Feac

Sandra Freitas realiza Exposição na Casa da Cultura

sandra 

     A Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’ será palco para a exposição denominada ‘Tempo da Delicadeza’, com obras diversas de autoria da artista Sandra Freitas.
     A mostra que será iniciada a partir da próxima terça-feira, 8, poderá ser visitada durante todo este mês, gratuitamente, no horário das 8 às 17h, na Casa da Cultura, que fica na Praça ‘Carlos Pacheco’, em frente ao Cemitério da Saudade.
     A pintora descreve a exposição, composta por 11 quadros que apresentam sentimentos de empatia, leveza, equilíbrio, gentileza e delicadeza, contrapondo expressões que denotam intolerância, falta de paciência, ausência de empatia, dentre outras.
     A artista Sandra Freitas é uma personagem conhecida pelo seu talento no meio cultural, pela maestria e detalhes, como retrata seus quadros, afirmando que o seu desejo é que eles possam tocar a alma, equilibrando o ser, com a certeza de que só se constrói um mundo melhor se ele estiver edificado dentro de cada pessoa.

 

PERFIL DA ARTISTA
     Sandra Freitas participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, conquistando vários prêmios. Suas obras incorporam coleções particulares no Brasil e no exterior. Com uma abordagem contemporânea, procura se reinventar no universo da pintura figurativa. Questiona temas que lhe tocam a alma e a partir daí inicia-se o processo criativo.
     Sua identidade é marcada pelo equilíbrio entre formas e tons. Não obstante a paleta de cores escolhida, Sandra busca em suas representações um impacto marcante, dentro de uma atmosfera suave. A transparência está sempre presente no seu trabalho que é geralmente feito em várias camadas sobrepostas, conseguindo um efeito de profundidade e perspectiva flutuante.

 

CARIOLATO
     No espaço de exposições da Casa da Cultura será realizado também este mês, com previsão de abertura para o próximo dia 17, uma Mostra Permanente do saudoso artista e pintor italiano Bonaventura Cariolato. Trata-se de um espaço reservado de apreciação e culto a obra desse personagem singular e destacado fotógrafo e pintor, nascido na Itália e que escolheu Franca como sua cidade adotiva, nela falecendo aos 95 anos, em 1989, deixando um rico acervo, através do qual será possível conhecer com mais detalhes sua trajetória de vida.
     O vice-prefeito, professor Éverton de Paula, desde meados do ano passado, com a transferência do ateliê de Cariolato para a Casa da Cultura, trabalha para oferecer esse espaço permanente nesse local. Junto das várias obras do artista, o público poderá contemplar esboços, fotos da família, imagens de paisagens diversas, plantas da Capelinha e do Mosteiro de Claraval, que tiveram as digitais de Cariolato, além de equipamentos que utilizava para os seus trabalhos, correspondências pessoais, prêmios e jornais de sua terra natal.

Prefeitura revitaliza Praça da Juventude no Jardim Redentor

 DSC 3322
     A Prefeitura continua com equipes e vigilância 24h na Praça da Juventude ‘Josaphat Guimarães França’, localizada no Jardim Redentor, na região Norte da cidade.
     Um trabalho conjunto da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) e da Secretaria de Meio Ambiente, está promovendo a revitalização do espaço. Inicialmente foi feita a limpeza geral no interior, reparos nos alambrados e agora está sendo concluída a pintura. Contando com vigilância 24h, a proposta da FEAC é reinstalar novamente tudo o que foi danificado e, em breve, programar as atividades com os professores, atendendo crianças e adolescentes pelo Programa 'Escolinha de Esportes'. 

FEAC abre inscrições para Oficina Cultural de março

 FOTOGRAFIA ENSAIOS
     A FEAC (Fundação para o Esporte e Cultura), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, disponibilizou a programação das 'Oficinas Culturais- Formação para o Interior', que serão desenvolvidas no período de 7 a 31 de março, abordando diversos assuntos e segmentos de relação cultural. 
     Abertas para todos os públicos, os interessados poderão se inscrever através do link linktr.ee/oficinasnointerior, selecionando a turma em que desejam participar, de acordo com o assunto de interesse. 
     Serão oficinas de “Documentário- O Início de um Processo” sobre os primeiros passos para os documentaristas iniciantes, desenvolvimento e produção do projeto; “Fotografia: Ensaios, Narrativas e Construções Visuais” abordando referências e processo de criação de séries fotográficas, usando-a como ferramenta de expressão social e artística; “Narração de Histórias para Educadores e Curiosos” visando capacitar educadores e curiosos a contarem histórias utilizando recursos variados, centrado no participante; “Escrita de Projetos: Organizando Ideias, Contextos e Narrativas Artísticas” destinada a artistas, estudantes e profissionais envolvidos na área cultural, com foco em produção de textos, comunicação, clareza e eficácia; “Palestra: Arte Urbana e Futebol” dialogando sobre ocupação artística urbana e sua relação com futebol em diferentes contextos; “Afrovisualismos 2.0” que busca, por meio de estudos da estética preta contemporânea e seus atravessamentos nas artes visuais, designer, moda, ilustração, cinema e outras plataformas. 
     Além de “Criação Poética: Muitos Outros Eus em Mim”, visando sensibilizar e instrumentalizar à leitura e criação poética; “Como Investigar uma Obra” levando como ponto inicial a arte educação como conhecimento e pesquisa; “Encontros Líricos com Carmen, de Georges Bizet” que visa tomar uma determinada ópera com tema, discorrendo sobre suas origens e detalhes de criação; “Patrocínio na Música- Um guia para artistas e produtores” para refletir sobre o papel e a centralidade do patrocínio no financiamento à cultura; “As dramaturgias dos cômicos de Repetição” analisando as composições e estruturas dramatúrgicas; “Oficina de Desenho a mão livre a partir de formas simples” com o artista visual Felipe Fejão aplicando técnicas simples de desenho; “Voz não se dá, se escuta” para desenvolver práticas que proporcionam escuta e acolhimento; “Contação de Histórias para bebês- Introdução” falando sobre a importância da leitura para bebês; “Palestra: Lygia Clark- da arte à terapia” apresentando o pensamento e a obra da autora e “Escrita de Projetos Culturais” abordando principais fundamentos para formação de projetos culturais, com descrição de objetivos e justificativa. 
     Estas atividades objetivam atender o público cultural e pessoas, que se interessam por este tipo de conhecimento, abordando diversos assuntos.

Prefeito visita Complexos de Esportes da Vila São Sebastião

 MATERIA
     O prefeito Alexandre Ferreira esteve na manhã desta sexta-feira, no Jardim Martins, onde recebeu da Caixa Econômica Federal, de forma oficial, a primeira etapa da conclusão das obras de revitalização programadas para àquela região da cidade. Resultado de um convênio firmado em anos anteriores pela Prefeitura com o Governo Federal, para a recuperação do Córrego do Engenho Queimado, que fica nos fundos da Vila São Sebastião,  Palermo City e Jardim Palmeiras, as obras envolveram além da canalização do córrego (etapa final já contratada para execução este ano), foram projetados diversos equipamentos de lazer e recreação.
     Junto com o prefeito, estiveram os dirigentes da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), que será responsável pela manutenção desses espaços, juntamente com os moradores da região que estão sendo convidados a colaborar. Durante sua permanência, o prefeito disse que os equipamentos, quadras, pistas de caminhada, iluminação pública, sanitários e demais opções de diversão são patrimônio dos próprios moradores e precisam ajudar na conservação.



Continuidade das obras
     A Secretaria de Infraestrutura está responsável pelo acompanhamento dos empreendimentos conveniados com a União para essa região da cidade, compreendendo o término da canalização do córrego, plantio de árvores, jardinagem das imediações e a implantação de novas aduelas na ponte que interliga os bairros Palmeiras e Palermo City, na Avenida Nelson Nogueira.

FEAC recebe prestação de contas da iluminação de Natal

 
DSC 1182     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) recebeu nesta sexta-feira, 28, o relatório de execução de trabalhos e documentação de prestação de contas, entregues pela ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), referente ao termo de execução do projeto de iluminação do “Natal da Esperança 2021”.
     Os documentos serão avaliados pela Comissão Especial de Análise de Prestação de Contas da FEAC e pela Controladoria Interna e Compliance da Prefeitura de Franca. 
     De acordo com o contrato, o prazo para análise dos documentos é de até 150 dias, após a entrega da documentação. Porém, por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, o prazo para análise dos documentos deverá ser reduzido para até 20 dias.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais