A Prefeitura está trabalhando nos preparativos da realização dia 26 próximo, no Parque Fernando Costa, da Festa do Mineiro, um evento que estará sendo organizado pela segunda vez, com o propósito de valorizar e divulgar as manifestações culturais das famílias oriundas de Minas Gerais. A secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer está montando a programação rica em opções e já tem confirmadas as presenças de pelo menos oito grupos de Congada, Folias de Reis e Catira, que desfilarão pela Avenida Chico Júlio até o Parque de Exposições.
Segundo o secretário Elson Francisco Bonifácio, o Boni, haverá uma praça de alimentação que promete muito, reunindo os diversos tipos de culinária mineira, aliado ao artesanato com a participação dos artesãos da cidade. Ele observa que Franca, em parte devido o seu posicionamento geográfico na divisa com Minas Gerais, tem na sua população um percentual considerável de famílias oriundas do Estado vizinho, cultivando o jeito simples e acolhedor de tratar com as pessoas.
Mas aliado aos atrativos que fazem parte do folclore regional, haverá duplas sertanejas cantando durante todo o dia, com a participação especial do grupo Sentinela, da cidade de Alfenas interpretando músicas de MPB e outras, além de um segundo grupo da cidade de São Paulo. Também está sendo organizado um grande torneio de truco, aberto a todo o público interessado. O acesso ao evento será gratuito, com previsão de começar às 10 h, com o desfile pela Avenida Chico Júlio e prosseguindo até a noite.
Homenagem
E durante o evento a Prefeitura estará homenageando o sr. José Rodrigues da Silva, conhecido por ‘Zé Mineiro’, natural de São Roque de Minas, que escolheu Franca para morar e aqui reside desde 1970, portanto há quase meio século. Casado com a sra. Dinora Machado da Silva tem oito filhos e vários netos e bisnetos.
Com seus 90 anos idade o sr. ‘Zé Mineiro’ disse não saber ainda como será essa homenagem, mas disse que se sente muito orgulhoso pela escolha, pois trabalha desde os 5 anos, quando começou na roça e tem uma longa história de realizações e auxílio ao próximo. O secretário Boni também preferiu nada adiantar sobre o que está sendo preparado, mas disse que o objetivo da escolha objetiva enaltecer o papel do escolhido por sua contribuição da à cidade.