Tem início neste sábado 19, mais uma capacitação oferecida pela Prefeitura e sua secretaria de Desenvolvimento, voltada para os apicultores locais e da região.
Denominada “Capacitação em Manejo para Aumento da Produtividade Apícola e Polinização para Apicultores” será oferecida em parceria com a ABEMEL (Associação Brasileira de Exportadores de Mel), o foco é incrementar mais a produção de mel e a prática da apicultura e meliponicultura, tanto local como na região e melhorar a formação dos profissionais apicultores e meliponicultores.
Na oportunidade também será apresentado um aplicativo que está sendo desenvolvido para interligar os apicultores e agricultores que necessitam e têm interesse na polinização de seus cultivares. O biólogo Célio Augusto Rodrigues, que coordena os cursos locais de apicultura, explicou que haverá inclusive a realização de um experimento de polinização de culturas de café orgânico, com apresentações de algumas iniciativas e seus resultados. As inscrições podem ser feitas diretamente no Parque Fernando Costa, local onde serão ministradas as aulas, neste sábado das 7h30 às 17h.
O biólogo reforça que entre os palestrantes convidados constam nomes renomados que não só entendem muito bem de abelhas, como das diversas etapas, desde os cuidados com as colmeias, coleta e processamento do mel. São profissionais dos mais renomados do País que estarão reunidos em Franca e compartilhando seus conhecimentos.
Está prevista também, a participação de um cafeicultor do Espirito Santo que aluga colmeias para a polinização, que demonstrará resultados, vantagens e a importância na polinização dos cafezais. Dentre as autoridades confirmadas, constam a vice-presidente da Abemel Andresa A. Berreta; o professor e presidente da ONG ‘Bee Or Not To Be’ Lionel Segui Gonçalves; o professor David de Jong, da USP, o dr. Ademilson Espencer, Arno Wieringa, do Espírito Santo, além de Aline Patrícia Turcatto e Carlos Rehder, ambos representantes da Associação Brasileiras de Exportadores de Mel.
A participação é gratuita e a inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., onde o pretendente precisa fornecer seus dados pessoais completos e informar um meio de contato. O curso será transmitido on-line e ao vivo, no canal https//:facebook.com/abemel/br e quem desejar acompanhar, basta se inscrever pouco antes do início dos trabalhos.
Mais informações no telefone (16) 9.8158-7764.