Prefeitura investe R$ 1,8 milhões em nova célula no Aterro Sanitário

Operando 400 toneladas de lixo por dia (12 mil toneladas/mês), o Aterro Sanitário Municipal de Franca ‘Professor Ivan Vieira’, está em processo de conclusão de mais uma célula, a 8ª, para destinação dos resíduos urbanos.  De acordo com Marcos André Haber, presidente da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que administra o Aterro, o Governo Municipal está investindo recursos na ordem de R$ 1,8 milhões na nova célula. Destaque para os trabalhos de proteção do lençol freático, com instalação de drenos e correta vedação do solo.

Considerado referência para o país, com notas bem acima da média nacional nas avaliações periódicas realizadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o equipamento está localizado em área rural às margens da rodovia Prefeito Fábio Talarico, que liga Franca a São Joaquim da Barra.

Haber ressalta que ter boas notas na avaliação da Cetesb dá credibilidade ao trabalho da Emdef e segurança para a saúde da população. São vários serviços envolvidos, que precisam ter rigoroso acompanhamento, entre eles recolher e dar o tratamento adequado ao lixo urbano e industrial – a coleta de lixo hoje abrange 100% da área urbana –, tratar os resíduos, pós processamento, da Estação de Esgoto da Sabesp, também destinados ao local, e fazer a cobertura diária de todo o resíduo depositado para que nada fique a céu aberto – a Cetesb é a agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, visando cumprimento à legislação ambiental e proteção à saúde pública.

Além dos bons serviços prestados à população na área de saneamento, várias outras ações do governo municipal têm sido realizadas com o objetivo de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo no município. Para tanto, são promovidas atividades educativas permanentes nas escolas municipais, visitas de alunos ao Aterro Sanitário e ao Jardim Zoobotânico, realização de eventos educativos, como a Semana da Árvore, que está em pleno andamento, entre várias outras ações de conscientização e preservação ambiental realizadas pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente.