Email  

Notícias

Ação Social faz balanço positivo do atendimento às pessoas em situação de rua

06 
     A Secretaria Municipal de Ação Social contabilizou nesta segunda-feira, 2, o número de 189 pessoas em situação de rua, que foram acolhidas desde quarta-feira, da semana passada, em que a cidade viveu dias com o registro significativo de baixas temperaturas. Uma estrutura emergencial foi montada por determinação do prefeito Alexandre Ferreira e colocada à disposição desse público, a partir do dia 28, quando foram anunciadas 98 novas vagas distribuídas em três serviços de acolhimento mantidos pela Prefeitura, o Espaço Dignidade, Abrigo Provisório e Casa de Passagem. Durante este período, as pessoas acolhidas receberam roupas, banho e alimentação, além do apoio das equipes de assistentes sociais.  
     O atendimento contou com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, FEAC e a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Civil, aliado ao Serviço de Abordagem que, com pessoas treinadas, passou a atuar até às 22h. 
     Durante esses dias, conforme o plano de ação, ao todo foram feitas 115 abordagens nas ruas, com a entrega de alimentos, cobertores, agasalhos e o encaminhamento para os serviços de atendimento. Ao todo, 17 servidores da Ação Social estiveram envolvidos, ajudando no fim de semana. Foram recebidas 200 doações de almoços e café da manhã, além de 300 marmitas, roupas, cobertores, moletons, meias, repassados às pessoas atendidas.   
     A Secretaria de Ação Social externou seu agradecimento a cada pessoa que ajudou nesta mobilização e doações. 

Vigilância Ambiental realiza controle de criadouros do mosquito da dengue

mosquito 
     Com o intuito de manter a situação controlada e a população em alerta contra os perigos que representa água parada, facilitando o surgimento de larvas do mosquito da dengue, equipes de agentes de vetores começaram nesta segunda-feira, um trabalho de campo, vistoriando os imóveis com a autorização dos proprietários. Esse formato de abordagem representa uma mudança em relação ao sistema até então adotado, quando o contato estava limitado a conversas e a transmissão de orientações nos portões das residências.
     Nesta segunda-feira, as equipes fizeram o controle de criadouros no bairro Nossa Senhora das Graças, em uma área que margeia a avenida Hélio Palermo e avenida Antônio Rodrigues Netto e proximidades com os fundos do Hospital Allan Kardec. 
     Os profissionais da Vigilância Ambiental estão à frente destas ações, devidamente uniformizados e identificados com crachás, cumprindo o protocolo de segurança, com uso de máscara e distanciamento físico. "É preciso que todas as pessoas continuem mobilizadas e atendendo às orientações com relação a eliminação de todo tipo de água parada", reforça Mariela Toscano, responsável pelas Vigilâncias Ambiental e Sanitária. 

Desenvolvimento abre inscrições para o Processo Seletivo do IMPERA

231032174 1754311978104419 1375341268249863975 n original 
     A Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o Instituto Cidade do Calçado, recebe inscrições para o 4° Ciclo do Processo Seletivo da IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca).         Este é um projeto, que tem por objetivo, apoiar empreendedores para a criação ou o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica. As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 10, deste mês, através do link https://linktr.ee/IMPERAFranca), onde os interessados deverão preencher o formulário, com as informações da empresa, as propostas e a apresentação do projeto tecnológico que entrará em desenvolvimento no processo de incubação, caso seja aprovado. Serão oferecidas 20 vagas e podem se candidatar empresas - já constituídas com CNPJ ou em fase de desenvolvimento, de qualquer cidade da região de Franca - que tenham como proposta a inovação, incremental ou disruptiva, e soluções para indústria, comércio, educação, agronegócio, saúde, alimentação, entre outros segmentos. 
     Após a inscrição, as propostas recebidas serão julgadas pelo conselho consultivo da IMPERA, com base no parecer do Comitê Técnico Científico, observando os seguintes critérios: qualificação e/ou experiência técnica e gerencial, afinidade com o projeto, perfil empreendedor/inovador dos sócios, descrição clara e concisa do produto, definição dos usos e aplicações do produto, grau de inovação e/ou ineditismo científico, potencial de depósito/registro de propriedade intelectual, Identificação de público-alvo, potencial de demanda, análise da concorrência, estratégia de posicionamento (comercialização), canais de comercialização, estimativa de investimento inicial (despesas pré-operacionais, investimento fixo e capital de giro), despesas (fixas e variáveis), faturamento e origem dos recursos (captação), aderência ao escopo da IMPERA Franca, parceria com Universidade/Empresas e viabilidade do negócio. 
     Em seguida, serão realizadas a partir do dia 11 de agosto, entrevistas presenciais, na sede da IMPERA, que fica na Rua Major Mendonça, 1659 - Cidade Nova. O cronograma prevê ainda a apresentação dos projetos, divulgação dos resultados para a seleção da pré-incubação, onboarding e início das atividades, previsto para o começo de setembro.  Caso não haja o cumprimento do período estabelecido, o candidato será automaticamente desclassificado. 
     A IMPERA disponibiliza espaço físico, orientação para a elaboração de planejamento estratégico e estruturação do modelo de negócios, estrutura de suporte administrativo compartilhado, orientação em gestão empresarial: gestão financeira e custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, gestão de tecnologia etc.; orientação quanto ao registro de propriedade intelectual, suporte para a elaboração de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento, consultoria e organização de ações para apresentação do projeto a investidores em geral.
     Em contrapartida, os incubados têm algumas obrigações a cumprir, de acordo com a modalidade do programa, entre elas, estar presente no mínimo 10 horas semanais na IMPERA, participar de 80% dos eventos e oficinas de mentorias promovidos no trimestre, além de divulgar e representar a Incubadora.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3724-7080.
 

Meio Ambiente prepara novo leilão de animais

Leilao 05.08 
     Está marcado para a próxima quinta-feira, 5, um novo leilão de animais que será realizado no Canil Municipal, no bairro City Petrópolis. Trata-se do 4° leilão de animais de grande porte realizado este ano pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente. Serão leiloados 10 animais, dos quais oito equinos e 2 muares, onde qualquer pessoa interessada pode participar, bastando que compareça na rua José Gianezela, 415, City Petrópolis, a partir das 9h30.
     Está permitida a visitação prévia para conhecimento das condições dos animais, o que deve ser feito mediante agendamento pelo telefone 3703-9389. O último leilão realizado ocorreu no começo de julho, quando 9 animais foram arrematados. São equinos apreendidos na área urbana pelo serviço de captura e não foram retirados por seus proprietários, no prazo estipulado.
 
 
 
Captura 
     O serviço de recolha de animais de grande porte, reativado este ano pela Prefeitura, continua ativo e a cada dia, cresce o número das apreensões. O trabalho tem o intuito de coibir ocorrências de maus tratos, abandono e também acidentes, já que boa parte dos animais é apreendida solta na área urbana. Uma vez recolhidos, após a publicação de edital no Diário Oficial do Município, a Secretaria de Meio Ambiente oferece um prazo para que o proprietário se manifeste e retire o animal do Canil Municipal. 
     Não havendo manifestação, são levados a leilão onde sob a orientação da Comissão de Licitações, adquirem àquelas pessoas que oferecem a melhor oferta em lances públicos. 

Novo decreto amplia horário de funcionamento e capacidade de público em estabelecimentos

decreto 2907 
       O decreto municipal 11.299, de 28 de julho, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira, publicado na edição da última quinta-feira, 29, do Diário Oficial do Município, estabelece novas medidas para o enfrentamento a Covid-19, de acordo com a ‘Fase de Transição do Plano São Paulo’, atualizada pelo Governo de São Paulo, na última quarta-feira.
       Com as novas regras, a partir de zero hora de domingo,  1º de agosto, as atividades do comércio em geral, terão o horário estendido até às 24h, aumentando também a permissão de presença de pessoas nos ambientes, de 60% para 80% da capacidade de público nos locais.
       Ainda conforme o decreto, as medidas terão vigência entre os dias 1º e 16 de agosto, ficando sujeitas a alterações, com a edição de normas adicionais em conformidade com os índices epidemiológicos apurados durante a vigência. Continua sendo obrigatório o uso de máscara, recomendado o distanciamento social, como forma de reduzir a transmissão do vírus e a higiniezação das mãos.
       É de obrigação dos estabelecimentos autorizados a oferecer atendimento ao público, manter de forma clara e visível, os informes sobre a ocupação máxima do estabelecimento e os protocolos sanitários a serem seguidos.
       As aulas nas redes municipais e estaduais de ensino seguirão diretrizes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação. Já a rede particular, cursos livres, ensinos técnico e superior deverão seguir as mesmas regras de ocupação que o setor de serviços, com 80% da capacidade de alunos, exceto para os cursos da área de saúde, que ficam sem restrição de ocupação. As atividades práticas, curriculares, como laboratoriais e estágios dos cursos superiores de todas as carreiras estão liberadas para acontecer, sem restrição de ocupação.

Escolas municipais têm retorno das aulas presenciais nesta segunda-feira

DIP 5644 copiar 
    A Secretaria de Educação confirmou para a próxima segunda-feira, 2, o retorno gradual das aulas e atividades presenciais nas 56 escolas da Rede Municipal de Ensino. 
   Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que, após a retomada das aulas nas creches, nesta semana, agora, será a vez das escolas receberem os alunos, professores e colaboradores na próxima segunda-feira. Segundo ela, assim como as creches, as escolas foram adaptadas, receberam a sinalização, demarcação do solo, a comunicação visual e estão preparadas para receber o percentual inicial de 35% da capacidade de  estudantes até o dia 27 de agosto, para um atendimento com toda a segurança, seguindo, rigorosamente, os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. A estimativa é que cerca de 7 mil alunos retornem às salas de aula, de um total de 20 mil estudantes matriculados, nos Ensinos Infantil e Fundamental.
   As aulas serão ministradas no período das 7h às 11h15 e as unidades escolares seguirão os Planos de Retomada e Pedagógico específicos para cada estabelecimento, que serão avaliados e monitorados por uma Comissão Escolar, visando o cumprimento rigoroso das ações para o retorno das atividades presenciais. Haverá aferição de temperatura na entrada da unidade, bem como uso de Equipamentos de Proteção Individual e monitoramento de sintomas. Os alunos que apresentarem febre ou sintomas de gripe, não deverão ir à escola e a família deverá comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde dos estudantes, bem como de seus familiares. Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada. Todas as pessoas deverão obedecer o distanciamento social, uso obrigatório de máscara e a utilização de álcool gel para higienização das mãos. Os estudantes deverão levar garrafinhas de água, tendo em vista que será permitida apenas a utilização de bebedouros para a reposição da água.
   Márcia Gatti comentou que o retorno dos alunos para as escolas e creches dependerá da autorização dos pais e familiares e todo o processo será conduzido de forma espontânea, com a avaliação permanente da situação epidemiológica da cidade, com relação à pandemia. A família que não permitir a volta dos filhos para as unidades, neste primeiro momento, continuará acompanhando todo o processo pedagógico e aulas no formato on-line.
   A partir do dia 30 de agosto até o 22 de setembro, o percentual de alunos atendidos nas escolas será ampliado, considerando a quantidade de estudantes, que os pais autorizarem o retorno e a quantidade de profissionais imunizados.
 
 
Reforço Escolar
   Será oferecido reforço escolar, em horário oposto às aulas regulares, para a recuperação de aprendizagens dos alunos, que não tiveram avanço significativo em relação ao domínio das habilidades, em todo esse tempo pandêmico. Os professores, coordenadores e pedagogos realizarão um curso intensivo sobre defasagem e diversidade escolar. As aulas serão presenciais e se estenderão até dezembro.
 
 
Novo portal
   A Secretaria de Educação apresenta o novo portal "Conexão Escola", que está sendo disponibilizado para todos os educadores, profissionais, alunos, pais e responsáveis, com o objetivo de integrar e fortalecer ainda mais a parceria escola-família, buscando sempre a melhoria da qualidade do ensino. 
   Por meio deste portal, disponível pelo link https://sites.google.com/view/conexaoescola/p%C3%A1gina-inicial, poderão ser acessados informativos e conteúdos pedagógicos de toda a rede municipal.

Pessoas com 28 anos ou mais começam a ser imunizadas contra a Covid

arte vacina 020821 
     A Secretaria de Saúde divulgou que a partir da próxima segunda-feira, 2, inicia o atendimento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas com idade de 28 anos ou mais, das 07h30 às 16h, nas UBS Aeroporto 3, Progresso, Paulista, Santa Clara e Santa Terezinha, além da Escola Sesi da Santa Cruz (entrada pela Rua Augusto Vitor Engholm - portão 7).
     As pessoas que estejam aptas a receber a vacina devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
    Nesses mesmos locais também deverão ser imunizadas, as pessoas que apresentam comorbidades, profissionais da Educação e Saúde, com 18 anos ou mais. 
 
1ª DOSE COMORBIDADES- As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, continuarão sendo atendidas na próxima segunda-feira, com a primeira dose da vacina, nos mesmos postos já mencionados A lista com as comorbidades e documentos necessários para a aplicação da vacina está disponível no site da Prefeitura.
 
1ª DOSE PROFISSIONAIS DE SAÚDE- Os profissionais de saúde, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão comparecer na segunda-feira, nos postos já citados e horários para serem imunizados, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o comprovante de endereço.
 
1ª DOSE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO- Os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, poderão receber a primeira dose da vacina na segunda-feira, nos postos acima citados, mediante a apresentação de comprovante de cadastro, contendo o QRCode para o recebimento da dose, além do documento de identidade com foto e o CPF. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, os interessados deverão efetuar o cadastro, acessando o link https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, onde será emitido um comprovante que deverá ser, obrigatoriamente, apresentado no ato da vacina.
 
1ª e 2ª DOSES GESTANTES E PUÉRPERAS
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue na segunda-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 12h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
2ª DOSE - ASTRAZENECA- As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer na próxima segunda-feira, nas UBS Guanabara, Brasilândia, Leporace, Aeroporto 1, São Sebastião e Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99 – Estação), das 7h30 até às 16h.
 
 
2ª DOSE - CORONAVAC- Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 13 às 16h, na UBS Paulistano.
 
ORIENTAÇÃO - A principal orientação da Secretaria de Saúde é para que antes de comparecerem aos locais, as pessoas verifiquem a data agendada no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose e, caso esteja no dia correto, procurem um dos postos, apresentando o cartão para a comprovação da primeira vacina e um documento de identidade com foto, como o CPF. Os intervalos entre as doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais