Educadores entram no mundo do esporte paralímpico

Depois do primeiro dia de muitas falas e exposições teóricas, esta terça-feira os trabalhos foram de campo com os educadores físicos e demais participantes inscritos na 1ª Capacitação de Esporte Paralímpico proporcionada pela Prefeitura de Franca. Saíram da teoria e foram para as ações práticas. Mais que conhecer como as pessoas que não enxergam praticam futebol de salão ou o Goolboll, ou aquelas que não sem mobilidade jogam o vôlei sentado, os alunos tiveram aulas práticas de como se superar, uma forma de entender e conhecer mais a fundo os limites e dificuldades daquelas pessoas que tem suas condições limitadas.

Quem circulou pelos ginásios do Champagnat, do ‘Amaury Destro’, ao lado do Pedrocão ou mesmo na Apae e no conjunto do Jardim Cambuí, viu com curiosidade cada detalhe da forma dos monitores trabalharem com os educadores, com os olhos vedados ou se arrastando em quadra.

No Jardim Cambuí, a capacitação está sendo coordenada pelo professor Alex José Sabino; já as aulas de Gooalboll estão a cargo de Sílvia Helena Piantino Silveira. Na modalidade de bocha, Rodrigo de Souza Freitas está conduzindo as atividades na Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e sobre o vôlei sentado, no Champagnat as aulas estão sendo ministradas pelo professor Ubiratan Kuripana.