Vice-prefeito visita locomotiva de Franca cedida à Cia. Mogiana em Campinas

WhatsApp Image 2021 11 08 at 11.47.05
     Para compor a revitalização e reforma do prédio da antiga Mogiana, no bairro da Estação, o prefeito Alexandre Ferreira solicitou que o vice-prefeito, Everton de Paula, visitasse a Estação Carlos Gomes, em Campinas, para verificar as condições da locomotiva nº 405, que operou em Franca e região até meados de 1.970.
     Durante a visita, ocorrida na última quinta-feira, o vice-prefeito constatou as condições da locomotiva no galpão da estação e seu estado de conservação. Ele ainda se reuniu com diretores da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Denis Esteves e Maurício Poli, para verificar as tratativas para a devolução desse patrimônio histórico para a cidade de origem.
     De acordo com Everton de Paula, a visita foi produtiva. “Pudemos ver de perto a situação da locomotiva, importante objeto que retrata um pouco da história de Franca, ter ciência dos trâmites necessários e quais alternativas temos para compor a requalificação do prédio da Mogiana, que é um importante projeto do prefeito Alexandre Ferreira para a economia, desenvolvimento, comércio e turismo de nosso município, com licitação prevista para o final deste ano, conforme Alexandre já anunciou”, disse o vice-prefeito.
     A locomotiva nº 405, a vapor, de origem inglesa, marca Beyer Peacok, foi concedida à ABPF, em dezembro de 1.991. para restauração e consequente utilização em seu ramal originário, priorizando Franca como ponto de partida, para fins turísticos e culturais. Pela lei, de nº 4023/91, a outorga concessiva expirou em 2.016.