Franca pronta para o desafio contra San Juan de Porto Rico

exercicio Medium

Durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito de uma cidade canadense sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. Ele propôs que às 15h de determinado dia todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia elétrica, que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, que tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades. Fonte: http://www.sescrio.org.br/diadodesafio

Agora, Franca está pronta para decidir contra San Juan de Puerto Rico qual cidade mais se movimenta no “Dia do Desafio”, evento organizado mundialmente. Divulgação intensa realizada pela FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura) nas escolas, academias e centros esportivos convidando a população a participar do evento, que acontece na quarta-feira 31 de maio, com a prática de atividades físicas, dá esperança e sugerem uma boa performance. A Divisão de Esportes da FEAC também preparou várias atividades, que serão iniciadas nas primeiras horas da manhã do Dia do Desafio e se estenderão até o final da tarde com ‘aulões’ de atividades físicas no Poliesportivo. Nessa ação específica, que terá início às 17h30, seguindo até por volta de 21h, mais de uma dezena de academias darão aulas ao ar-livre, alternando-se nos exercícios para os participantes.

Outra iniciativa de incentivo é a participação de um trio elétrico, percorrendo as ruas, os centros de esportes, escolas e academias a partir das 6h da manhã, culminando com a concentração e o ‘aulão’ no Poliesportivo a partir das 17h30.

No Brasil, a ação é coordenada pelo SESC em conjunto com as prefeituras das cidades envolvidas, respeitando o objetivo de estimular a prática de ações saudáveis e o fortalecimento das relações entre as pessoas.

O lembrete principal da Divisão de Esportes é que as pessoas façam atividades físicas por no mínimo 15 minutos e comuniquem seu nome completo e dos companheiros de exercício pelo telefone (16) 3723-9500. Segundo Ricardo Pereira, diretor de esportes da FEAC, pelo menos 3 ramais estarão disponíveis para os registros.

A cidade de San Juan, capital de Porto Rico, conta com uma população estimada em 450 mil habitantes, portanto maior que Franca. Porém, o critério para definir o vencedor é o percentual comparativo entre os moradores que participaram das atividades comparado com o número de habitantes.

Mais informações na Divisão de Esportes pelo fone (16) 3723 9500.