Os cuidados com a limpeza urbana são essenciais para manter a cidade limpa e ganha caráter preventivo, nesse período de forte estiagem, em que o volume de folhagens nas vias públicas é enorme. A Secretaria de Meio Ambiente está com equipes distribuídas e presentes em todas as regiões da cidade, buscando manter os locais livres de materiais destinados indevidamente, realizando podas dos jardins e das árvores.
Os serviços de podas e raspagem nesta terça-feira, foram concentrados nos bairros City Petrópolis, Jardins Paulistano (Parque Lupércio Taveira), Dermínio, bairros São Joaquim e Santa Helena, no Jardim Aeroporto 2 (Avenida Gabriela Martins Pirajá), em toda sua extensão, além de trechos da Avenida Ismael Alonso y Alonso. Entre a Vila Marta e o Parque Universitário, um outro grupo de trabalhadores, munidos com roçadeiras costais realizava a poda nos canteiros e laterais, com o imediato recolhimento dos resíduos gerados.
A manutenção desses espaços públicos limpos é fundamental, pois previne problemas em obstruções nos sistemas de galerias, no período chuvoso. Na Vila São Sebastião, os trabalhos também continuavam a partir da Avenida Nestor Nogueira, na saída para Ribeirão Corrente e nas áreas públicas situadas nas duas margens, nos Jardins Martins e Palmeiras.
Podas na Presidente Vargas
Quem circulou pela manhã e parte da tarde pela Avenida Presidente Vargas, pode ver na altura dos semáforos com a rua Major Mendonça, com um caminhão Munck e trecho parcialmente isolado com cones, onde homens da Prefeitura realizavam o levantamento de copas nas árvores de maior porte. A intervenção foi feita, após prévia avaliação dos técnicos responsáveis da área ambiental.
A exemplo do que tem sido de praxe em outras intervenções de podas de árvores, os resíduos gerados são recolhidos na sequência e levados para local apropriado.
Uma observação importante da Secretaria do Meio Ambiente, é que essas madeiras de melhor qualidade, passíveis de aproveitamento, são separadas no pátio da secretaria e utilizadas na confecção de suportes, placas e outros materiais de uso diário nos serviços, que a Prefeitura realiza pela cidade.