A Prefeitura de Franca segue trabalhando na Região Oeste da cidade, nas obras de infraestrutura do Córrego Engenho Queimado, que está sendo canalizado e recebendo os equipamentos de lazer e recreação. Uma dessas novidades é a pista de caminhada, que margeia uma Área de Preservação Permanente (APP), protegida com alambrados, parcialmente concluída, perfazendo mais de 950 metros de extensão e 1,5 metros de largura.
Para os moradores dos Jardins Martins, Palmeiras, Parque Continental, Residencial Palermo City e adjacências, está sendo uma opção para as caminhadas matinais ou nos finais de tarde. Um dos trechos recebeu pintura na cor azul, contrastando ao fundo com o verde da vegetação.
Nicola Rossano Costa, secretário de Infraestrutura, observa que o trabalho na região continua sem parar, envolvendo a aplicação de um recurso conveniado com o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, que a Prefeitura conseguiu resgatar com o prefeito Alexandre Ferreira, no início do ano passado.
O montante investido no complexo de serviços, em andamento, é da ordem de R$ 6,1 milhões, com uma contrapartida da Prefeitura, de quase R$ 600 mil. Um dos objetivos desse projeto é prevenir as inundações, valorizando a região, propiciando melhor qualidade de vida aos moradores.
A pista, em fase de conclusão, está integrada ao projeto ‘Calçada Segura’, onde a Prefeitura busca melhorar as condições de acessibilidade e deslocamento das pessoas, especialmente, as que possuem algum tipo de limitação física.
A conclusão destas obras será com a construção de uma nova ponte, com a utilização de um conjunto de aduelas já adquiridas e no local, interligando os Jardins Palmeiras e Pulicano. Com essas benfeitorias, a Prefeitura vai ampliar a capacidade de vazão do córrego, reduzindo os riscos de transbordamentos com as fortes chuvas.