Email  

Notícias

Obras do Ecoponto do Jardim Portinari entram na fase de conclusão

DSC 4852 original 

          A Secretaria de Meio Ambiente informa que estão em fase de conclusão as obras de dois Ecopontos, um deles no Jardim Esmeralda, Região Oeste e outro no Jardim Portinari, na Setor Norte.
      Esses equipamentos foram projetados pela Prefeitura, com o objetivo   de receber resíduos sólidos, especialmente, materiais de construção, recicláveis e inservíveis. Na medida em que estão sendo instalados nos bairros, permitirão que os moradores destas regiões possam descartar pequenos volumes de restos de construções e recicláveis da forma correta.
      No Jardim Portinari, a unidade está situada na Avenida Hotto Paiva, toda cercada, com a base de concreto finalizada e na fase de acabamento das áreas reservadas para a colocação dos containeres.
      A unidade do Jardim Esmeralda, localizada entre a rua Geraldinho Augusto Machado e Avenida Higino Furini, deve ser entregue nos próximos dias, enquanto no Portinari deve ter as obras concluídas até o final do mês.
      Também está em construção, em fase inicial, o Ecoponto do Jardim Luíza, na rua Ida Zero Zaninelo.
      
City Petrópolis
      Inaugurado em 28 de abril, o primeiro Ecoponto fica no bairro City Petrópolis, com a gestão e parceria da Cooperfan (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis) da cidade. Ele fica na avenida São Pedro, 1200,  com funcionamento de segunda a sábado, das 7 às 19h e aos domingos das 7 às 14h.

Meio Ambiente promove ações para o Dia da Árvore

 Dia da arvore original

       Diversas atividades estão programadas para a próxima semana, com ênfase nas visitas monitoradas ao Jardim Zoobotânico, marcando o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. O intuito é mobilizar estudantes e educadores para uma reflexão sobre a temática, a preservação das florestas e a manutenção da arborização urbana que assegura melhor a qualidade do ar e de vida das pessoas.
      Começando a programação na segunda-feira, nos períodos da manhã e tarde, estão previstas visitas de estudantes da Escola Municipal ‘Florestan Fernandes’, do Jardim Vera Cruz, ao Jardim Zoobotânico.
      Na terça-feira, nos jardins da Escola ‘Maria Brizabela Buxellas’, pela manhã e tarde, haverá plantio de árvores e palestras focadas no tema ‘A Importância da Arborização Urbana’.
      Para o dia 20, outros grupos de estudantes da Escola ‘Florestan Fernandes’ percorrerão o Jardim Zoobotânico e no dia 21, Dia da Árvore, será a vez de usuários do CRAS de Patrocínio Paulista e de alunos da escola do Jardim Vera Cruz, que também estarão na sexta-feira, 22.     
      De acordo com a programação, em todas essas visitas, os grupos receberão informações sobre a estrutura do Jardim Zoobotânico, a importância da formação e fornecimento de mudas e o plantio consciente. Todos serão convidados a participar de um passeio pelas trilhas, com informes sobre algumas espécies arbóreas, entre elas o Pau-Brasil e outras raridades. Ao final, cada grupo receberá um kit plantio, composto de uma porção de substrato, sementes de girassol.
 

Vôlei feminino 70+ joga em Sertãozinho

 Volei 70 original

          A equipe de vôlei feminino adaptado, formada por atletas com 70 anos ou mais, tem compromissos neste sábado, 16, a partir das 9h, em Sertãozinho, pela etapa regional da Associação Pro-Voleibol. Ao menos, três jogos serão realizados, com o foco por uma vaga na classificação para a fase final do campeonato. Os adversários serão as equipes de Sertãozinho, Americana e Campinas.
      Com orientação do professor Luiz Carlos de Almeida e tendo o apoio da Prefeitura/FEAC, o time participou recentemente dos Jogos Estaduais da Melhor Idade, em São José do Rio Preto.
Vôlei Infantil Masculino
      Também neste sábado, em São José do Rio Preto, na categoria Sub-16 (Infantil), o vôlei masculino de Franca disputa a rodada válida pela Associação Pro-Voleibol. A equipe tem a orientação do técnico Nelson Kazuo e assistência de Fabrício Borges. Será um jogo contra o time da casa. Esta será a 5ª partida da fase classificatória, onde Franca aparece em destaque,  liderando a competição. Classificam-se dois de cada grupo para a fase final, são dois grupos de 4.
 

Projeto da ‘Atividade Delegada’ é apresentado e protocolado na Câmara

 Atividade Delegada original

 Com o objetivo de garantir mais segurança e ampliar o número de policiais nas ruas, a Prefeitura de Franca enviou à Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 14, o projeto de lei para implantação da Atividade Delegada. A assinatura da propositura, de autoria do prefeito Alexandre Ferreira, aconteceu na sede da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com a presença de autoridades e comerciantes.
      O projeto de lei prevê que seja feito um convênio entre Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo, para que policiais militares possam, em suas folgas da corporação, trabalhar na Atividade Delegada, em turnos de 8 horas diárias, recebendo uma gratificação por desempenho. Com isso, além das viaturas e policiais no patrulhamento ostensivo, haverá mais PMs nas ruas. A ação será paga pela Prefeitura, auxiliando não apenas na segurança, como também nas ações de posturas da população.
      Durante a assinatura, o prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância da união entre os órgãos públicos para que a Atividade Delegada se tornasse realidade. Ele falou sobre a pronta cooperação do comando da PM e o diálogo com a ACIF e comerciantes para tratar de mais medidas de segurança na cidade, além do trabalho feito pela Câmara Municipal para viabilizar a medida.
      Aprovada e sancionada a lei, a documentação será enviada para a Secretaria de Segurança Pública para assinatura de convênio com o Governo do Estado. Após esse trâmite, estará autorizada a utilização dos policiais militares em Atividade Delegada.
Outras ações
      Além do projeto da Atividade Delegada, a Prefeitura de Franca investe em segurança para a população. Há 15 dias, foi inaugurada a Central de Monitoramento Eletrônico, que tem 56 câmeras em diversos pontos da cidade. O serviço funciona 24 horas por dia, integrado com as Polícias Civil e Militar, através do Sistema Detecta.
      A Prefeitura ainda adquiriu 24 veículos para as forças de segurança, novos uniformes, equipamentos e convocação de novos guardas para a Guarda Civil Municipal e firmou, através da corporação, uma parceria com a Polícia Civil para ações da Lei Maria da Penha, prestando apoio às mulheres vítimas de violência.
 

Lideranças iniciam a criação de plano para desenvolvimento econômico

 CIESP original

          Para definir um plano de desenvolvimento econômico da região de Franca, lideranças se reuniram na sede do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), no Parque Progresso, nesta quinta-feira, 14. O encontro contou com a participação do prefeito Alexandre Ferreira, empresários dos setores calçadista e de indústria, além da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca).
      Na reunião, o prefeito destacou a importância do trabalho em conjunto e de ser traçado um planejamento e ações para que sejam apresentadas ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, Jorge Lima.
      Cada grupo trabalhará tendo como base os dados da região, informações socioeconômicas para poder construir esse plano e conseguir implantar as propostas junto ao Estado. Para isso, nos próximos dias, será enviada uma pesquisa ao empresariado e prefeitos da região para levantamento das demandas.
      Carlos Tavares, diretor titular do Ciesp Franca, falou sobre a importância da reunião e das ações. “Neste projeto, vamos diagnosticar as cadeias produtivas, as indústrias e trabalhar, também junto com a ACIF, na questão do comércio e serviços, para construir um plano que atraia investimentos. É a união em prol dessas melhorias em toda a região e, através do desenvolvimento, trazer a melhoria da qualidade de vida para todos.”    
      José Carlos Brigagão, presidente do Sindifranca, disse que este é um momento crucial para o setor econômico. “Todas as instituições estão juntas, de mãos dadas, para que nós possamos analisar o setor, a situação que se encontra e traçar planos para aprimoramento do setor econômico de Franca como um todo. É um momento histórico.”

Ambulatório de Saúde Mental e UBSs têm ações para Setembro Amarelo

 Setembro Amarelo original

 A Secretaria de Saúde continua com diversas iniciativas na Campanha “Setembro Amarelo”, em toda a rede pública municipal, com o objetivo de mobilizar e abranger o maior número de pessoas para valorização da vida.
      Na próxima semana, o Ambulatório de Saúde Mental, que fica entre o Pronto-Socorro Infantil e o NGA, oferecerá dinâmica da caixa de sentimentos e atendimentos para a população. Na segunda-feira, 18, haverá Oficina de Lien C’hi e falas sobre os benefícios da atividade física na sala de espera, a partir das 8 horas.
      Na quarta, 20, às 10 horas, terá início a Oficina de Música e uma roda de conversa sobre alimentação saudável. O encerramento acontece na sexta, 22, a partir das 8 horas, com distribuição de sementes de girassol e orientações sobre o cultivo, com explicações a respeito do significado desta flor que é o símbolo da vida.
      Ao longo do mês, nas UBSs da cidade, haverá mobilização com a comunidade, ações em sala de espera com a distribuição de panfleto de orientação. Será feita decoração na cor amarela, como forma de despertar e chamar a atenção da população. Na terça-feira, 19, a unidade do Aeroporto 1, por exemplo, terá, às 9 horas, uma palestra do grupo “Saúde em Ação”, que tratará do tema “Gratidão à Vida”.
      No dia 21, às 14 horas, haverá palestra de prevenção ao suicídio e nos dias 25 e 26, ações com médicas da unidade.
      Além dessas unidades, a UBS Guanabara colocou uma “Caixinha do Desabafo” para que a população escreva o que está sentindo e se precisa de ajuda. Posteriormente, a psicóloga entrará em contato para atendimento da demanda que surgir.
      Também estão sendo feitas ações nos dois CAPS, o Florescer (rua Concórdia, 4881, Jardim Milena), voltado às pessoas com necessidades relacionadas a vícios com uso de álcool, crack e demais drogas, e o Renascer (rua Cavalheiro Petráglia, 181, Estação), pessoas acometidas com transtornos mentais, oferecendo atividades terapêuticas e tratamento medicamentoso, com auxílio na ressocialização. Com funcionamento 24 horas e equipes multidisciplinares, ambos estão com oficinas sobre saúde mental.
 

Prefeitura inicia inscrições do Processo Seletivo ‘Primeira Chance’

 Fachada Prefeitura original

        A Prefeitura de Franca abriu nesta quinta-feira, 14, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa ‘Primeira Chance', com 80 vagas oferecidas para jovens de 14 a 22 anos, que estejam estudando. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (integra no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2366-14092023.pdf ) e o prazo para se inscrever vai até às 23h59 de 13 de outubro, de forma on-line, através do endereço eletrônico http://selecao.franca.sp.gov.br/login, disponível no site da Prefeitura  (www.franca.sp.gov.br).
      Este processo seletivo objetiva o preenchimento de vagas para contratação de jovens para a formação de Aprendizagem em Auxiliar Administrativo, com carga horária de 20 a 30 horas semanais, regido pelas instruções contidas na publicação. Será conduzido sob a responsabilidade da Comissão de Acompanhamento do Processo Seletivo, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, nomeada em portaria, com duração de 1 ano, prorrogável por igual período ou mais, atendendo às necessidades da administração municipal.
      Para participar, a pessoa deve estar regularmente matriculada e frequentando o Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou o Ensino Médio Técnico, assim incluída a modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou tê-los concluídos. Outra condição é comprovar os requisitos de habilitação e dados socioeconômicos previstos no edital e serem preenchidos no ato da inscrição.
      Dentre os objetivos do 'Primeira Chance', constam a formação técnico-profissional metódica de adolescentes e jovens, através de contrato de aprendizagem, desenvolvido no âmbito da Administração Pública Direta e propiciar a eles condições para exercer uma iniciação profissional.
Suporte de apoio
      O candidato que necessitar de suporte e/ou apoio e/ou orientações para a inscrição on-line, terá acesso à internet, na sede da Sala de Tecnologia, situada à rua Professor Laerte Barbosa Cintra, s/nº, Rodoviária de Franca, box 03-SC, no período de 2 a 6 de outubro, das 8 às 17h.
      Durante este período, estarão disponíveis no local, três membros da Comissão de Acompanhamento do Processo Seletivo e/ou responsáveis por ela designados, em caráter permanente.
      
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais