Email  

Notícias

Prefeitura e Fundo Social anunciam criação de núcleo contra a violência

         DSC 3774
          O prefeito Alexandre Ferreira e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cynthia Milhim Ferreira, apresentaram na tarde desta segunda-feira, 7, o Programa Núcleo Reconhecer. O evento realizado no Gabinete, contou com a presença de vereadores, representantes de conselhos municipais e entidades. 
          Durante seu pronunciamento, Alexandre Ferreira, informou que esse projeto é uma ideia que foi amadurecida e a criação desse núcleo terá o objetivo de estudar, esclarecer e criar possiblidades de acesso para minimizar os danos causados pelos vários tipos de violência, sexual, moral e psíquica. A nova unidade irá acolher, tratar e cuidar, além de vigiar toda a rede de serviços oferecidos para verificar se o tratamento indicado está correto, envolvendo todas as áreas da Prefeitura. 
          Segundo Ferreira, esse núcleo também vai criar programas de educação nas escolas para que a violência seja diminuída. 
          Durante o evento, o chefe do Executivo assinou o projeto de lei, que será encaminhado a Câmara Municipal e após a aprovação pelos vereadores, a Prefeitura abrirá chamamento público para contratar uma instituição, que será responsável pela coordenação do serviço. O núcleo contará com uma equipe multidisciplinar, com psicóloga, assistente social, estrutura física, advogados para oferecer orientações e assistência jurídica, além do encaminhamento dos beneficiados para os serviços que a Prefeitura oferece, nas áreas da saúde, assistência social e educação, dentre outros.  "O que a gente quer é interromper esse ciclo de violência no núcleo familiar, para que no futuro, a criança possa formar uma família bem estruturada e que não seja vítima de violência também, como foram os pais e os irmãos.
          A gente precisa quebrar esse ciclo", comentou o prefeito.
Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussol), afirmou que o trabalho deve ser iniciado na base das famílias, para que os resultados contra a violência doméstica e de outros tipos, possam ser alcançados a curto, médio e a longo prazo. Segundo ela, na maior parte das situações, a pessoa que é um agressor, foi agredida de alguma maneira. "Ela cresceu, principalmente, na primeira infância, sendo agredida ou vendo violência.
          Ele precisa curar essa ferida. A pessoa também sofre por ser agressor. Nós precisamos cuidar dessa mulher, dos filhos dela que estão vendo esse situação, para que as crianças de hoje não se tornem futuros agressores", comentou Cynthia. 
 
LEVANTAMENTOS SOBRE A VIOLÊNCIA
          Durante essa apresentação, a primeira dama e presidente do Fundo Social, apresentou informações e dados importantes que retratam o quadro de violência no país e na cidade. 
          Segundo ela, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019), registrou, aproximadamente, 210 milhões de brasileiros convivendo com desigualdades sociais, políticas, raciais, de gênero e de acesso a bens. Essas disparidades, por sua vez, são caracterizadas pela pobreza, desemprego, machismo, racismo, LGBTIfobia, misoginia, capacitismo, violência, entre outras questões relacionadas as adversidades sociais.
         Em 2.020, foram registrados 1.350 casos de feminicídios, no Brasil, um crescimento de 0,7% com relação à 2.019. Desse total, 74,7% das vítimas tinham entre 18 e 44 anos, 61,8% das mulheres eram negras e 81,5% foram mortas pelos companheiros ou ex-companheiros.
          O dados mostraram também que, em 2.020, 60.460 casos de violência sexual foram registrados. Isso equivale a 165 estupros por dia. Desse total, 73,7% foram casos de estupro de vulnerável, sendo que 60,6% das vítimas tinham até 13 anos. Além disso, 86,9% das vítimas eram do sexo feminino e em 85,2% dos casos o autor era conhecido.
          Em Franca, as mulheres representam 51,21% da população local. Em 2.021, as Unidades de Proteção Social Especial – CREAS – receberam 40% a mais de solicitações para acompanhamento de violências relacionadas ao gênero. A maioria dos casos relacionados à ocorrência de violência física contra a mulher. Os encaminhamentos apresentaram alta em decorrência de articulações realizadas entre a Política de Assistência Social, a Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha, e o  Ministério Público.
          Pelos dados apresentados pela presidente do Fussol, no CREAS I que atende as regiões Centro, Sul e Leste, a violência contra mulher representou a maior violação de direitos da Unidade, requerendo o acompanhamento pela equipe da Unidade Estatal de 176 casos novos de em 2.021.
          Na Unidade CREAS II, responsável pelo atendimento das situações de violação de direitos da região Norte e Oeste, a demanda de acompanhamento nas situações de violência contra mulher totalizou 46 novos casos. Vale anotar que no Estado de São Paulo, no primeiro semestre, o aumento de pedidos de medidas protetivas à Justiça foi de 20%.
Informações da Promotoria Pública destacaram que os pedidos de medidas protetivas distribuídas na Comarca de Franca foram de 257 casos e no ano passado, no período de janeiro a outubro, cresceram 47,82%, chegando a 343 casos. No Estado de São Paulo, no primeiro semestre, o aumento de pedidos de medidas protetivas à Justiça foi de 20%.
          Segundo o Atlas da Violência do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2.019, os negros - soma dos pretos e pardos da classificação do IBGE, representaram 77% das vítimas de homicídio. No último ano, a taxa de violência contra pessoas negras foi de 162% maior que entre as não negras. Da mesma forma, as mulheres negras representaram 66%do total de mulheres no Brasil. A população negra em Franca representa, de acordo com o último Censo Demográfico, 30,14% dos francanos. 72% dos/as crianças e adolescentes, em situação de exploração pelo trabalho infantil no município, se autodeclararam como pardas e pretas.

Saúde oferece exames de Papanicolaou no 'Março Lilás'

DSC 3722 
          Em comemoração ao mês da mulher, cuja data é celebrada nesta terça-feira, 8, a Secretaria de Saúde aderiu a Campanha 'Março Lilás', voltada para a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, que é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.
          Durante todo este mês, serão disponibilizadas 300 vagas para a realização de exames de Papanicolaou, tendo em vista que é um dos principais procedimentos para a prevenção, controle e detecção precoce de lesões precursoras e malignas em estágios iniciais, possibilitando a instituição de um tratamento mais efetivo.  
          As mulheres interessadas em realizar os exames, cuja idade recomendada pelo Ministério da Saúde é entre 25 a 64 anos, deverão fazer os agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), núcleos de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e também na Casa da Mulher, onde serão realizados os procedimentos.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orientou às mulheres para que aproveitem essa oportunidade e façam o exame como medida preventiva. O Papanicolaou deve ser feito a cada 3 anos. De acordo com os resultados apresentados, caso haja necessidade, as mulheres participantes receberão acompanhamento e orientação médica.
          Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em 2.021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de colo de útero, com exceção do câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

Mais de 10,1 mil candidatos participam das provas dos concursos públicos

 image002 10
 
         A Secretaria de Administração e Recursos Humanos e o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) coordenaram no último domingo, a realização das provas objetivas dos três concursos públicos em andamento, que visam a formação de cadastro reserva para 33 funções e 29 especialidades médicas. Dos cerca de 12.400 candidatos aptos a realizarem as avaliações, 10.163 pessoas compareceram e 2.239 inscritos se ausentaram, registrando uma abstenção de 18,05%.
        Os exames foram aplicados nos períodos da manhã e tarde, nas dependências do Centro Universitário Uni-Facef - unidades I e II, Faculdade de Direito - unidades I e II, além da Universidade de Franca (Unifran), nos blocos prata, azul, bordô e ouro.
Marina Mattos, secretária de Administração e Recursos Humanos, fez uma boa avaliação desta etapa do concurso, que transcorreu de forma tranquila, sem nenhum imprevisto, com o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção a Covid-19.
Segundo ela, os gabaritos das provas serão publicados nesta semana, no Diário Oficial do Município, podendo ser conferidos pelo link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-diario/ e também pelo site da IBAM - https://www.ibamsp-concursos.org.br/site/, com prazo de dois dias úteis para a apresentação de recursos, obrigatoriamente, por meio do endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br, no link “recursos”, com preenchimento do formulário disponibilizado para o recurso e envio do material no horário das 9h às 17h, de cada dia.
        Para ser considerado habilitado na prova objetiva, o candidato deverá obter 50% de acertos na avaliação. Os que não obtiverem esse percentual serão automaticamente eliminados dos concursos. 
      A secretária informou também que ainda não foram definidas as datas para a realização das provas práticas, aptidão física e de títulos para as funções de Servente Merendeira, Guarda Civil – 1ª Classe e para Orientador Educacional, Pedagogo, Professores (todos) e Supervisor de Ensino, respectivamente, integrantes do concurso público 02/22. A orientação é para que os candidatos acompanhem a convocação, que será publicada no Diário Oficial e pelo site do IBAM.
         O prazo de validade dos concursos é de um ano, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período.

Processo Seletivo para contratação de diretor de escola continua em andamento

DSC 3695 
          A Secretaria de Administração e Recursos Humanos informa que está em andamento o Processo Seletivo 01/22, visando o preenchimento das 24 vagas restantes para o provimento das Funções Gratificadas de Diretor de Escola.
          Segundo a Comissão Organizadora, com encerramento do período de inscrições, foram contabilizados 124 inscritos. Atualmente, está sendo feita a conferêrencia da documentação, encaminhada pelos candidatos, visando a comprovação dos pré-requisitos de acesso à Função Gratificada de Diretor de Escola.
          De acordo com a comissão, será publicado nesta semana, no Diário Oficial do Município, o edital contendo as inscrições indeferidas.
          A prova objetiva está programada para o dia 20, deste mês e terá caráter classificatório e eliminatório, composta por 30 questões, de múltipla escolha, sobre Língua Portuguesa, Legislação Educacional e Conhecimentos Específicos.  Além da prova objetiva, os inscritos que obtiverem nota igual ou superior a 60% na avaliação, terão os títulos, que deverão ser apresentados no dia da prova, avaliados e somados ao total da nota obtida na avaliação escrita.
          Não haverá desclassificação do candidato pela não apresentação dos títulos.
          Neste processo seletivo da quantidade total de vagas, 17 são destinadas para ampla concorrência, 5 vagas para reserva de negros, em cumprimento a Lei Municipal 9.129 de 11 de fevereiro, uma destinada para pessoas com deficiência (PCD), além de uma vaga para Diretor de Escola Municipal da EMIM. A carga horária é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 5.239,75.

 

NOMEAÇÃO DE DIRETORES
          Foi publicada no Diário Oficial de sábado, 5, a portaria 081, de nomeação dos servidores municipais aprovados e classificados no Processo Seletivo 04/21, para a função gratificada de diretor de escola. 
          A partir desta segunda-feira, 7, os novos diretores assumiram suas funções nas EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) Anor Ravagnani, Profª Etelgina de Fátima Viveiros, Profª Maria Helena Rosa Barbosa,  Prof. César Augusto de Oliveira,  CESUM Profª Climene Rebelo Novelino Abdala,  Prof. Augusto Marques, Profª Olívia Corrêa Costa, Prof. Antônio Sichierolli, Prof. Florestan Fernandes, Prof. Mitermair Alves Barbosa, Prof. Domênico Pugliesi, Profª Odete do Nascimento,  Prof. Antônio Manoel de Paula e Profª Christiane Dezuani Dias de Oliveira.

Fussol oferece cursos nos bairros

bonecas 
          O Fussol (Fundo Social de Solidariedade) anuncia neste início de semana, a abertura de novos cursos, com um diferencial, eles serão oferecidos nos bairros, permitindo maior facilidade para as pessoas participarem, desde a inscrição à participação nas aulas. 
          Estão disponíveis duas opções em três turmas, uma para 'Montagem de Brechó', com todas as dicas das etapas e cuidados que devem ser observados e a outra 'Oficina de Bonecas em Feltro', em duas regiões diferentes. Podem participar homens e mulheres, desde que tenham 18 anos ou mais. Estão sendo oferecidas 16 vagas para cada um deles, perfazendo 48 vagas.
          O curso de 'Como Montar seu Brechó' tem previsão de início no próximo dia 15, seguindo até o dia 29, deste mês, com aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no Centro Comunitário do Jardim Palma. As inscrições podem ser feitas através do telefone (16) 99295-4238.
         O segundo curso, de 'Oficina de Bonecas de Feltro', terá duração de um mês, iniciando no próximo dia 14, prosseguindo até o dia 13 de abril, no período da manhã, com aulas das 8h30 às 11h30, em dois locais da cidade: na instituição Cantinho do Amor e Caridade, no Jardim Aeroporto 2, cujo telefone para contato é o (16) 99440-1518 e também no Centro Comunitário do Jardim Palma, cuja aulas serão das 19h às 22h. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (16) 99295-4238.

Infraestrutura recupera galerias no Recanto Itambé

DSC 3679 
          As equipes de manutenção da Prefeitura seguem ativas no trabalho diário de recuperação do sistema de galerias. Nesta segunda-feira, uma intervenção de médio porte foi programada para a rua João Garcia Bonil, no Recanto Itambé, região Leste da cidade, onde  houve o rompimento de, pelo menos, oito tubos de concreto que precisaram ser removidos e substituídos.
          Essa rua é paralela com a Avenida Presidente Vargas, nas imediações do pontilhão sobre a Avenida Hélio Palermo. De acordo com o técnico encarregado pelo serviço, foi necessária a interdição completa da via pública, que interliga com uma das pistas da Av. Hélio Palermo. O trabalho seguiu durante todo o dia e tem previsão de término nesta terça-feira, quando haverá a compactação e solicitação de asfaltamento.
          O rompimento da tubulação foi motivada por materiais atirados indevidamente na rede. Esse tem sido um desafio constante enfrentado pelas equipes de manutenção da Secretaria de Infraestrutura, resultado do descuido das pessoas que, muitas vezes, varrem as calçadas e o lixo gerado é atirado para os bueiros.

Emdef intensifica trabalho de tapa buracos

 DSC 3692
          A Prefeitura, em conjunto com a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), iniciou a semana com seis equipes nas ruas, atuando em diferentes regiões da cidade, com o serviço de tapa buracos. O intuito é promover a manutenção da malha asfáltica das ruas e avenidas da cidade. As equipes estiveram no sábado, fazendo manutenção nas ruas da região Norte, abrangendo o Parque Vicente Leporace e Jardim Vera Cruz.
          Nesta segunda-feira, foram feitos remendos no prolongamento do Jardim Ângela Rosa, nas ruas Félix Garcia e Salima Mussi Pedro; no Jardim Aeroporto 3, a continuidade do trabalho nas ruas Honório de Lima e Mozair da Silva Barcelos; no Recreio Campo, na Avenida Heitor Villa Lobos; no Jardim Paulistano, na rua Gilberto Aguilar; no Jardim Noêmia, na rua Hermenegildo de Souza Medeiros, na rua José Antônio dos Santos, Recanto Elimar e Waldemar  Moraes e no Leporace, na Av. Abrahão Brickmann, no Jardim Luiza II, na Av. José Lopes Ribeiro e no Jardim Pinheiro I, na Av. Ivete Vargas.
          O serviço de tapa buracos pode ser acionado pelo canal Tapezap, pelo telefone (16) 99999-8480, onde o interessado deverá indicar o endereço completo, com bairro e ponto de referência. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais