A Secretaria Municipal de Desenvolvimento divulgou nessa quinta-feira mais alguns detalhes da programação preliminar de toda a parte técnica da 50ª edição da Exposição Agropecuária de Franca, que começa no dia 13 de maio, prosseguindo até o dia 2 de junho, no Parque de Exposições ‘Fernando Costa’. O fluxo de trabalhadores no recinto do Parque é grande, buscando deixar tudo pronto para entrada dos primeiros animais que devem chegar já no final de semana, entre domingo e segunda-feira.
E conforme já antecipara o secretário da Pasta, Anderson Minamihara, a Exposição estará cheia de novidades e com todas as condições de ser um dos maiores eventos agropecuários na cidade dos últimos anos, com animais de linhagem esmerada e produtores de diversas partes do País.
Para o dia 13 de maio está previsto o início do Torneio Leiteiro da raça Gir, evento sempre aguardando com muito interesse, prosseguindo até o dia 15, com ordenhas diárias. Os animais começarão a chegar ao Parque “Fernando Costa” 3 a 4 dias antes com tempo necessário para se aclimatarem ao novo ambiente. As adequações nas instalações visam garantir as condições de conforto necessárias. São aguardados em torno de 600 exemplares.
Uma outra boa novidade para a edição deste ano na parte técnica, é o retorno da Exposição e Julgamento de Bovinos da Raça Nelore e todo o esforço da administração no sentido de concluir a grade de atrativos da parte artística, cujo edital homologando a empresa vencedora foi publicado no final de semana. Para o dia 16 de maio está previsto o torneio leiteiro e julgamento do Gir e Girolando, bem como a realização do Leilão de Animais e a abertura oficial, inclusive com o lançamento do selo do evento. São aguardados em torno de 650 animais.
Entre os dias 17 e 19 de maio, relata João Jacintho, da Secretaria de Desenvolvimento, haverá também a grande final da Copa Nacional de Marcha de Muares, etapa em que Franca receberá os maiores criadores de mulas e burros de todo o país, oportunidade para os criadores locais e população francana de poderem ver de perto animais de altíssima linhagem. Outros destaques são a prova de Ranch Sorting oficializada pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha), prevista para o dia 19 de maio, um domingo, ficando o encerramento para o dia 2 de junho com as provas de Hipismo.
No dia 17 está programado o leilão virtual e presencial, do gado Gir e Girolando, em que as pessoas poderão ofertar seus lances no próprio local (um galpão está sendo preparado, numa espécie de Shopping), onde as pessoas presentes poderão fazer suas ofertas. Os animais serão mostrados em imagens das fazendas onde se encontram.
Um outro atrativo que reunirá pessoas da cidade e região será a Expocães, no dia 26, em que o Parque recebe animais de todos os tipos, com avaliação de beleza e outras curiosidades. Um conjunto de palestras estão previstas partir do dia 20, focadas em temáticas sobre o empreendedorismo rural e o destaque para o 3º Encontro da Sociedade Rural Brasileira, oficinas e cursos técnicos, dentre os quais o de Rédeas, em parceria com o Sindicato Rural de Franca e sistema FAESP, SENAR/SP.
O lago artificial existente na entrada do Parque, com 320 mil litros de água acaba de ser esvaziado, com a distribuição de mais de 5 mil peixes de pequeno porte (alevinos), será revitalizado e depois será novamente abastecido e receberá um lote de carpas japonesas em meio as tilápias do nilo já existentes.
Parte artística
Conforme edital publicado no Diário Oficial de quarta-feira última, a Prefeitura através da Comissão de Licitação, desclassificou uma das empresas que apresentou proposta com valor menor que o mínimo estipulado no Edital. E classificou a proposta da empresa Paulo Roberto Cardoso Eireli – ME, que deverá apresentar a grade de atrativos dentro dos prazos previstos, conforme constou a licitação. A Prefeitura aguarda que isso ocorra o mais breve e reitera seu compromisso com a legalidade, esperando que a cidade terá nas datas previstas uma festa popular condizente com as expectativas.