O prefeito Alexandre Ferreira apresentou na manhã desta segunda-feira, 28, durante cerimônia realizada no gabinete, o projeto de Revitalização do prédio da Antiga Mogiana, localizado entre a avenida Integração e a rua Frei Germano, no Bairro Estação.
Durante o evento, que contou com a presença de vereadores, secretários municipais e comerciantes da região, o prefeito detalhou como será desenvolvido o projeto, cuja processo licitatório será aberto nos próximos dias. Além disso, Alexandre Ferreira informou também que três praças receberão adequações, com sanitários públicos, iluminação e obras de acessibilidade, como a Sabino Loureiro, na Estação, Dom Pedro e Nove de Julho, na região central. O investimento total será de R$ 3.832.968,52, sendo que, a maior parte do montante será destinada para o prédio da Antiga Mogiana, no valor de R$ 3 milhões.
Em seu pronunciamento, Ferreira destacou a importância do prédio, que está parado há cerca de 20 anos e explicou que em 2.021, foram feitas várias reuniões com comerciantes e moradores do local, que sugeriram a implantação de um centro comercial neste setor. O projeto, que vai atender a solicitação dos munícipes, vai contemplar a instalação de 20 boxes para a área de alimentação, com abertura para um mercado de hortifruti, uma cafeteria temática, um palco para apresentações, biblioteca, o Espaço Cultural Salles Dounner e um boulevard para a ligação do prédio a Praça Sabino Loureiro.
Segundo o prefeito, a licitação para a revitalização do prédio será aberta nos próximos dias, com previsão de ser concluída em 60 dias e prazo para a execução da obra de 12 meses. O chamamento público para a exploração da área comercial será publicado durante o andamento dos serviços, onde qualquer pessoa poderá se habilitar para participar. "Fico muito feliz em anunciar este projeto, atendendo o que a comunidade deseja, espera de mim e que temos condições de investir. Vale destacar, principalmente, a preservação do histórico-cultural que o prédio traz e a nova destinação que daremos ao local", reforçou o prefeito.
Sobre as pessoas em situação de rua, que estão ocupando o espaço, o chefe do Executivo explicou que todas as políticas públicas para o atendimento a essas pessoas foram e estão sendo desenvolvidas, nas áreas de saúde, assistência, educação e até desenvolvimento, com o encaminhamento para o mercado de trabalho. De acordo com ele, na Estação, será feito um trabalho semelhante ao realizado na Vila Gosuen para a construção do CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer), com a saída natural dos moradores de rua para a revitalização da área. "Só não deixa essa situação de rua, quem não quer. Vamos discutir com o Ministério Público e com a Defensoria, a mudança do TAC, que não permite a retirada das barracas e pertences dessas pessoas, atualmente. Vamos estendendo esse trabalho para toda a cidade. Estamos trabalhando dia-a-dia para resolver os problemas da cidade", disse Ferreira.
Edenilson Fernandes, diretor de uma oficina para reparação de veículos, instalado na Estação há 25 anos, falou que o projeto apresentado pelo prefeito é muito positivo, porque a Estação está precisando de uma revitalização. "Nós estamos sofrendo muito com moradores de rua, índice grande de roubos na região e eu acredito que essa proposta vai trazer mais segurança, sem contar os benefícios que a construção de um espaço de lazer vai trazer. Com essa revitalização, a gente vai ter um 'up' bem grande naquela região", comentou.
O gerente de uma ótica há 25 anos no bairro, Gabriel Moreira de Castro, afirmou que é um projeto bem estruturado, que vai gerar bons frutos, movimento, renda e isso é bem importante para que as empresas possam evoluir. "O prefeito foi muito feliz em fazer o projeto e, nós estamos com esperança de que vai dar certo", disse.
Nilza Facirolli, proprietária de uma lotérica na Estação há 44 anos, acredita que a revitalização será um grande passo para melhorar aquela região da cidade. Segundo ela, o ponto fundamental será a retirada das pessoas em situação de rua do local.
O comerciante do ramo de sorvetes há 37 anos, na Estação, José Baltazar Taveira, comentou que a revitalização do bairro é um grande anseio dos moradores há décadas. "Para nós é uma alegria muito grande essa proposta da Prefeitura, que vai alavancar o comércio não só da Estação, mas da cidade inteira, com uma movimentação grande de visitantes, inclusive da região. Meu anseio é grande para esse projeto ficar pronto para que possamos comemorar uma praça bonita e um comércio forte na Estação", comemorou.