Estado confirma Joris em Franca no mês de abril

A pretensão de Franca em sediar os 24º Jogos Regionais da Terceira Idade este ano, formalizada no final do ano passado pelo prefeito Gilson de Souza junto ao Governo Estadual, teve a confirmação oficial nessa semana através da Secretaria Estadual de Esportes. O evento reunindo as cidades que integram a 5ª Região do Estado de São Paulo está programado para ser realizado entre os dias 20 e 25 de abril próximo, na chamada ‘janela’ de férias escolares da rede estadual, conforme o novo calendário recém-anunciado pela Secretaria da Educação.

Na segunda-feira à tarde na sede do Departamento de Esportes, unidade ligada a Secretaria de Esportes e Cultura, professores e coordenadores após essa confirmação já definiram as primeiras atribuições de cada um e providências imediatas que começaram a ser tomadas. Entre elas uma verificação das possíveis instalações de ensino, do Estado e do Município que poderão ser utilizadas no período como alojamento, bem com instalações dos equipamentos onde deverão ser disputadas as competições.

Ofícios foram expedidos e começaram a ser entregues nas instituições privadas, solicitando nesse período o a cessão de quadras, ginásios e piscinas se necessário, para que ocorram algumas das provas que estão previstas. São esperados para os próximos dias, de parte da Secretaria Estadual de Esporte, mais detalhes relacionados ao aporte de recursos que deve ser repassado a Prefeitura (a organização é conjunta, Município e Estado), bem como datas limites para inscrições de atletas, Congresso Técnico e demais providências de cunho administrativo.

Expectativas

Sediar um evento dessa ordem, deve atrair um público visitante de mais de 3 mil pessoas, entre atletas e equipes de apoio, oriundos de cerca de 50 cidades. Isso movimenta o comércio e a indústria, gerando consumo e aquecimento da economia, pois as delegações estarão alojadas nos mais diferentes bairros, através da rede de ensino.

Levando em conta essas particularidades e o potencial que tem o público da terceira idade, as expectativas em torno dos Joris são as melhores, considerando que a cidade já tem uma tradição de realização eventos dessa abrangência. No ano passado de última hora Franca abraçou a ideia, sediou e venceu os Jogos Regionais da 5ª Região, depois da desistência de Barretos.