Departamento de Ouvidoria, aconteceu no auditório do CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), no bairro Cidade Nova. 
     Esse Conselho Municipal de Usuários é um espaço que possibilitará a participação popular na Ouvidoria, com a avaliação nas ações e programas do município, oferecendo sugestões junto ao Executivo, com mandato de 2 anos.  Depois que os presentes foram apresentados, por aclamação, foram eleitos os membros da direção executiva. Para presidente, o servidor Adílson Marqueti, representando o Poder Público, vice-presidente Letícia Lorena Costa, representando os usuários e secretária, Karla Migani de Andrade Tozi, também, pelos usuários.
     O colegiado é composto por 12 membros, sendo seis representantes dos usuários de serviços públicos municipais e outros seis representantes da administração pública. O espaço do CEFAP foi colocado à disposição para as reuniões que deverão ser realizadas bimestralmente. Dentre as funções, o conselho terá a finalidade de acompanhar a prestação dos serviços, participar da avaliação dos serviços prestados, propor melhorias na prestação dos serviços, contribuir para a definição de diretrizes para o adequado atendimento ao usuário, além de elaborar, aprovar e reformar, quando necessário, o regimento interno.

Prefeito apresenta projeto que reserva 20% de vagas em concursos públicos

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     O prefeito Alexandre Ferreira protocolou na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 31, projeto de lei que trata da reserva de vagas para as pessoas negras, na proporção de 20% na cota racial, oferecidas nos concursos públicos e processos seletivos, no âmbito da administração pública do município. Na mensagem ao Legislativo, o prefeito destaca que a população afrodescendente ainda sofre as marcas sociais da exclusão, para a reparação dessa chaga social é imprescindível a implementação de ações afirmativas, que estabeleçam critérios de compensação e ascensão social, dentre eles, postos de trabalho em concursos públicos.
     A institucionalização da política de reserva de vagas para a população negra, na proporção estipulada pelo referido projeto de lei, tem como base a Lei Federal 12.990, de junho de 2.014. 

Creches retornam atendimento nesta segunda-feira (31)

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     A Secretaria de Educação reforça a informação de que as aulas nas creches e creches-escolas parceiras terão início nesta segunda-feira, 31. Em pronunciamento realizado nesta sexta-feira, 28, o prefeito Alexandre Ferreira esclareceu que a família que decidir que seu filho, que já está matriculado na creche, irá ser atendido presencialmente, tendo seu direito garantido.
     Muitos pais trabalham e precisam da creche para ter um local seguro e adequado para deixarem os filhos. Diante desta situação, o prefeito determinou providências urgentes para garantir o atendimento no formato escolhido pela família.
 
Matrículas terminam no dia 31
     As matrículas das crianças contempladas com vagas nas creches terminam nesta segunda-feira, 31. A lista foi divulgada no Diário Oficial, na edição de 20 de janeiro. A secretária de Educação, Márcia Gatti, alerta os pais e responsáveis que ainda não tenham procurado as creches, que entrem em contato com a unidade ou com a Central de Vagas pelo telefone: 3711-9596.
     O não comparecimento no período estabelecido, implicará automaticamente na desistência da vaga. No ato da matrícula, será necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
- foto 3x4 da criança
- certidão de nascimento e CPF da criança
- RG e CPF dos pais
- comprovante de endereço (talão de água ou luz)
- cartão Bolsa Família e comprovante de recebimento do mesmo (quando possuir)
- carteira de vacinação da criança

FEAC recebe prestação de contas da iluminação de Natal

 
DSC 1182     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) recebeu nesta sexta-feira, 28, o relatório de execução de trabalhos e documentação de prestação de contas, entregues pela ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), referente ao termo de execução do projeto de iluminação do “Natal da Esperança 2021”.
     Os documentos serão avaliados pela Comissão Especial de Análise de Prestação de Contas da FEAC e pela Controladoria Interna e Compliance da Prefeitura de Franca. 
     De acordo com o contrato, o prazo para análise dos documentos é de até 150 dias, após a entrega da documentação. Porém, por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, o prazo para análise dos documentos deverá ser reduzido para até 20 dias.
 

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