Desenvolvimento publica relação de empresas que participarão de Feira em Gramado

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     A Secretaria Municipal de Desenvolvimento publicou nesta quarta-feira, 6, através do Diário Oficial, a relação de empresas dos setores de calçados e acessórios, que manifestaram interesse em participar do Salão Internacional de Couro e Calçados, em Gramado-RS. De acordo com as normas estabelecidas, foram oferecidos 13 espaços para serem selecionados, no espaço ‘Espaço Moda Franca’, que será composto por estandes individuais.
     O Salão Internacional de Couro e do Calçados ocorrerá no mês de maio, entre os dias 23 e 25, no Serra Park – Centro de Feiras e Eventos de Gramado, que tem como objetivo, expor os lançamentos da coleção primavera/verão. 
     A Prefeitura fará o subsídio de parte do espaço coletivo, que deverá ser dividido, de forma igualitária, entre as empresas. As demais despesas, como saldo de chão, montagem de estande, despesas com viagens, hospedagem e outros, serão de responsabilidade dos selecionados. 
 

Proprietários rurais já contam com serviços do INCRA em Franca

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     A Prefeitura renovou o convênio e está oferecendo desde março de 2021, os serviços aos proprietários rurais relacionados ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Esses atendimentos no âmbito local estavam suspensos desde 2019.
     Trata-se de um importante setor de apoio aos proprietários rurais, aqueles com imóveis na região ou em qualquer outra parte do país. Agora eles podem dar o encaminhamento as suas demandas através da unidade local vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, de forma online e gratuita.
     A unidade de Franca do INCRA conta com servidor qualificado para resolução e encaminhamento dos documentos mais requeridos. Entre os serviços disponíveis destacam-se a emissão do CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), indispensável para casos de transações, inventários e outros, atualização de área de imóvel rural, alteração de titularidade e desmembramento, entre outras questões.
     A solicitação dos serviços disponíveis deve ser feita online (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), onde a pessoa interessada relata o que deseja, junta RG e CPF dos envolvidos, certidão de casamento (caso tenha) e matrícula atualizada do imóvel (validade de 30 dias após a emissão). Ele receberá o documento no mesmo e-mail, sem nenhum custo. Nesses três primeiros meses do ano, foram oferecidos 51 atendimentos, com a predominância em atualização de titularidade de imóveis rurais e emissão de CCIR.

Boletim Econômico aponta abertura de mais de 1.070 empresas no primeiro bimestre

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     A  13ª edição do Boletim Econômico, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento, no último dia 18, traz como destaque a abertura de 1.073 empresas no primeiro bimestre deste ano. 
Segundo o levantamento, 204 empresas foram criadas, sendo 112 em janeiro e 92 em fevereiro, de acordo com dados da JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), unidade de Franca, sem contar o saldo de Empreendedores Individuais, cuja abertura foi de 869 MEIs (Microempreendedores Individuais), em janeiro e fevereiro deste ano. Franca conta, atualmente, com 30.581 empresas ativas de MEI, que representam em torno de 50% de todas empresas em atividade no município. A maioria dos novos empreendedores está nas áreas de prestação de serviços e comércio.
     Deyvid Silveira, economista da Secretaria de Desenvolvimento, responsável pela elaboração do boletim, destacou que o resultado apresentado indica um ritmo mais significativo que o ano anterior, que identifica a retomada das atividades econômicas pós-pandemia, onde as empresas estão se formalizando, acreditando na economia, na possiblidade e nas oportunidades que o empreendedorismo local pode oferecer. 
     De acordo com Silveira, as aberturas de novos CNPJ's (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) pelo MEI, permanecem acompanhando o crescimento registrado em 2.021, quando foram abertos 4 mil novos cadastros ao longo do ano.  "Muita gente está buscando o empreendedorismo, como forma alternativa e de renda para a família. É um panorama positivo e saudável, neste período que podemos considerar como pós-pandemia, com índices que estabelecem a retomada das atividades econômicas", disse o profissional.
     Sobre a geração de empregos, Fábio Moreira, diretor da Indústria e Comércio, comentou que a expectativa é positiva, acompanhando a abertura de novas empresas, que poderão oferecer oportunidades de emprego, fomentando a economia local.  Segundo ele, em 2.021, foram criadas 8.467 vagas de trabalho.
     Milena Garcia, 31 anos, auxiliar financeira, moradora do Residencial Zanetti, abriu a sua empresa neste início de ano e pretende trabalhar com vestuário feminino para a comercialização de forma on-line.
     Ela destacou que já atuou nesta área do comércio e nos últimos cinco anos, trabalhou em um escritório, mas agora, pretende investir em sua própria empresa. "O MEI traz inúmeras facilidades para a aquisição de mercadorias e estou muito motivada para recomeçar o meu próprio negócio", falou a nova empreendedora. 



Apoio para empresas
     Para as pessoas que desejam abrir ou formalizar a sua empresa, deverão procurar a Sala do Empreendedor, unidade da Secretaria de Desenvolvimento, que oferece todo o suporte e o apoio para a abertura de empresas,  viabilidade, licenciamento, a inscrição municipal,  autorização para a emissão de NFSe (Nota Fiscal de Serviço Eletrônico), além da geração de boletos de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), sem contar o encaminhamento para a obtenção de créditos junto ao Banco do Povo. O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

 

Serviços:
Sala do Empreendedor 
Rua Frederico Moura, 1.517, Cidade Franca - parte térrea do prédio da Prefeitura
Tel / Whats: (16) 3721-4669
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Banco do Povo Paulista
Rua Frederico Moura, 1.517, Cidade Franca - parte térrea do prédio da Prefeitura
Tel / Whats: (16) 3723-8233
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Emprega Franca disponibiliza mais de 300 vagas de emprego

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     O Programa 'Emprega Franca', coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com empresas e agências de emprego na cidade, disponibilizou para esta terça-feira, 303 vagas de trabalho para diversas áreas de atuação. A relação das funções disponíveis pode ser consultada no site da Prefeitura, pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/pat/documentos/vagas-22032022.pdf
     Dentre as vagas, constam auxiliar administrativo, cuidador de idosos, atendente, vendedor, doméstica, recepcionista, operador de caixa, mecânico, motorista, porteiro, auxiliar de cozinha, social mídia, babá, zelador, auxiliar de pesponto, dentre várias outras, com grau de escolaridade do Ensino Fundamental, Médio e Superior, dependendo da função, com ou sem experiência.
     Para se candidatar as vagas, os interessados deverão acessar o link https://forms.gle/yGvgsKq1CxMdaZWw8, onde deverão preencher os dados pessoais, telefones para contato, inserindo o código da vaga a ser pleiteada e o currículo.
      Após a realização do cadastro, a pessoa deverá aguardar o contato da empresa empregadora. 

Prefeitura reativa unidade do INCRA e adere ao SISB

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     A Secretaria de Desenvolvimento reativou em março de 2.021, o serviço do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que estava suspenso desde 2.019. Trata-se de um importante setor de apoio aos proprietários rurais, especialmente, os que tenham imóveis na região, além de um outro serviço fundamental, para quem processa produtos de origem animal, que foi a adesão ao SISB (Sistema Nacional de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que permite aos empresários e comerciantes, que trabalham com produtos de origem animal, a comercialização em qualquer parte do país.
     Essa demanda foi objeto de uma reivindicação apresentada ao prefeito Alexandre Ferreira, por um grupo de empresários locais. E no início de fevereiro foi realizada a adesão junto ao Ministério da Agricultura, mediante a apresentação de um plano de trabalho. A partir de agora, os empresários interessados deverão formalizar os seus pedidos junto à Secretaria de Desenvolvimento. 
     Para se habilitar no SISB, as pessoas podem fazer as solicitações através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3711-9480, onde receberão todas as orientações.
 
Serviços do INCRA
     Com relação ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a unidade de Franca conta com uma equipe qualificada para resolução e encaminhamento dos documentos mais requeridos. Entre eles, destacam-se a emissão do CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), indispensável para casos de transações, inventários e outros, atualização de área de imóvel rural, alteração de titularidade e desmembramento, entre outras questões.
     Embora sediado no Parque Fernando Costa, a unidade do INCRA está com os serviços disponíveis apenas on-line (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), onde a pessoa interessada relata o que deseja e junta as informações pessoais e cadastro da propriedade. Ele receberá o documento no mesmo e-mail, sem nenhum custo. Nesses primeiros meses do ano, cerca de 40 atendimentos foram prestados, com situações resolvidas, além de outros mais complexos que precisaram ser enviados para a repartição em São Paulo. Além de Franca e região, são atendidos pedidos de proprietários de qualquer parte do país.
 

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