Email  

Desenvolvimento

Franca caminha para uma consolidação no desenvolvimento de novas tecnologias

Franca original
 
Franca tem se preparado para o futuro. Recentemente, a Câmara Municipal aprovou a Lei de Inovação proposta pelo prefeito Alexandre Ferreira, que cria o Sistema de Inovação de Franca, cujo principal objetivo é dar suporte às empresas locais para que elas possam se desenvolver e inovar tecnologicamente.
De acordo com Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, a lei cria os alicerces para o desenvolvimento estável e permanente de tecnologias e soluções inovadoras.
Ainda, segundo Lucimara, desde 2022, Franca está no mapa do SPAI (Sistema Paulista de Ambientes de Inovação), através do Programa Municipal de Incubadora. “A IMPERA é a primeira incubadora de projetos e empresas de base tecnológica da cidade. O objetivo da Incubadora é potencializar estes projetos e empresas com propósitos inovadores na sua fase de desenvolvimento, lançamento e/ou consolidação no mercado. Agora, Franca se organiza para credenciar o Centro de Inovação e ter uma lei que normatize este ambiente, é indispensável para o credenciamento deste Centro. Fazer parte do SPAI favorece a troca de conhecimentos entre o ambiente inovador de Franca com outros Sistemas de Inovação Estaduais, além de facilitar o acesso a recursos estaduais e federais”, complementou.
Recentemente, a IMPERA, através da gestão do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF) participou de edital para aquisição de equipamentos de alta tecnologia. O investimento é de cerca de R$ 100 mil para a compra de itens para uma infraestrutura maker para projetos de manufatura aditiva e automação. Além do mais, serão adquiridos itens, que irão ampliar a capacidade de análise e processamento dos incubados, agregando valor aos projetos, bem como possibilitando a melhora da comunicação em reuniões remotas.
Segundo o gestor da IMPERA, Flávio Henrique de Oliveira Costa, o objetivo da incubadora é estimular o empreendedorismo inovador na Região Administrativa de Franca, direcionando esforços para identificar e fomentar novas vocações locais. “Focado no desenvolvimento sustentável e na criação de oportunidades de negócios, o projeto busca capacitar e apoiar empreendedores com acesso a recursos, consultorias especializadas e infraestrutura. A proposta envolve a criação de uma rede de apoio, que inclui parcerias com instituições de ensino, empresas e o governo local, promovendo uma cultura empreendedora que valorize a inovação e o uso de tecnologia. Desta forma, o projeto pretende contribuir para a diversificação econômica da região, gerando emprego e crescimento local”, disse.
Um exemplo de que o caminho para um futuro inovador e próspero é Fabiano Torres, que esteve incubado na IMPERA. “Estar na Incubadora foi importante por diversos motivos. Estar num ambiente, onde diversas pessoas estão empreendendo, criando soluções em diferentes áreas, essa troca de experiências ajuda bastante, principalmente para quem está começando. É possível aprender com os erros e as experiências dos outros. Eu brinco sempre que isso é uma troca de atalhos. Outro benefício são as mentorias, elas foram fundamentais para ajudar na validação da nossa tecnologia, aprimorar o que de fato estamos entregando ao mercado, quais problemas estamos resolvendo. Além disso, as mentorias também ajudaram a amadurecer nosso modelo de negócio, posicionamento e comunicação junto aos clientes”, contou o empresário.
De acordo com Lucimara Prado, com a lei de inovação, Franca dá um passo importante para o desenvolvimento de novos negócios inovadores de base tecnológica, se tornando ainda mais competitiva frente a outros municípios.
 
Seleção para o Programa de Pré-Incubadora
A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca (Impera) está com processo seletivo aberto para selecionar projetos inovadores de base tecnológica com potencial de desenvolvimento, proporcionando suporte técnico e gerencial para transformar ideias em negócios de sucesso. A seleção termina no dia 15 de dezembro e será realizada em quatro etapas. O edital pode ser conferido no link a seguir https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2639-30102024.pdf
 

'Emprega Franca' inicia semana com 348 vagas de trabalho

Emprega Franca 2 original
 
O ‘Emprega Franca’, programa mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, em conjunto com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), iniciou a semana com a oferta de 348 vagas de trabalho para diversas áreas. A repartição está instalada em área anexa ao Terminal Rodoviário, no Residencial Baldassari e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Da quantidade de vagas disponíveis, 42 são do 'Emprega Franca' e outras 306 do PAT.
Para esta terça-feira, 5, está programada a realização de um processo seletivo para o preenchimento de diversas vagas de açougueiro, auxiliar de limpeza, balconista, estoquista, fiscal de loja e repositor. Para o próximo dia 11, está previsto no mesmo local, uma nova seleção com o objetivo de preencher cinco vagas de vendedor e uma de assistente administrativo.
A pessoa, que está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, pode consultar as opções on-line, através dos links: bit.ly/vagaspatfranca ou https://www.franca.sp.gov.br/pmf-emprega-franca/. Dentre algumas opções, constam além daquelas em processo seletivo, de ajudante de serralheiro, auxiliares de logística, lavanderia, estoquista, almoxarife, entre outras.
Os interessados que preferirem podem consultar todas as oportunidades, comparecendo na unidade do 'Emprega Franca' ou PAT, munidos do currículo impresso e dos documentos pessoais, como RG, CPF, Carteira de Trabalho (digital), CNH (que for habilitado) e comprovante de endereço.
O 'Emprega Franca’ e o PAT ficam na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.

Franca é eleita a segunda melhor cidade do país para se viver

 relogio_do_sol.png
 
Um levantamento divulgado pela Revista Veja, desenvolvido pela consultora Macroplan, trouxe Franca como a segunda melhor cidade do Brasil para se viver. A lista, feita com base no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal), aponta os 100 maiores municípios do país com mais de 270 mil habitantes.
Comparando os índices com os registrados no ano passado, Franca subiu seis posições, ficando atrás somente de Maringá (PR). O relatório da Macroplan traz 15 indicadores nas áreas de serviços públicos, como educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade. 
O prefeito Alexandre Ferreira comentou a importância deste levantamento e o salto que Franca deu no ranking. "É importante para a gente poder entender a qualidade de vida daqui de Franca e mostra que estamos realmente no caminho certo, com uma cidade pronta para um futuro muito melhor", disse.
Dentre os índices, está a educação. Franca alcançou 7 pontos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Fundamental I na rede pública em 2023, ficando na quarta melhor posição. Já no Ensino Fundamental II obteve 5,6 pontos, alcançando o terceiro lugar.
O levantamento da Macroplan também considerou a taxa de matrículas em creches. De 2010 para 2023, houve variação correspondente a 126,8% de crescimento. Nas pré-escolas (4 e 5 anos), Franca teve 100% de estimativa de atendimento.
A cidade também foi destaque na saúde, ao considerar os índices de mortalidade infantil, cobertura das equipes de atenção básica, nascidos vivos com sete ou mais consultas Pré-Natal e taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis.

Graduação e edital de Pré-Incubação da Impera nesta quinta-feira

Impera originalCréditos de imagem: Freepik

Está programado para a noite desta quinta-feira, 31, o evento de lançamento do edital de Pré-Incubação da Impera – Incubadora de Projetos e Empresas de Base Tecnológica de Franca e certificação das empresas graduadas do Projeto “Impulsione sua Ideia’. A cerimônia terá como local o auditório do Senai, na avenida Presidente Vargas, 2500, Bairro Itambé, começando às 19h30.
A iniciativa tem a participação da Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o Senai e Sebrae, por intermédio da Impera. A Impera Incubadora busca auxiliar os empreendedores na potencialização de iniciativas inovadoras desde a sua fase inicial,  seu desenvolvimento e a estruturação no mercado.
Para a solenidade desta quinta-feira, a abertura terá uma breve apresentação do que a Impera Incubadora de Projetos e seus propósitos, bem como qual é o seu papel no ambiente de inovação e suporte para quem está em busca de empreender e inovar. Na sequência, haverá uma segunda apresentação, das empresas graduadas Homea, Profinanc e Nanoboost, com fala dos representantes e  respectiva entrega de certificados.
O Senai e o Sebrae farão suas exposições, com ênfase nas oportunidades para as startups tecnológicas. Fechando o evento, será apresentado oficialmente pelos organizadores, o edital Pré-Incubação da Impera, com os detalhes sobre o processo seletivo e novas oportunidades que estarão sendo oferecidas para novas startups.
As inscrições para a Pré-Incubação, a partir desta quinta-feira, podem ser feitas até o dia 15 de dezembro, acessando e preenchendo o formulário no link: https://forms.office.com/r/KBLMcGmeuS.

Desenvolvimento divulga inscrições para projetos de Pré-Incubação

impera originalCréditos de imagem: Freepik
 
A Secretaria de Desenvolvimento publicou no final de semana, o edital que trata da seleção para o Programa de Pré-Incubação da Impera, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca, gerida pelo Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF).
As empresas de base tecnológica são aquelas que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, utilizando pesquisa científica, tecnologia e alto conhecimento técnico, com potencial de desenvolvimento, proporcionando suporte técnico e gerencial para transformar ideias em negócios de sucesso. O Programa de Pré-Incubação busca preparar os participantes para validação de suas ideias, desenvolvimento de protótipos e análise de viabilidade técnica e econômica.
Poderão se inscrever no programa, pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em equipe, que apresentem propostas inovadoras em qualquer área de atuação, não sendo exigido que as empresas estejam formalmente constituídas no momento da inscrição. O programa terá duração de seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, mediante solicitação formal e avaliação da equipe gestora da Impera.
 
Formato e inscrições
A modalidade oferecida para a pré-incubação será híbrida, ou seja, com encontros presenciais e remotos. O processo seletivo será realizado em etapas, sendo da inscrição, no período de 31 de outubro e 15 de dezembro deste ano, via plataforma da Impera. Depois análise documental e apresentação do projeto, em que os candidatos selecionados serão convidados para uma apresentação (Pitch) entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro de 2025. Cada equipe terá 10 minutos para apresentação e outros 10 minutos para responder a perguntas da banca avaliadora.
O resultado parcial será divulgado no site da Impera até o dia 20 de fevereiro de 2025 e o resultado final, após eventuais recursos, ocorrerá no dia 28, do mesmo mês de fevereiro. Serão selecionados até 10 projetos para o Programa de Pré-Incubação, sendo necessários para a inscrição, os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido https://forms.office.com/r/KBLMcGmeuS - Modelo de Negócios (Canvas ou outra ferramenta); - Curriculum vitae dos membros da equipe; - apresentação resumida da ideia/projeto (até 2 páginas em PDF)
Para mais informações, basta enviar mensagem para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (16) 3706-6525. Os projetos selecionados para a Pré-Incubação terão acesso a benefícios como mentoria e tutoria dedicada e específica; acesso à infraestrutura da Impera no prédio do Uni-FACEF e Workshops especializados. Após a divulgação dos resultados, os candidatos poderão apresentar recursos no prazo de 24 horas, via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que serão avaliados pela comissão examinadora em um prazo de até três dias.
O edital pode ser consultado no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2638-26102024.pdf , página 3 do Diário Oficial do Município.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais