Email  

Educação

Inscrições para 135 vagas da Univesp continuam abertas

Univesp UAB original
 
      O polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Franca está com 135 vagas abertas para nove cursos de graduação da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) até às 23h59 do dia 7 de abril.
      Através de processo seletivo, estão sendo disponibilizadas 45 vagas para cada um dos três eixos básicos: Computação (Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação) e Negócios, Licenciatura (Letras, Matemática e Pedagogia) e Produção (Engenharia de Produção, Tecnólogo em Processos Gerenciais e Bacharelado em Administração ).
      Os cursos são gratuitos, na modalidade EAD (Educação à Distância), e o candidato deverá escolher um dos três eixos e até cinco opções de polo no momento da inscrição, em ordem de prioridade.
      As inscrições deverão ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. A taxa de inscrição é de R$ 47,50 e as provas objetiva e redação serão presenciais, no dia 18 de maio, com duração de 5 horas, em locais que serão divulgados a partir das 10 horas do dia 9, do mesmo mês, no site onde as adesões poderão ser feitas.
     Para prestar auxílio e esclarecer dúvidas, a Univesp disponibiliza três formas de contato para quem tiver dúvidas sobre o vestibular: o telefone (11) 3471-6100, o WhatsApp (11) 4200-2982 e o chat no link https://atendimento.univesp.br/sae/portal.html. Todos atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.
     As matrículas terão início no dia 25 de junho e as aulas no dia 21 de julho. O Polo UAB/UNIVESP também dá suporte através do telefone e WhatsApp (16) 3711-9224. A sede da UAB fica na Secretaria de Educação de Franca, na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal, na sala 13, 1º andar, com horário de funcionamento das 13 às 21 horas de segunda a sexta-feira.

Professores da rede municipal recebem capacitação com especialista

formacao para educadores original
 
      O planejamento escolar é uma etapa crucial para o sucesso no ambiente educacional tanto para alunos, quanto para educadores. Ele envolve a definição clara de objetivos, a organização de conteúdos e a criação de estratégias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Por esta razão, o ensino na rede municipal de Franca é referência. Isso se deve a um conjunto de ações e fatores que envolvem à preparação dos educadores no início de todo ano letivo.
      Nesta semana, todos os professores da Prefeitura fizeram o planejamento para o primeiro semestre e puderam assistir, de forma simultânea, em todas as escolas e on-line, a palestra da Walkíria Rigolon, pós-doutora em Educação com diversas especialidades, entre elas, consultora na área de formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais.
      De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, uma das preocupações em relação à formação de professores é que eles possam ter acesso ao que há de melhor para capacitação, levando assim para dentro da sala de aula metodologias e ferramentas, que possam contribuir com a aprendizagem dos alunos. “Hoje, fizemos algo inédito e foi um dia muito especial. Toda a equipe educacional pode ouvir a palestra da professora doutora Walkiria Rigolon. A especialista abordou as questões educacionais e tratou de temas fundamentais para o planejamento escolar, as maneiras de utilizar as intervenções pedagógicas necessárias para garantir o domínio de habilidades fundamentais para a aquisição de conhecimentos e demais temas tão importantes no cotidiano escolar”, disse.
      Renata Atiê, diretora da EMEB 'Emília de Paula Tarantelli', participou da formação e ressaltou a importância do planejamento para o professor e para oferecer ao aluno o melhor ensino e as ferramentas de aprendizagem. “No primeiro momento, tivemos a presença on-line da educadora, que é uma referência e que vem para nos ajudar a refletir sobre a importância do planejamento escolar. Ele faz com que o trabalho seja ainda mais enriquecido”, comentou.
      Atualmente, o ensino municipal de Franca é referência em resultados, principalmente, de alfabetização. Em 2023, o município conquistou o Prêmio PAR (Programa Alfabetização Responsável) e, em 2024, o Selo Ouro do Ministério da Educação referente às ações do Programa Compromisso Criança Alfabetizada. Em 2021, apenas 75% dos alunos estavam alfabetizados ao final do 3º ano. “Hoje, esse índice já chegou a 94%. Esses avanços só foram possíveis graças à dedicação de cada profissional da educação, principalmente, dos professores nas salas de aula e da existência de diretrizes bem definidas por parte da Política Educacional do município. O planejamento escolar é o ponto de partida para o sucesso do trabalho no ano letivo. Franca está provando que é possível transformar a educação e construir um futuro melhor para todos”, finalizou Márcia Gatti.

'Bolsa Universidade’ tem 184 inscritos e inicia fase de seleção

Secretaria de Educacao Bolsa Universidade original
 
      O Programa 'Bolsa Universidade', que prevê bolsas de estudos parciais a universitários matriculados na FDF (Faculdade de Direito de Franca), no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) e Unifran, teve 184 inscrições efetivadas neste ano.
      A informação é da Secretaria de Educação, que já iniciou o processo de análise de cada candidato, a começar pelas condições básicas de inscrição. No total, são 148 vagas, sendo 53 na FDF (Faculdade de Direito de Franca), 50 na Unifran (exceto para os cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia), e 45 para o Uni-FACEF, sendo uma para Engenharia de Produção, três para Psicologia e uma para Engenharia Civil, além de 40 para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Enfermagem, Engenharia de Software, Letras, Matemática e Sistemas de Informação.
      Nesta etapa, será realizado o estudo social de cada universitário para fazer a seleção daqueles que irão para a segunda fase. A previsão é que no dia 19 de março seja divulgada a data da publicação da convocação dos classificados para entrevistas sociais.
      Os selecionados serão informados da classificação para a etapa seguinte, por meio de publicação no Diário Oficial do Município no site da Prefeitura e também no link  https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-universidade.
 

Escolas municipais receberão climatizadores

escola Rubens Zumenstein original
 
      A Prefeitura de Franca abriu licitação, na modalidade Pregão Eletrônico, para a compra de climatizadores que serão instalados nas escolas municipais. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira reforçando o convite aos fornecedores para que acessem o edital completo, através do endereço https://www.portaldecompraspublicas.com.br/,  preparem a documentação e participem do processo. O objetivo é aprimorar as condições nos ambientes de estudos nas escolas municipais.
      O edital prevê a instalação do equipamento em 49 unidades distribuídas por toda a cidade, com prioridade para as escolas com maior número de alunos e professores.
 
Instalação pelas escolas      
      Uma outra informação destacada por Alexandre Ferreira, é que tão logo seja conhecido o fornecedor dos climatizadores, o processo de instalação será de responsabilidade de cada escola, com os recursos do repasse que a Prefeitura faz oriundos do Programa Municipal 'Dinheiro Direto na Escola' (PMDDE).
      Para a secretária de Educação, Márcia Gatti, será um ganho  importante a todos que passam boa parte do dia nas salas de aula.

Inclusão: Educação vai ampliar quadro de professores de apoio

apoio pedagogico original
 
      A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Educação, anunciou a contratação de 110 educadores de apoio pedagógico para o atendimento dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 3,5 milhões.
      Os novos profissionais atuarão em todas as escolas municipais, com carga horária de 22 e 44 horas. Hoje, são 296 professores de apoio para atender, aproximadamente, 850 alunos com deficiência. Com a nova contratação, o número de educadores irá para 406.
      De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, no início da gestão, em 2021 não existia apoio pedagógico na rede municipal. “As famílias só conseguiam o educador por meio judicial. Desde então, contratamos os professores que atuam através de entidades”, disse.
      Ainda, segundo a secretária, o atendimento é especializado, feito por um profissional habilitado que trabalha dentro da sala de aula com um apoio pedagógico das crianças com deficiência. O atendimento pode ser compartilhado, sendo um professor para um grupo de até três crianças e dependendo do nível de suporte que a criança necessite, um educador por criança. “Para ter acesso ao professor de apoio, a família precisa comprovar a deficiência através de laudos médicos. Se atestado, ele já tem esse direito garantido. A inclusão é isso. A criança poder estar em todos os espaços e participar de todas as atividades escolares”, completou.
      Luciana Resende de Oliveira é pedagoga, com pós-graduação em (TEA) Transtorno do Espectro Autista e atua no Setor de Educação Especial da Prefeitura. Ela diz que a nova contratação é uma grande conquista para o município, uma vez que este profissional, além de ter a formação em Pedagogia, para estar atuando com esse aluno mediando a aprendizagem em sala de aula, ele também recebe informações continuadas da parceria que existe entre a secretaria e a entidade responsável. “Com isso, o educador de apoio pedagógico garante não só o acesso à matrícula do aluno e a permanência em sala de aula, mas também uma qualidade de escolarização. Este trabalho reforça a preocupação do município em garantir cada vez mais o acesso à escolarização e um suporte a todos os alunos que precisam das educações inclusiva e especial”, enfatizou a especialista.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais