Franca sediará no dia 24 de janeiro de 2025, uma das etapas da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), como forma de incentivar a participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.
A conferência acontecerá na Unidade 2 do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), localizada na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Caluz, a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente é uma oportunidade para que toda a comunidade participe da construção de um futuro mais verde. “Acreditamos que a participação popular é fundamental para encontrar soluções inovadoras e eficazes para os desafios climáticos que enfrentamos”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, os municípios que participam das conferências têm a oportunidade de influenciar políticas estaduais e nacionais de meio ambiente. Assim, as soluções desenvolvidas por cada município terão o potencial de impactar políticas, com a criação e envio de dez propostas (duas por eixo temático, sendo eles: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental).
No evento, serão eleitos os participantes da delegação que representará o município na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
Critérios
Pode participar qualquer brasileiro(a) maior de 16 anos.
As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.
Mais informações sobre o evento, como programação e formulário de inscrições, serão divulgadas em breve na página da Secretaria de Meio Ambiente no site da Prefeitura, através do link www.franca.sp.gov.br.