
A Creche-Escola do Jardim Piratininga, que integra um conjunto de quatro unidades projetadas pela Prefeitura, está em fase de acabamento, contando com 11 salas e capacidade de atender mais de 200 crianças entre 4 meses e 5 anos. Entre as outras três, uma já foi concluída e está em funcionamento no Residencial Nossa Senhora das Graças (Pacaembu), atendendo mais de 160 crianças na Região Norte; outra no Residencial Copacabana, Região Oeste, também está em fase final e no Residencial Zanetti, no Setor Sul, está sendo feita uma unidade.
Construídas com recursos próprios do município, as creches têm concepções modernas, atendendo todas as normas de acessibilidade e seguem o padrão FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), tipo I. Será mais uma opção a curto prazo para a Secretaria de Educação com a oferta de mais vagas para as famílias.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, os trabalhos estão concentrados na fase de acabamento interno, compreendendo a pintura, revestimentos cerâmicos, a instalação de forro mineral e de gesso. Na parte externa, será iniciada nos próximos dias a construção de rampas de acessibilidade, além do estacionamento. Também foram iniciados os serviços de aplicação de selador interna e externamente, que antecede a pintura
Zanetti e Copacabana
Na Região Sul, o Residencial Zanetti também está recebendo uma nova creche, que está na fase da execução des forros de gesso e mineral, assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos, pintura interna, montagem do cabeamento elétrico e de dados. Do lado externo está sendo iniciada a construção da calçada, pintura e a finalização do sistema de incêndio.
Na Região Oeste, no Residencial Copacabana, a creche-escola também está com as obras em fase final, com os acabamentos internos e externos e pintura.
Outros investimentos
Além das quatro creches-escolas em construção, a cidade também conta com obras de duas novas escolas. A primeira delas, localizada na Vila São Sebastião, é a antiga Escola Nadeide Scarabucci, projetada para atender em período integral os estudantes da Região Oeste.
A segunda escola está no Residencial Adelinha, toda coberta, com as instalações hidráulica e elétrica prontas, recebendo a pintura final e outros serviços de acabamento final.
Na Região Sul, no Jardim Santa Bárbara, a Prefeitura finalizou a ampliação de uma creche já existente. Com a construção de novas salas e dependências, a obra permitiu ampliar o número de vagas, atendendo à demanda crescente da região. O projeto fez parte de um conjunto de 14 unidades escolares, que receberam melhorias nos últimos anos, expandindo a capacidade de atendimento da rede municipal de ensino.