Feac

Artista plástico, morador de Franca fará exposição na Casa da Cultura

IMG 1245 
     O artista plástico Eduardo Carvalho, em parceria com a Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento", promove a partir do dia 9 de dezembro, a exposição “Cultura e suas Peculiaridades”, com obras autorais de desenhos realistas. O evento é totalmente gratuito, aberto para todos os públicos das 9h às 16h, exceto feriados. 
     Eduardo nasceu em 1.992, no interior de Minas Gerais e se mudou para Franca. ainda criança, em 2.012. Trabalhador rural, padeiro e montador de móveis, aprimorou suas habilidades artísticas em 2.016 e trabalhou com quadros de desenhos hiper-realistas sob encomendas. Concluiu seus estudos pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos), onde seu desenho foi selecionado para a capa do “X Livro de Poemas e Poesias”, com isso, foi homenageado no Teatro Municipal e realizou sua primeira exposição. 
     Desde então, aperfeiçoou o seu talento e habilidades, descobrindo o seu propósito de vida. Suas maiores exposições foram em Ribeirão Preto e na Casa da Lareira de Franca, atraindo um grande público. Em 2019, criou o curso de desenhos realistas e também recebeu premiação a nível nacional pela FUNARTE (Fundação Nacional das Artes). 
     O trabalho de Eduardo Carvalho tem apelo cultural e social, pela ancestralidade africana tão presente no cotidiano e, em suas obras, é exposta de forma exuberante na escolha da fotografia. 
     Os interessados em conferir a exposição, a partir do dia 9 de dezembro,  poderão comparecer a Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento", das 9h às 16h, na rua Oscar Brasilino Santos, 1531, centro. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (31) 3213-3084

Franca inicia comemorações dos 197 anos no próximo sábado

DSC 8680 
     A Prefeitura inicia neste sábado, 20, as comemorações marcando os 197 anos de emancipação política de Franca, com a realização de eventos até o próximo dia 28. 
     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), com o apoio das demais secretarias municipais, está à frente da organização e destaca que as primeiras ações mobilizarão alunos das escolinhas esportivas, com os festivais das modalidades de natação e handebol, no clube do antigo Amazonas e Ginásio Recão, do Tiro de Guerra.
     Mas o grande e maior atrativo está reservado para o dia 28, data em que a cidade completa 197 anos, com o corte de um bolo com cerca de 80 metros, no recinto do Parque Fernando Costa. Essa é uma promoção já tradicional e que conta com o apoio e colaboração do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Franca e região.
     Também em razão dos protocolos sanitários, a organização adotará nova metodologia para a distribuição do bolo, a partir das 10h e ao público, a orientação para acesso ao Parque Fernando Costa, é que será obrigatório o uso de máscara. Á noite, a partir das 20h, está programado o acionamento da decoração natalina na Praça Nossa Senhora da Conceição.
 

FEAC realiza Festivais de Natação e Handebol neste sábado

pexels jim de ramos 1263349 
     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) estará promovendo neste sábado, 20, dois Festivais das Escolinhas de Natação e Handebol, a partir da 8h, tendo como local a piscina do antigo clube Amazonas, na Estação e ginásio de esportes Recão, anexo ao Tiro de Guerra, na Cidade Nova. 
     O intuito desses eventos é reunir as crianças e adolescentes dos vários núcleos esportivos mantidos pela Prefeitura para exibições, sem caráter competitivo, promovendo uma socialização entre eles. Na piscina do antigo Clube Amazonas, as provas deverão ser realizadas das 8h30 até por volta do meio dia, com a estimativa de presença de 200 jovens, sob a orientação do professor Valmer de Souza.
     Já no ginásio de esportes ‘Recão’, na rua Distrito Federal, são esperados em torno de 150 meninos e meninas da iniciação em handebol. O professor Denílson Seixas é o responsável pela coordenação das atividades, que devem se desenvolver das 8h até por volta das 13h, envolvendo partidas entre os vários núcleos, como forma de avaliar o aproveitamento dos atletas.

Franca no Meeting Nacional Paralímpico de Atletismo e Natação

Carol Santiago Ale Cabral CPB
                                                                                                                                                 Foto: Carol Santiago (Ale Cabral-CPB) 
 
     Apoiados pela Prefeitura, por meio da Fundação para o Esporte, Arte e Cultura (FEAC), Franca está presente em São Paulo, com 4 atletas participando em duas modalidades no Meeting Nacional de Atletismo e Natação Paralímpico, etapa estadual. As provas que começaram nesta quinta-feira e terminam neste dia 19, estão acontecendo no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, reunindo os atletas ACD (Atletas com Deficiência), com os melhores índices de todo o Estado de São Paulo.
     A equipe de Atletismo está representada pelos atletas Clóvis e Flávia, participando das provas de arremesso de peso, com a finalidade de reclassificarem para as etapas seguintes, dia 27, em Sertãozinho. Já nas provas de natação, os representantes serão Expedito e Glória, que também competem no sentido de garantirem índices de classificação para a fase seguinte, no mesmo dia 27, deste mês, só que na cidade de Araraquara.
     As categorias em que participam é definida, de acordo com o grau e o tipo de deficiência apresentados pelo atleta. O evento é patrocinado pela Federação Paulista de Atletismo e de Natação ACD.

FEAC prossegue com o cadastramento do Projeto "Franca Feito à Mão"

Franca Feito a mao Prancheta 1
     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) prossegue recebendo até o próximo dia 25, deste mês, as inscrições de pessoas interessadas em participar do Processo Seletivo para o cadastramento e concessão de licença de funcionamento para o “Projeto Franca Feito à Mão". 
     Poderão pleitear uma vaga no projeto, pessoas que tenham mais de 18 anos, residentes na cidade, para as categorias de artesanato, culinária, artes visuais e costura criativa. Cada interessado poderá fazer a inscrição para apenas uma categoria.
     O atendimento para o cadastramento está sendo prestado de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16h, onde os interessados deverão apresentar cópias simples do RG, CPF, comprovante de residência (água, luz, telefone, internet, carnê de IPTU), uma foto 3x4 recente de todos os inscritos para a confecção da credencial, fotos dos produtos que serão comercializados e um produto pronto produzido pelo interessado. Caso o item inscrito seja perecível (menos de 30 dias) no caso da culinária, o candidato deverá assinalar o item “perecível” em sua inscrição. Neste caso, a Comissão de Seleção e Avaliação agendará um dia para que o candidato produza o item, que fará parte de seu cardápio, para análise.
     Serão disponibilizadas, ao todo, 30 vagas, sendo que 14 delas serão destinadas, preferencialmente, aos artistas e artesãos que atenderam à convocação para a regularização cadastral feita pela FEAC, em edital publicado no dia 27 de setembro. Porém, eles terão que participar de todo o processo seletivo, com apresentação da documentação solicitada, atendendo aos requisitos determinados, sob pena de não receberem a renovação das licenças de funcionamento. As demais 16 vagas serão destinadas aos candidatos habilitados e classificados no processo seletivo, obedecendo a ordem de classificação. 
     A Comissão de Seleção e de Avaliação será composta por até cinco membros,  que irão analisar a documentação, os trabalhos inscritos por fotos, apresentação e análise da peça produzida pelo candidato, de acordo com os critérios de avaliação do regulamento.
     Os classificados que serão contemplados com o Projeto "Franca Feito à Mão", serão conhecidos através de publicação no Diário Oficial do município e no site da FEAC. Será publicada também uma lista contendo os suplentes, por ordem de classificação, que irão substituir, caso haja desistência, irregularidades ou outros itens avaliados pela Comissão Organizadora.
     O Projeto "Franca Feito à Mão", que objetiva divulgar o artesanato, a arte, a culinária, a costura criativa e suas técnicas (originalidade, regionalidade e valorizar o fator de desenvolvimento humano), expressões artísticas, preservação da tradição cultural, geração de renda ao artesão e artista francano, contará com a gestão da FEAC, atendendo ao decreto municipal nº 11.330, de 27 de setembro deste ano, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Fussol). Deverá ser realizado aos sábados, no horário das 9 às 15h, na Praça Carlos Pacheco, em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento".        Em feriados ou datas comemorativas, os dias e horários poderão ser alterados, com prévia autorização pelo gestor do projeto.
     A resolução e o edital do processo seletivo estão disponíveis para consulta no site da FEAC, através do link: http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos/1412-edital-de-chamamento-publico-para-projeto-franca-feita-a-mao ou pelo link do Diário Oficial, https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1908-10112021.pdf
 
 
Como funciona
     Cada contemplado terá direito ao uso de um espaço na Praça Carlos Pacheco, no centro, conforme os locais preestabelecidos para montagem das barracas. Após a definição dos espaços, não será permitida nenhuma alteração por parte dos expositores.
     Os locais para a instalação das barracas serão sorteados em audiência pública com todos os participantes presentes ou seus representantes.
     A vaga no “Projeto Franca Feito à Mão” entrará em vigor a partir da concessão da licença de funcionamento, podendo ser revogada a qualquer momento, a critério do gestor do projeto.
     O selecionado deverá indicar até três pessoas, que serão cadastradas e o substituirão, individualmente, quando da necessidade de sua ausência. Este item é obrigatório para obtenção da vaga.
     O espaço deverá sempre estar em funcionamento nas datas de realização da feira e, caso o expositor não possa comparecer, deverá providenciar um dos indicados para substituição. Caso haja total ausência do expositor por cinco vezes, com justificativas (atestado médico, licença maternidade/paternidade e atestado de óbito de familiares), o expositor será automaticamente desligado do projeto.
     Todos os contemplados deverão assinar um termo de empréstimo pelo uso das barracas, se comprometendo pela retirada, conservação e entrega da mesma. 
 
Serviço:
Processo Seletivo para Cadastramento e Licença de Artesãos para o Projeto "Franca Feito à Mão
Inscrições:  Até o dia 25/11/2021 - Segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. 
Local: Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Praça Carlos Pacheco - Centro. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais