A Prefeitura de Franca e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), em parceria continuam oferecendo gratuitamente, opções para quem procura vagas de emprego e quem oferece oportunidades de trabalho, no caso as empresas. E junto em ministrando cursos periódicos voltados a melhoria da qualificação da mão de obra, tendo em visto que uma situação constatada é que muitas pessoas procuram trabalho mas não tem as habilidades que o mercado está exigindo.
Através da secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, três turmas estão prestes a concluírem seu período de aprendizado nos cursos de Atendente de Recepção, Auxiliar Administrativo e de Manicure e Pedicure, todos eles em nível profissionalizante. O Estado subsidia os com estudantes com uma ajuda financeira, em duas parcelas, onde o propósito é dar condições para que a pessoa tenha mais estímulo para se qualificar adequadamente.
Cada grupo desses cursos, cujas aulas estão em andamento, é formado por 30 estudantes, disse Deboramar Oliveira, uma das monitoras e que até recentemente respondia pela direção do Posto de Atendimento ao Trabalhador. Esses futuros profissionais devem receber seus certificados em breve, no dia 27, em ato solene programado para o auditório da antiga Unesp, no centro da cidade, onde está sediado o PAT.
Orientações e suporte
Os participantes dos cursos via PAT recebem durante o andamento das aulas, orientações gerais sobre linhas de apoio mantidas pela Prefeitura, através da Sala do Empreendedor e Banco do Povo, unidades ligadas a secretaria de Desenvolvimento. Muitos dos participantes além de adquirirem habilidades práticas para novas funções, recebem instruções sobre abertura e gestão de pequenos negócios, aliado ao suporte financeiro que é disponibilizado em condições acessíveis, via Banco do Povo.
Dessas três turmas, participantes de todas as áreas vislumbram a possibilidade abrirem serviços de assessoria ou mesmo prestação de serviços como autônomos. O suporte complementar é oferecido gratuitamente, havendo a opção inclusive para as pessoas que tenham interesse, em se transformarem em MEIs (Micro empreendedor individual).
Mais informações, tel. 3723-5444.