Desenvolvimento

Cursos do Caminho para o Emprego registram alta procura

CAMINHO PARA O EMPREGO BANNER 01 

            O anúncio feito pelo prefeito Alexandre Ferreira da nova fase do Programa "Caminho para o Emprego", no início dessa semana, com a oferta de um lote de 26 cursos de capacitação e qualificação, além de linhas de crédito, gerou uma alta procura pelos canais disponibilizados pela Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento. Um levantamento inicial feito nesta sexta-feira, apontou que, das 300 vagas oferecidas para os diversos cursos, através de parcerias com o Sebrae, Senai e Senac, praticamente todas, estavam com as inscrições preenchidas, em fase de complementação de dados cadastrais.

            Um dos cursos  de qualificação, com duração de três dias, voltado para estudantes de Agronomia, do Colégio Agrícola e trabalhadores de usinas e fazendas agropecuárias, sobre agrotóxico, foi iniciado na quinta-feira e deve ser concluído, neste sábado. As aulas estão sendo ministradas em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), no recinto do Parque Fernando Costa, com número reduzido, por conta da pandemia. Trata-se de um curso completo, onde em sua essência, aborda a segurança do trabalhador e sua saúde, com instruções e todos os cuidados que devem ser observados para o correto manuseio, utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), além de outros detalhes que permitam um melhor rendimento dos produtos.

            Procura no Banco do Povo       

            Um outro impacto identificado, imediatamente, após o pronunciamento do prefeito Alexandre Ferreira, nas redes sociais e veículos de imprensa, foi sentido no Banco do Povo, quando anunciou a liberação de linhas de crédito de R$ 5,9 milhões para micro e pequenos empreendedores. Também ofereceu detalhes do projeto Inova Emprendedor, voltado a capacitar dirigentes de empresas, no sentido de administrarem melhor seus negócios, com a vantagem de oferecer o suporte no local, onde o cliente está instalado, praticamente no seu domicílio.

            No Banco do Povo, a busca por informações sobre as linhas de crédito tiveram um salto, saindo de uma média de 40 atendimentos, por dia, entre a segunda e quarta-feira, para 67, na quinta-feira. A procura por orientações na Sala do Empreendedor também registrou 133 atendimentos, cabendo esclarecer que, para atender aos protocolos sanitários, as solicitações estão sendo respondidas por telefone e e-mails, através dos números:  3723-8233 -  3711-9837 - 3711-9838  e pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

            Os atendimentos presenciais estão sendo feitos apenas, mediante ao agendamento prévio.

            Início dos cursos 

            O esforço da Prefeitura e seus parceiros é disponibilizar os novos cursos e capacitar às pessoas para o mercado de trabalho, cujos alunos inscritos, de acordo com as áreas escolhidas, estão sendo orientados sobre o início das aulas, a partir da próxima segunda-feira 1º de março. A Secretaria de Desenvolvimento, nesses últimos dias, se dedicou ao processamento das informações dos candidatos e repasse para as instituições, que estão em parceria com a Prefeitura.

            As novas inscrições, independente da disponibilidade de vagas, podem ser feitas através do link ‘Caminho para o Emprego’, no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br), que oportunamente, com a montagem de novas turmas, as pessoas serão chamadas. 

            Segundo a secretaria de Desenvolvimento, cerca de 500 inscrições haviam sido recebidas até esta sexta-feira.

            Para facilitar e evitar o contato presencial, as orientações podem ser obtidas pelo  Whatsapp - Caminho para o Emprego - 3724-7417.

Desenvolvimento inicia curso de Apicultura

Curso Apicul 23 2 

      Com 15 alunos interessados, a Secretaria de Desenvolvimento realizou na manhã desta terça-feira, a aula inaugural do Curso de Apicultura, restrito a 12 participantes. Haverá uma seleção nos próximos dias e os que não forem incluídos ficarão como suplentes. O primeiro módulo do curso será ministrado no período de 8 a 12 de março, inclusive com atividades teóricas e práticas.
Meliponicultura. Ao mesmo tempo em que está com esse primeiro grupo formado para o Curso de Apicultura, a Secretaria de Desenvolvimento informa que pretende iniciar nos próximos dias, um outro curso de Meliponicultura no Jardim Zoobotânico, que envolve o manuseio de abelhas nativas e sem ferrão. O curso será no formato semipresencial, respeitando o Plano São Paulo ou seja, com aulas teóricas on-line e as atividades práticas nas colmeias mantidas no Zoobotânico. Trata-se de um curso completo e voltado para todo tipo de público, considerando que esses tipos de abelhas podem ser criadas no ambiente urbano.
      Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone 3724-7080.

Curso de Meliponicultura segue com inscrições

PHOTO 2021 02 10 12 03 32 1           

            O curso prático e teórico de Meliponicultura, oferecido pela Prefeitura, segue com inscrições abertas na Secretaria de Desenvolvimento, com programação da aula inaugural para o dia 23. Gratuito e ministrado em parceria com o Sindicato Rural e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o curso tem o intuito de qualificar mão-de-obra e preparar os apicultores para a nova atividade, de maneira a utilizarem, adequadamente, todos os recursos disponíveis.

            No conteúdo, o participante receberá orientações sobre a criação de  abelhas, aspectos positivos do mel, a biologia das abelhas, quais as espécies mais recomendadas para a região, manejo e alimentação, colocação dos discos, reforço das colônias, multiplicação, produção de ninho isca, resgate e transferência dos enxames, entre outros cuidados. O participante também aprenderá como montar um Meliponário, conhecendo mais sobre os produtos, mel, própolis, pólen, processo de polinização e sua importância, colônia e aspectos gerais da educação ambiental e os inimigos naturais das abelhas.

            As inscrições poderão ser feitas até o dia 23, através do telefone 3724-7080. A aula inaugural, em que será estabelecido o cronograma das aulas, será no mesmo dia, a partir das 9h. As vagas são limitadas e, dependendo do número de inscritos, será composta uma lista de espera. Este será o 16° curso oferecido pela Prefeitura, nesses últimos anos.

Desenvolvimento oferece curso de Apicultura

apicultura mel hp 

            Mais um Curso de Apicultura gratuito está sendo oferecido pela Prefeitura aos produtores rurais e demais pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre cuidados e técnicas de manejo de abelhas sem ferrão. As inscrições estão abertas na Secretaria de Desenvolvimento, localizada no Parque Fernando Costa e podem ser feitas pelo telefone 3724-7080, até o dia 23, deste mês.

            O número de vagas é limitado e dependendo da quantidade de interessados, serão formadas novas turmas que farão o curso, em datas anunciadas, posteriormente. O curso será oferecido pela prefeitura, numa parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural, compreendendo aulas teóricas e práticas.

            A primeira aula, marcada para o próximo dia 23, servirá para apresentação de todo o conteúdo e o cronograma com datas e horários das atividades de campo e teóricas. Esse será o 16º curso oferecido nesses últimos anos, sendo que a maioria dos apicultores formados estão praticando e fazendo de Franca, um município referência na criação de abelhas e produção de mel.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais