Os contribuintes municipais, que estiverem com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano em atraso, têm até a próxima segunda-feira, 30, para fazerem o pagamento do tributo, evitando os acréscimos decorrentes da atualização de valores. Desta forma, poderão aproveitar o último dia de atendimento presencial das agências bancárias para a realização de operações como pagamentos, transferências e outros procedimentos que dependem de compensação. No dia 31, não haverá expediente público.
A Secretaria de Finanças orienta que a segunda via do IPTU 2024 pode ser emitida através do site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-iptu/" data-linkindex="0" style="border: 0px; font: inherit; margin: 0px; padding: 0px; vertical-align: baseline; color: rgb(5, 99, 193) !important;">https://www.franca.sp.gov.br/pmf-iptu/, onde a pessoa deve informar o número do Controle de Cadastro ou Cadastro do Imóvel, presentes em boletos do imposto ou na Central de Atendimento, que funcionará na segunda-feira, das 8h30 às 16 horas.
De acordo com a secretaria, cerca de 259 mil contribuintes estão inadimplentes, ou seja, com os impostos deste ano em atraso parcial ou total. Ao continuar com estas pendências, o débito será inscrito em Dívida Ativa e estará sujeito a ser protestado e ajuizado, o que vai acrescentar custos adicionais.
Imposto em dia é cidadania
Manter os impostos e demais obrigações em dia representa cidadania, e no caso do IPTU, os recursos recebidos geram serviços, permitindo que a administração pública invista em obras, melhorias nas escolas, na saúde, segurança e tudo mais. Pelos números de inadimplentes, a Prefeitura teria a receber em torno de R$ 30 milhões apenas de IPTU, o que daria para construir diversas obras, como creches, escolas, UBSs e serviços de infraestrutura.