Email  

Notícias

Três entidades se classificam para gestão do Parque dos Trabalhadores

Parque dos Trabalhadores 11 04 original 

     Foi publicada no Diário Oficial do Município de sexta-feira, 7, a classificação parcial das três entidades, que manifestaram interesse em fazer a gestão do Parque dos Trabalhadores, que fica na Região Norte de Franca e é administrado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). O documento está disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2259-07042023.pdf.
     Atendendo aos critérios estabelecidos no edital e analisados pela Comissão de Seleção, a classificação ficou da seguinte forma: em primeiro lugar, a Associação Educacional e Ecológica “Amigos do Rio Canoas”, com 16 de média. Em segundo e terceiro lugares, ficaram as entidades Instituto Chuí de Esporte e Instituição de Educação Infantil Estrela de Davi, com médias 15,66 e 15,41, respectivamente. 
     Agora, há prazo para recursos e para que seja publicado o resultado final. A assinatura do termo de colaboração está prevista para acontecer até o final de abril. Após esse período, durante doze meses, a entidade será responsável por manter o Parque dos Trabalhadores conservado, cuidando da manutenção permanente e aberto de segunda a sexta-feira, das 6 às 21 horas e aos sábados, domingos e feriados das 6 às 20 horas. Caberá à instituição contemplada disponibilizar serviços permanentes de limpeza, jardinagem, segurança e encarregado administrativo todos os dias da semana. 
     Com dotação prevista de R$ 1,1 milhão, do Programa de Apoio as Atividades de Desporto e Lazer, os repasses serão feitos, obedecendo ao cronograma de trabalho apresentado, por etapas, referentes as despesas com manutenção geral, organização de eventos, com supervisão da FEAC. 
    A ideia é oferecer às famílias, ambientes aconchegantes para momentos de descanso e recreação. O Parque dos Trabalhadores conta com área ampla, dotado de áreas de lazer, pista de caminhada e corrida, campos de futebol, quadras de areia, sanitários, quiosques, trilhas de bike e trekking, além de uma represa com nascente e reserva ecológica anexa ‘Dr. João Roberto Corrêa’. 
     O Parque dos Trabalhadores faz fundos com o Parque de Exposições ‘Fernando Costa’ e sedia a Secretaria de Segurança, com endereço de acesso pela Alameda Vicente Leporace, 4675.

Casa da Cultura e do Artista Francano terá atendimento ao público até às 20 horas

Casa de Cultura 11 04 original 

     A partir desta segunda-feira, 10, a Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, no Centro de Franca, mudará seu horário de atendimento. Agora, as pessoas poderão visitar as exposições das 8 até às 20 horas, de segunda a sexta-feira, de forma totalmente gratuita.
     O horário estendido faz parte de uma determinação do prefeito Alexandre Ferreira, de que a Casa da Cultura permaneça aberta até mais tarde para que mais cidadãos tenham acesso à cultura e às artes, podendo visitar o espaço, após saírem do trabalho e dos estudos.
     No local, funcionam o MIS (Museu da Imagem e do Som), a Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci”, Academia Francana de Letras, Ateliê Bonaventura Cariolato e o Memorial da Resistência Negra. 
     Mateus Caetano, presidente da FEAC, disse que a Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” é a única da região a funcionar até o período noturno, o que possibilitará um maior número de visitantes e também de visitas guiadas. “Das 8 às 12 horas, teremos visitas guiadas com as escolas e das 12 às 20 horas, todas as exposições serão abertas ao público e com agendamentos também”, disse. 
      A Casa da Cultura fica na rua Oscar Brasilino Santos, 1.531, no Centro. Mais informações e agendamento de visita guiada podem ser obtidos pelo telefone (16) 3721-8692.

Canil Municipal promove segundo leilão do ano

Leilao 11 04 original 

     O segundo leilão de animais de grande porte, deste ano, está marcado para o próximo dia 26, a partir das 9h30, no Canil Municipal, localizado no bairro City Petrópolis, na Região Norte da cidade. A informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente, a quem está vinculado, destacando que esses animais, equinos e muares, foram retirados das áreas e vias públicas ou vítimas de maus tratos, através do serviço de recolha mantido pela Prefeitura.
     A Prefeitura de Franca mantém, através do Canil Municipal, uma equipe de recolha de animais de grande porte, em funcionamento 24h, que pode ser acionada pelo telefone (16) 3703-9389 ou da Guarda Civil Municipal (16) 3724-1033 ou 153. Uma vez apreendidos, antes de levar os animais a leilão, são cumpridas algumas exigências legais, como a divulgação da notificação no Diário Oficial do Município, com as características do animal, data e local da ocorrência, oferecendo ao proprietário, o prazo de 5 dias para pagamento das taxas de estadia e retirada do animal do Canil. Caso não o faça e descumpra o prazo, o animal é destinado ao leilão. 
    No primeiro leilão deste ano, realizado em 17 de fevereiro, participaram 9 animais. Para o programado para o dia 26, poderão ser arrematados 12 animais, entre equinos e muares.
    Localizado na rua José Gianesela, 415, City Petrópolis, o Canil Municipal funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16h. 

Equipe do 'Saúde na Escola' visita alunos do Santa Maria

 Dentista 11 04 original

      A manhã desta segunda-feira, 10, foi marcada por uma rotina diferente entre os mais de 400 estudantes da Escola Municipal ‘Prof. Domênico Pugliesi’, no Residencial Santa Maria, na Região Oeste de Franca, que receberam um grupo de profissionais da área de Odontologia da Secretaria de Saúde e da Universidade de Franca, que integram o Programa 'Saúde na Escola'. A partir de uma organização prévia, preparada pela própria unidade de ensino, com as orientações da Unidade Básica de Saúde do Residencial Santa Clara, que é referência para a escola, foram chamados grupos intercalados de 5 alunos por vez, que foram examinados pelos profissionais.
      Para a diretora da Escola, professora Érica Lara Messias da Silva, tudo transcorreu de maneira organizada, observando que esse tipo de atendimento significa bem-estar e prevenção, na medida em que os casos identificados serão tratados. Uma segunda visita já está agendada para a segunda quinzena, dia 24, com os alunos do período da tarde, seguindo o mesmo sistema. Nessa unidade de ensino, são atendidos 402 estudantes, desde o Infantil (Fases I e II) ao 5º ano.
     Para a coordenadora de Odontologia da Secretaria de Saúde, Sônia Aparecida Pucci, que esteve acompanhando o início dos trabalhos, a logística montada será adotada nas outras escolas, que estão no cronograma de visitas. Nessa primeira etapa, a meta é chegar em, aproximadamente, 5,6 mil alunos, que estão distribuídos em 14 Escolas Municipais do Ensino Fundamental e 8 Creches-Escolas, na faixa etária de 4 a 12 anos. Além dos exames preventivos, serão compartilhadas orientações de caráter educativo, higiene buscal, escovação e utilização de flúor.
     Para quarta-feira, pelo menos, 7 unidades de ensino estarão recebendo as equipes de Odontologia, os preceptores e estagiários da Universidade. Todas elas, tendo como referência a UBS mais próxima. Ao fortalecer os vínculos das famílias com as Unidades de Saúde e dessas com as escolas mais próximas, geograficamente, as Secretarias de Saúde e Educação estão facilitando o acesso desse público. 
 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

Vacina11 04 original 

         Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta terça-feira, 11, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (60 ANOS OU MAIS) / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidos os idosos, com 60 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes, que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (6 MESES OU MAIS) / PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer para pessoas, com idade a partir de 6 meses ou mais estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano,  Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e um documento de identidade.
 
 
       Pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac, poderão tomar a 2ª dose da vacina Pfizer, correspondente a sua idade.
 

CAMPANHA INFLUENZA

Influenza11 04 original 

     Está em andamento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, destinada a crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (deverão apresentar Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (apresentar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo Doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, Doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados e Portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A vacina contra a Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas dos públicos-alvos deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. É obrigatório o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS's. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza. 

Vacinas de Rotina

 ROTINA11 04 original

         A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
       Para esta terça-feira, 11, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
        A vacina Tríplice Viral estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais