Prefeitura retira moradores em situação de rua e instala estrutura metálica no Prédio da Mogiana

DSC 7367
     A Prefeitura voltou a realizar uma limpeza geral nos arredores do prédio da antiga Mogiana, na Estação, com a retirada dos moradores em situação de rua, que estavam se abrigando no local, promovendo o isolamento da área, com a instalação de uma estrutura metálica.
     As ações foram previamente organizadas e tiveram início durante a semana anterior, com o Serviço de Abordagem Social e nesta segunda-feira, todas as pessoas foram inseridas e encaminhadas para os serviços de acolhimento, como Abrigo Provisório, Moradia Primeiro e Espaço Dignidade.
     Nas primeiras horas desta segunda-feira, equipes da Secretaria de Meio Ambiente efetuaram a limpeza do local, com a retirada dos pertences das pessoas, providenciando a identificação de cada material, que foi embalado e encaminhado para o Espaço Dignidade.
      Vários caminhões de entulhos foram retirados, com a limpeza das canaletas para escoamento das águas de chuva, que estavam todas obstruídas. Com jatos de água e produtos químicos foi realizada uma higienização completa.
     Na sequência, equipes da Secretaria de Infraestrutura iniciaram a instalação de estruturas metálicas para o isolamento de toda a área. Toda a ação foi acompanhada pela Guarda Civil Municipal.
     A Prefeitura preparou uma campanha orientativa à população, com placas nos semáforos, banners a serem fixados nos estabelecimentos comerciais e a distribuição de folderes com o tema "AJUDE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: NÃO DÊ DINHEIRO".

Processo de revitalização em curso
     O prefeito Alexandre Ferreira esteve acompanhando os trabalhos no local e disse que o objetivo da ação é oferecer oportunidades de acolhimento para as pessoas em situação de rua, através dos serviços oferecidos pela Prefeitura, proporcionando mais dignidade e chances para que eles possam 'mudar de vida'.
     Ferreira também ressaltou que um novo processo licitatório está em andamento para a revitalização do prédio, com investimentos superiores a R$ 3,3 milhões, onde as empresas interessadas em participar têm prazo até o dia 31, deste mês, para apresentação das propostas.
    Essa é a terceira tentativa que a Prefeitura faz para revitalizar o local. O projeto inicial teve a atualização dos seus valores, passando de R$ 3.101.004,26 para R$ 3.343.312,05. O projeto contemplará a construção de um mercado popular, centro cultural e um espaço gastronômico temático, preservando o caráter histórico desta região, além de um boulevard para a ligação do prédio a Praça Sabino Loureiro, com previsão de conclusão das obras em 12 meses.