Bairros a serem atendidos
Bairros a serem atendidos
Foram inauguradas na tarde desta sexta-feira, 17, a Cozinhalimento e o Banco de Alimentos, projetos da Secretaria de Ação Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, no Parque dos Trabalhadores, que visam garantir a segurança alimentar da população.
O evento contou com a participação da secretária da pasta, Gislaine Liporoni Peres, Sizele Rodrigues, nutricionista representante do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, membros do Conselho de Segurança Alimentar municipal e estadual, secretários municipais e vereador.
A Cozinhalimento é um espaço equipado com orientações e cursos para o preparo de alimentos, com foco na alimentação saudável e nutritiva. Com isso, a Prefeitura de Franca poderá incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutrição sustentáveis.
Já o Banco de Alimentos tem a finalidade de adquirir e fornecer alimentos para a população, em situação de insegurança alimentar, incluindo verduras, frutas e legumes.
Gislaine Liporoni destacou o trabalho feito para viabilizar os projetos e a parceria com o Governo do Estado, desde a criação do Conselho de Segurança Alimentar até a montagem dos equipamentos e espaço. “Quando assumimos a pasta, tínhamos 12 mil famílias aguardando alimentos e em insegurança alimentar. A ideia foi trabalharmos nisso para resolver a questão da fome e insuficiência de alimentos saudáveis. Agora, temos uma política de segurança alimentar, saltando do emergencial para a política continuada”, disse.
Sizele Rodrigues elogiou a iniciativa do município em se consolidar para realizar os projetos. “Temos 306 cozinhas pelo estado e a gente considera um importante equipamento de segurança alimentar para a população.”
Além da Cozinhalimento e o Banco de Alimentos, a Ação Social também está com uma horta comunitária na Vila Gosuen, que já está garantindo alimentos à comunidade. Gislaine também anunciou e agradeceu ao FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade) pela doação de 900 cestas básicas e as 11 toneladas de alimentos doadas por uma rede de supermercados. Tudo será destinado ao Banco de Alimentos.
Após autorização do prefeito Alexandre Ferreira, foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 17, o edital de abertura de licitação para a reativação da Central de Monitoramento, que funcionava no Terminal de Ônibus “Ayrton Senna”, no Centro de Franca. As empresas interessadas em participar do processo terão prazo até às 15h, do dia 30, deste mês, para a apresentação das propostas, que serão abertas para disputas, meia hora depois.
O serviço de monitoramento estava desativado desde o início de 2.017 e será retomado a partir da conclusão desse processo, com a colocação de mais equipamentos em pontos estratégicos. Ressalte-se que antes eram 40 câmeras e o novo projeto prevê, além da recuperação dos equipamentos possíveis, a instalação de 56 dispositivos de segurança em vias e locais públicos, funcionando 24 horas.
O monitoramento vai funcionar integrado com o sistema da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento na cidade. Segundo o prefeito, esse do monitoramento eletrônico das ruas é mais uma medida, que está sendo tomada precedida de muito diálogo e ajuda das forças de segurança da cidade e dos vereadores.
O secretário de Segurança, Marcus Araújo, também destacou que o vídeo monitoramento é uma ferramenta tecnológica com múltiplas funções, que chega para ajudar na prevenção de crimes.
Locais de instalação
O serviço de monitoramento deverá ser prestado em regime de comodato, de solução de videomonitoramento urbano e monitoramento de alarme 24h, com comunicação através de rádio frequência, compreendendo a instalação, manutenção corretiva, preventiva e suporte técnico, de monitoramento em caso acionamento, com disponibilização de todos os materiais para execução do serviço, para atender as necessidades de segurança.
Os novos equipamentos serão instalados em cruzamentos de vias públicas como avenidas Brasil, Major Nicácio, Presidente Vargas, Hélio Palermo, Dr Ismael Alonso y Alonso, Dom Pedro, Orlando Dompieri, Chico Júlio, Moacir Vieira Coelho, Abrahão Brickmann, José da Silva, Integração, Adhemar Pereira de Barros, Wilson Sábio de Mello, Antônio Barbosa Filho; e as ruas Libero Badaró, Francisco Marques, Simpliciano Pombo, Campos Salles, General Osório, Campos Salles, Major Claudiano, Monsenhor Rosa, Saldanha Marinho, General Telles. O Viaduto Dona Quita, o Ginásio Poliesportivo 'Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão) e o Terminal de Ônibus da Estação entre outros serão monitorados.